Última atualização em 15 de outubro de 2021 por
O Assaí Atacadista anunciou o acordo de compra de 71 lojas Extra Hiper do Grupo Pão de Açúcar. Essa é uma medida que impulsiona o aumento das lojas do Assaí, que pretende ultrapassar a meta de 300 unidades em 2023.
O acordo de compra inclui as lojas Extra Hiper em imóveis próprios e locados de terceiros. Há também a possibilidade do Assaí adquirir determinados equipamentos das lojas. Veja os detalhes da aquisição nos próximos tópicos…
Bandeira do Extra Hiper Será Descontinuada Pelo GPA
De acordo com o fato relevante publicado pelo Assaí nesta sexta-feira (15), a aquisição custou R$ 5,2 bilhões. Segundo o GPA, R$ 1,2 bilhões são referentes ao valor dos imóveis e R$ 4 bilhões correspondem às lojas, que serão pagos ao GPA de forma parcelada entre o período de dezembro de 2021 e janeiro de 2024.
Em paralelo a isso, o GPA vendeu 17 imóveis próprios pelo valor de R$ 1,2 bilhão ao Assaí, que fechou acordo com um fundo imobiliário para a locação dos espaços adquiridos por 20 anos.
Na prática, a bandeira de hipermercados do Extra será extinta e as unidades que não estão envolvidas no acordo serão transformadas em outros formatos de supermercados como Pão de Açúcar e Mercado Extra.
Vale destacar ainda que as 71 lojas Extra Hiper que serão convertidas em Assaí Atacadista estão presentes em 16 estados do Brasil e cerca de 50% das unidades estão localizadas no estado de São Paulo…
Ou seja, serão mais de 420 mil m² de área de vendas adicionados ao atacadista, tamanho esse que representa mais de 40,8% da área atual, calculada em setembro deste ano.
No entanto, a mudança da bandeira das lojas vai acontecer de forma gradual. Segundo o comunicado, o plano do Assaí é realizar a conversão de, em média, 40 lojas em 2022 e mais 30 em 2023.
O Assaí também informou à imprensa que o modelo de expansão orgânica e as conversões de lojas são recorrentes nas suas operações de negócio. Em números, mais de 150 lojas foram abertas nos últimos 10 anos e 25 conversões foram feitas desde 2016.
Nesse sentido, o atacadista tem alcançado resultados significativos, tendo em vista as recentes conversões. Ainda de acordo com o comunicado, o faturamento da venda bruta por safra de conversão das lojas convertidas é 3 vezes superior ao acumulado do total pré-conversão.
Até o momento, a receita bruta das lojas é de R$ 8,71 bi. O atacadista estipula alcançar a meta de R$ 25,0 bi com base na conversão anterior de lojas feita pela companhia. Assim, a empresa estabelece o objetivo de faturar R$ 100 bilhões em 2024.
Diante desse cenário, o Assaí tem o propósito de assumir o posto de liderança do setor atacadista no Brasil, também conhecido como Cash & Carry. Assim, é notável que a transação beneficia ambas as partes justamente pelos objetivos divergentes de cada companhia…
Pão de Açúcar Segue Investindo nas Operações de Ecommerce
O Grupo Pão de Açúcar também publicou um fato relevante nesta sexta-feira (15) sobre a venda das lojas Extra Hiper. Segundo o comunicado, o foco da varejista está em acelerar o plano de expansão com ênfase em:
- Bandeiras de maior rentabilidade e performance: como Premium Pão de Açúcar, Minuto e Mercado Extra;
- Liderança do Ecommerce alimentar com foco na experiência omnichannel a consumidores e sellers;
- Melhoria da margem EBITDA & LL.
De acordo com Jorge Faiçal, presidente do GPA, o acordo de compra com o Assaí pode impulsionar o crescimento da varejista:
“A transação representa uma oportunidade única de intensificar o foco e a aceleração da expansão dos negócios de maior rentabilidade da companhia por meio dos segmentos premium e de proximidade, com as bandeiras Pão de Açúcar, Minuto e Mercado Extra, além de reforçar a posição de liderança do GPA no varejo e e-commerce alimentar no País“, afirma o executivo.
É válido ressaltar que no balanço do 2º trimestre, o GPA teve uma queda de 95,9% no lucro líquido e, ao mesmo tempo, bateu recorde de vendas online. Nesse contexto, o Pão de Açúcar toma uma decisão estratégica em continuar os investimentos nas operações de Ecommerce…
Inclusive, em setembro deste ano, a varejista anunciou a plataforma fulfillment de logística com recursos inéditos aos vendedores parceiros do marketplace. Assim, o Grupo Pão de Açúcar abandona o setor de hipermercado em um momento em que aparenta ser mais oportuno apostar nas vendas online e em ser líder no Ecommerce alimentar.