• Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé
Ecommerce de Sucesso

Ecommerce de Sucesso

Conheça o único portal de notícias sobre o Ecommerce brasileiro que mostra como cada informação impacta sua empresa, seu trabalho e sua vida. Confira nossos artigos

Notícias Diárias do Mercado de Ecommerce
  • Sobre
  • Contato
  • Notícias
    • Canais de Venda
    • Caso de sucesso
    • Consumidor
    • Estou começando
    • Finanças e Precificação
    • Ideias de Negócio
    • Logística de Entrega
    • Marketing e Vendas
    • Meio de Pagamento
    • Mercado de Ecommerce
    • Operação e Ferramentas
    • Performance

Amazon é Acusada de Aumentar Preços de Itens Essenciais

14 de setembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

0 Compart.
Compartilhar
Compartilhar
Twittar
Pin

Última atualização em 14 de setembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

Infelizmente, a prática de elevar os preços de produtos que estão com uma alta procura é mais comum do que se imagina. Tanto pequenas e médias empresas quanto gigantes do varejo já adotaram esse tipo de postura, como é o caso agora da Amazon, que está sendo acusada de implementar valores abusivos para os itens essenciais. 

Muitas companhias fazem uso dessa prática para aumentar o faturamento dos negócios. Entretanto, isso está longe de ser algo legal ou positivo para o mercado… 

Com produtos ultrapassando o valor encontrado no mercado, a Amazon enfrenta uma acusação grave de aplicar preços exagerados em um momento em que o consumidor mais precisa de produtos.

E, ao que tudo indica, a prática também tem acontecido entre algumas empresas do mercado brasileiro…

Entenda, nos tópicos abaixo, mais detalhes sobre todo o assunto.

Amazon

Aumento dos preços em até 1000%

De acordo com relatório elaborado por um grupo de defesa do consumidor e divulgado pela Public Citizen, a Amazon inflou de maneira abusiva os preços de produtos essenciais meses após o início da pandemia. 

O relatório foi elaborado com base nas observações do grupo e dados de sites de rastreamento de preços…

E o aumento constatado pelas informações adquiridas foi considerado abusivo quando comparado aos valores pré-pandemia e aos preços cobrados por outras empresas…

Um exemplo citado no levantamento foi um sabonete líquido da marca Dial, com cerca de 220 ml:

A Target anunciou o produto por US$ 1,49, já a CVS Health, cobrou US$ 2,29. Nenhuma das duas companhias disponibilizavam o produto para entrega em domicílio, mas, mesmo assim, o valor da Amazon chamou a atenção…

A companhia e um comerciante terceirizado venderam o mesmo sabonete líquido por US$ 6,41, valor bem maior do que o cobrado pelas varejistas concorrentes.

E, acredite, o sabonete não foi o único item a apresentar um valor muito maior que o do mercado…

A lista abaixo mostra uma parte dos produtos dos quais a Amazon teria aumentado os preços. Veja:

Entre os itens citados na lista acima, as máscaras descartáveis foram as que mais chamaram a atenção, apresentando um aumento de 1000% em sua comercialização. O gráfico abaixo mostra isso em detalhes ao longo dos últimos meses:

Outro produto em destaque foi o spray desinfetante, com um aumento de 87% no preço cobrado aos consumidores:

O fato é que estes foram apenas alguns dos produtos os quais a Amazon teria cobrado um valor absurdamente maior do que as outras varejistas do mercado. 

Além disso, o que chama mais ainda a atenção nisso tudo não são só os preços absurdos, mas a justificativa da Amazon USA em resposta ao relatório…

A Defesa da Amazon EUA

A varejista norte-americana negou que elevou os preços dos produtos essenciais, em nota, afirmou:

“Não há lugar para aumento de preços na Amazon, e isso inclui produtos oferecidos diretamente pela Amazon (…) Nossos sistemas são projetados para oferecer aos clientes o melhor preço online disponível e, se vemos um erro, trabalhamos rapidamente para corrigi-lo.”

A justificativa, entretanto, não convenceu os autores do levantamento… 

Principalmente porque o relatório deixa claro que não foram só os vendedores terceirizados que estavam envolvidos na manipulação de preços. A própria Amazon estava vendendo produtos essenciais com preços considerados como abusivos. 

Além disso, é importante destacar que os vendedores terceirizados da Amazon representam, hoje, 25% da receita de vendas online da varejista…

E, de acordo com o relatório, a Amazon depende desses vendedores terceirizados e se beneficia diretamente quando a receita deles aumenta de alguma forma.

Sendo assim, não teve jeito, a empresa norte-americana não convenceu os responsáveis pelo elaboração do estudo…

Por aqui, até o momento, não houve nenhuma citação do tipo em relação à Amazon Brasil. Mas isso não significa que o setor em geral não esteja apresentando o mesmo comportamento da varejista norte-americana…

Procon Reforça Fiscalização na Pandemia

Para você ter uma ideia, o Procon do Rio recebeu 1.237 denúncias dos consumidores sobre preços abusivos cobrados por estabelecimentos comerciais entre 1 de março a 12 de maio de 2020.

O Procon de São Paulo também se manifestou, informando que o valor total aplicado em multas por causa de preços abusivos na pandemia já passa de R$ 3 milhões… 

Diante disso, fica nítido que apesar de o Código de Defesa do Consumidor ser um grande marco no que diz respeito às relações entre consumidor e empresas, ainda há algumas lacunas que precisam ser revistas…

Não é à toa que hoje, para tentar resolver isso, existem mais de 40 propostas no Senado que visam a atualização do Código de Defesa do Consumidor. 

Lembrando que as consequências sofridas pelos estabelecimentos que cobram valores abusivos são apenas administrativas, como aplicação de multa e cassação do alvará que autoriza o funcionamento do empreendimento. 

Ou seja, não são medidas criminais… 

Contudo, alguns desses projetos querem mudar isso, afirmando que devem ser feitas punições mais severas a essas empresas, como pena de 2 a 5 anos de reclusão, por exemplo.

Arquivado em: Mercado de Ecommerce, Sem categoria Marcados com as tags: Amazon, Amazon Brasil, Amazon EUA, código de defesa do consumidor, pandemia, Procon

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

CONFIRA OUTROS CONTEÚDOS:

Jeff Bezos Não Será Mais o CEO da Amazon. Saiba Tudo!Jeff Bezos Não Será Mais o CEO da Amazon. Saiba Tudo!
Lucro da Renner Cai no 4º Tri, Mas Vendas Digitais Crescem. Entenda!Lucro da Renner Cai no 4º Tri, Mas Vendas Digitais Crescem. Entenda!
GPA Atinge Receita de R$ 3,3 Bilhões no Ecommerce no 4º Tri. Veja!GPA Atinge Receita de R$ 3,3 Bilhões no Ecommerce no 4º Tri. Veja!

Sidebar primária

Fique Por Dentro Do Que Acontece No Mercado De Ecommerc1e
Facebook
Instagram
Telegram

Mais Lidas

Jeff Bezos Não Será Mais o CEO da Amazon. Saiba Tudo!Jeff Bezos Não Será Mais o CEO da Amazon. Saiba Tudo!
Lucro da Renner Cai no 4º Tri, Mas Vendas Digitais Crescem. Entenda!Lucro da Renner Cai no 4º Tri, Mas Vendas Digitais Crescem. Entenda!
GPA Atinge Receita de R$ 3,3 Bilhões no Ecommerce no 4º Tri. Veja!GPA Atinge Receita de R$ 3,3 Bilhões no Ecommerce no 4º Tri. Veja!
ZapBusiness: Curso Ensina TUDO Sobre Como Vender Pelo WhatsappZapBusiness: Curso Ensina TUDO Sobre Como Vender Pelo Whatsapp
Como Vender em Marketplace: Um Guia CompletoComo Vender em Marketplace: Um Guia Completo
Possível Fusão Entre Americanas e B2W Movimenta o Mercado. Entenda!Possível Fusão Entre Americanas e B2W Movimenta o Mercado. Entenda!
Mobly Movimenta MILHÕES em seu IPO. Saiba Tudo!Mobly Movimenta MILHÕES em seu IPO. Saiba Tudo!
O que São Redes Sociais e como Usá-las no seu NegócioO que São Redes Sociais e como Usá-las no seu Negócio
Clubhouse: Saiba TUDO Sobre a Rede Social de Conversas Por VozClubhouse: Saiba TUDO Sobre a Rede Social de Conversas Por Voz
Conheça as 10 Pessoas Mais Ricas do MundoConheça as 10 Pessoas Mais Ricas do Mundo

Footer

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

  • Sobre
  • Políticas de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.