Arezzo compra Grupo Reserva. Saiba mais!

Última atualização em 23 de outubro de 2020 por Maria Alice Medeiros

A necessidade de aumentar a atuação e abrangência é algo vital para a maioria das companhias no setor de varejo. E como elas fazem isso? Comprando outras empresas! Foi exatamente isso que a Arezzo fez, comprou a Reserva, uma das mais famosas marcas de roupas do Rio de Janeiro. 

E acredite: nenhuma aquisição é à toa… Aliás, nenhum movimento desse tipo no mercado acontece sem uma boa motivação. 

No caso da Arezzo, o foco é expandir sua participação no varejo, claro. Apesar de já ser uma grande companhia, quando o assunto é participação no mercado, o objetivo é sempre crescer mais

Ao longo deste artigo, vou apresentar os detalhes sobre a operação e mostrar os motivos e possíveis efeitos da compra da Reserva pela Arezzo. Veja. 

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(Foto: Arezzo)

Arezzo Adquire Reserva em Transação Milionária

A Arezzo&Co, detentora de marcas, como a Arezzo, Schutz, Alexandre Birman, Anacapri, Alme e Fiever, informou na manhã desta sexta-feira (23) a aquisição do Grupo Reserva, empresa de moda do Rio de Janeiro.

O acordo foi aprovado pelo Conselho de Administração do Grupo e definiu, entre os principais termos, que o valor de mercado da Reserva é de R$ 715 milhões

Desse total, R$ 225 milhões foram pagos pela Arezzo em dinheiro e o restante em ações.

Assim, a companhia de calçados e bolsas passa a ser a detentora de todas as ações de emissão das empresas que também fazem parte do Grupo Reserva: Tiferet Comércio de Roupas Ltda. e Vamoquevamo Empreendimentos e Participações S.A…

E os acionistas da empresa de moda carioca terão uma participação na sociedade de cerca de 8,7% Arezzo&Co…

Mas não só isso…

Rony Meisler, sócio fundador da Reserva, e ernando Sigal, Jayme Nigri e José Alberto da Silva, executivos e sócios minoritários, permanecerão como administradores do Grupo Reserva.

Lembrando apenas que, nos termos desse acordo de associação, a conclusão da transação fica condicionada à verificação de condições suspensivas, o que inclui a aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), por exemplo.

Sendo assim, como toda operação desse tipo, o foco principal da aquisição por parte da Arezzo é o básico: expandir e diversificar sua atuação no varejo de moda…

Por que a Arezzo comprou a Reserva?

Em comunicado à imprensa, a Arezzo destacou que a compra da Reserva tem por objetivo complementar seus ações no mercado:

“A operação insere-se na estratégia da companhia de complementar seus negócios no setor de moda e varejo, ampliar sua oferta de produtos e expandir seu portfólio de marcas buscando consolidar-se como uma house of brands”, ressaltou. 

E isso inclui diretamente ao portfólio da Arezzo&Co as marcas Reserva, Reserva Mini, Oficina Reserva, Reserva Go, INK e EVA…

Isto é, todas as marcas que fazem parte do Grupo Reserva. 

A ideia é ampliar a atuação da Arezzo nos setores de moda masculina, feminina e infantil. E isso provavelmente resultará em uma expansão de 3,5 vezes seu mercado.

Diante disso, a compra surpreendeu e, ao mesmo tempo, já teve seus efeitos no mercado para a companhia…

Efeitos da Compra nas Ações Arezzo

A aquisição da Reserva por parte da Arezzo já refletiu diretamente nas ações da companhia…

Por volta das 10h45, os papéis da Arezzo&Co subiam 10%, em torno de R$ 58. Mas, no decorrer do dia, as ações Arezzo subiram até 12%. 

Além disso, a companhia chegou a ser avaliada ontem na B3 no montante de R$ 4,8 bilhões.

Ou seja, a aquisição da Reserva, até o momento, foi bem recebida pelo mercado e já está dando bons resultados para a Arezzo&Co. 

E todo esse movimento, obviamente, deixa bem claro a forma como a Arezzo atua no mercado, o que inclui as tendências em que a companhia está de olho…

Arezzo e Reserva Alinhadas no Resale

A verdade é que a Arezzo é uma empresa atenta aos movimentos do segmento de varejo de moda…

Recentemente, isso ficou claro sua iniciativa em apostar no Resale (revenda de produtos que já foram usados), tendência do setor que vem atingindo fortemente o mercado de moda mundial. 

Com isso, o Grupo Arezzo&Co lançou uma plataforma online que reúne, além das sete marcas próprias, diversas outras grifes brasileiras.

Alexandre Birmam, CEO do grupo, afirma que “Vai ser o melhor site de compra de moda do Brasil, com a melhor curadoria”. 

Inclusive, a própria Reserva é adepta ao Resale

Em setembro, a marca lançou o “Reserva Circular”, evento em que suas lojas físicas receberam roupas já usadas e em bom estado das marcas Reserva e Reserva Mini. Na ocasião, os clientes ganhavam 20% de desconto na compra de uma nova peça.

Sendo assim, o que tudo isso simboliza na prática? 

Que ambas companhias estão alinhadas em vários aspectos… E o olhar atento em relação ao Resale comprova bem isso, por exemplo. Agora resta ao mercado acompanhar os resultados da associação entre as duas empresas, que, ao que tudo indica, parece que vai gerar bons resultados.  

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