Última atualização em 23 de novembro de 2021 por
A Americanas S.A. inaugura nesta terça-feira (23) a primeira loja autônoma Ame Go. A unidade está localizada no Aeroporto Internacional Tom Jobim – RIOgaleão e é a primeira do modelo Pegou, Levou a operar em um ambiente com grande fluxo de pessoas.
A Ame Go é diferente do modelo tradicional das Lojas Americanas por não ter vendedores, filas de pagamento ou checkout. Assim, os consumidores que passarem pela loja terão acesso a uma experiência completamente inovadora.
De acordo com o comunicado emitido pela Americanas, a loja tem 35 m² e conta com um sortimento de produtos variados como Alimentos, Bebidas, Doces, Itens de Higiene Pessoal, Opções para presentes e Vestuário.
Além disso, a Ame Go do RIOgaleão está situada na área de embarque doméstico, o que permite o acesso de todas as pessoas que passam pelo aeroporto. Como passageiros, visitantes e toda a comunidade aeroportuária. A varejista estima alcançar uma alta de 79% na movimentação total de viajantes em dezembro deste ano.
No que diz respeito às tecnologias utilizadas na loja, a Americanas adotou o uso de inteligência artificial, computer vision (Visão Computacional, em português), câmeras, sensores e wi-fi. Basta que os compradores tenham o aplicativo de pagamentos Ame Digital instalado no celular para liberar o acesso ao espaço por meio do QR Code…
Na prática, as câmeras são utilizadas para reconhecer a biometria corporal dos clientes, enquanto os sensores e as balanças identificam o momento de retirada dos produtos da prateleira. Inclusive, o valor total das compras é debitado no aplicativo quando os consumidores saem da loja, sem a necessidade de checkout.
Assim, a Americanas investe na estratégia de compra independente para atender às necessidades do consumidor moderno. Isto é, um conceito que a varejista mantém em fase de testes há 2 anos…
Americanas Deseja Atender Todos os Perfis de Consumidores
Em 2019, a Americanas fechou parceria com a startup americana Zippin, especializada no desenvolvimento de modelo autônomo de lojas, para utilizar sua tecnologia exclusivamente no Brasil…
A Ame Go é um dos reflexos do acordo que, junto dos seus 90 anos de presença no varejo brasileiro, possibilita o fornecimento de uma experiência omnichannel para os consumidores.
Em números, a companhia tem uma base de 50 milhões de clientes ativos. Segundo João Guerra, Chief Technology Officer (Diretor de Tecnologia, em português) da plataforma física da Americanas S.A., a companhia tem investido em tecnologia proprietária ou parcerias para criar soluções inteligentes para os consumidores:
“A Ame Go é o resultado da combinação de dois dos nossos ativos únicos, que são a nossa cultura de inovação constante e a nossa plataforma física com ampla expertise no varejo, para proporcionar uma experiência de consumo cada vez mais customizada, fluida e surpreendente“, afirma o executivo.
Nesse contexto, Tatiana Pizzolante, Gerente de Varejo do RIOgaleão, acredita no potencial que a loja autônoma pode trazer tanto para o aeroporto quanto para os passageiros que visitam o espaço:
“Temos investido na experiência do passageiro, trazendo operações de renome para fazer com que a jornada dos viajantes seja cada vez mais confortável, por isso estamos muito felizes com a chegada da Ame Go. Com certeza será mais uma parceria de sucesso“, conta a profissional.
Sendo assim, a Americanas coloca em prática uma medida significativa, que eleva a sua reputação no mercado para ser a maior varejista do país, especialmente no quesito inovação…
Afinal, a varejista está implementando no Brasil uma solução similar à da Amazon, o Amazon Go. A loja autônoma da companhia nos Estados Unidos foi considerada uma ameaça aos grandes varejistas locais (como Walmart e Kroger) por 59% dos compradores americanos, segundo pesquisa recente feita pela plataforma de insights de consumo Piplsay.