Última atualização em 12 de fevereiro de 2021 por Maria Alice Medeiros
Sim, está aberta a temporada referente aos balanços trimestrais das varejistas! A primeira a divulgar seus resultados foi a Renner, que parece ter sofrido com os fortes baques dos fechamentos das lojas físicas…
Depois de apresentar um prejuízo líquido de R$ 82,9 milhões no 3º trimestre, a Renner viu uma queda significativa em seus lucros no decorrer do 4º trimestre – como vamos mostrar em mais detalhes adiante.
Contudo, há um ponto chama a atenção nos resultados obtidos pela varejista nos últimos 3 meses de 2020: o crescimento das vendas online…
Ao longo deste artigo, vamos apresentar os números do balanço trimestral da Renner, e explicar um pouco sobre os planos da companhia para 2021. Veja!
Lojas Renner Tem Queda de 31% nos Lucros
A varejista de moda Renner acaba de informar, em seu balanço referente ao 4º trimestre de 2020, uma diminuição significativa em seus lucros…
Na prática, a queda de 31% resultou em um total de lucros de R$ 354 milhões – em comparação ao mesmo período de 2019.
Já a receita líquida da Renner teve uma alta de 1,6%, chegando a quantia de R$ 2,92 bilhões, com base na expansão de suas lojas físicas…
Contudo, analisando o desempenho de sua base de lojas, houve uma queda de 0,8% frente a alta de 6,2% registrada no ano anterior. Essa diminuição certamente tem a ver com as restrições impostas no decorrer da pandemia.
Mas não só isso…
A margem Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi 26,5% menor do que a registrada em 2019, para R$ 557,1 milhões.
Além disso, a margem bruta caiu 4,1 pontos percentuais, chegando a 54,2%. E a despesa operacional da Renner cresceu 12,5%, chegando a R$ 868,2 milhões…
Mas o cenário parece ter ficado um pouco mais positivo graças ao crescimento consistente das vendas feitas no âmbito digital…
Site Renner Cresce
Ainda de acordo com os resultados trimestrais da Renner, as vendas feitas pelos canais digitais tiveram um aumento bem expressivo…
Isto é: as vendas digitais apresentaram uma alta de 123,2% em relação ao ano anterior, passando a representar 12,3% das vendas totais da varejista.
Além disso, a companhia informou os seguintes números sobre o site Renner:
- 30 mil pedidos faturados desde o início do ano;
- Caixas de autoatendimento com participação de 12% nas vendas;
- Pague Digital disponível em todas as lojas, com mais de 200 mil operações feitas;
- Venda por Whatsapp disponível em mais de 80 lojas, com 150 mil clientes atendidos;
- E outros.
Alvaro Azevedo, vice-presidente de finanças e de relações com investidores da Renner, afirmou que mesmo em meio às restrições da pandemia, a empresa conseguiu ter uma evolução em suas estratégias omnichannel:
“Vamos ter um plano de investimentos mais agressivo em 2021 para ampliar essa integração omnichannel”, ressaltou.
E é verdade mesmo…
A Renner já traçou planos para crescer no mercado ao longo deste ano…
O Planos da Renner Para 2021
Para aliviar de alguma forma os efeitos da queda das compras feitas nas lojas físicas, a Renner precisou diminuir pela metade os seus investimentos ao longo do trimestre…
Assim, a companhia investiu cerca de R$ 124,7 milhões.
Ao todo de 2020, 7 lojas Renner foram inauguradas e 2 tiveram suas atividades encerradas.
Mas para 2021 há planos para fortes investimentos no radar da varejista…
De acordo com o documento referente aos resultados do 4° trimestre, a varejista de moda pretende investir R$ 1,1 bilhão na construção de um ecossistema de moda e lifestyle, além de planos para digitalização, inovação e sustentabilidade da companhia…
Além disso, a Renner também pretende abrir de 20 a 30 lojas físicas da Renner. E também de 5 a 10 lojas da Camicado, empresa de itens para casa e decoração, também 5 a 10 para a Youcom, marca de roupas, e 5 Ashua, empresa de roupas plus-size.
E mais do que isso…
A companhia está construindo um novo centro de distribuição em Cabreúva, em São Paulo, com previsão de entrega para 2022.
Sendo assim, é inegável que os baques da pandemia acertaram em cheio a Renner, levando a companhia a ter uma forte queda em seus lucros ao longo do 4º trimestre…
Mas parece que de alguma forma isso serviu para dar ainda mais fôlego para a varejista fazer novos investimentos…
Por isso, apesar de a pandemia ainda não ter acabado, é possível esperar resultados animadores para a varejista nos próximos meses. Principalmente se ela investir no online, como a maioria das gigantes do setor estão fazendo neste momento.
Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.