Amazon Lança seu Serviço de Fulfillment no Brasil

Última atualização em 11 de dezembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

Se a Amazon já era uma excelente opção para se vender produtos online, agora o marketplace vai ganhar mais alguns pontos entre os sellers brasileiros. Isso porque a  companhia norte-americana acaba de trazer para o Brasil o seu serviço de Fulfillment

Trabalhar com este tipo de sistema é muito vantajoso quando o assunto é reduzir custos e ampliar a competitividade da marca

Contudo, se você ainda não sabe o que é fulfillment, não tem problema: vamos explicar brevemente como o sistema funciona. 

E, claro, vamos apresentar em detalhes como os vendedores do marketplace podem se beneficiar com a chegada do FBA ao Brasil.  Veja!

O que é Fulfillment?

Basicamente, o fulfillment abrange todas as etapas operacionais de um Ecommerce. Isto é, do estoque de produto à entrega na casa do cliente…

Na verdade, todo o processo é dividido em 5 fases:

  1. Estocagem;
  2. Separação;
  3. Embalagem;
  4. Transporte;
  5. Pós-entrega

Um verdadeiro paraíso para os empreendedores, não é mesmo?

Pois é… 

Mas é importante deixar claro que o fulfillment precisa ser muito bem executado para garantir a pontualidade nas entregas e evitar possíveis problemas, como perda ou danos aos produtos durante o seu transporte, por exemplo.

Diante disso, é certo que muitas empresas hoje optam por terceirizar o fulfillment

Justamente para conseguirem ampliar seu mercado de atuação, já que, quanto mais rápidas forem as entregas, mais produtos poderão ser vendidos ( lógica que norteia as varejistas hoje e, inclusive, faz parte da chamada “Guerra dos Fretes“).

Contudo, pelo menos no que diz respeito aos vendedores da Amazon, esta terceirização não precisará mais ser feita…

Sabe por quê? Porque a Amazon Brasil trouxe uma ótima novidade para seus sellers nesse sentido…

Amazon Brasil Lança Sistema Fulfillment Para Seus Vendedores

Depois de trazer o Amazon Prime Day para o Brasil, chegou a vez de a companhia anunciar a chegada do “FBA – Logística da Amazon”, serviço que oferece frete gratuito e rápido aos vendedores de seu marketplace…

Mas não só isso…

O FBA, que, na prática significa “Fulfilment By Amazon”, veio com a proposta de disponibilizar os centros de distribuição da companhia para seus vendedores parceiros.

Assim, eles vão poder utilizar todos os benefícios da logística da Amazon, sem precisar fazer o estoque ou o envio de produtos por conta própria. 

Em entrevista, Rafael Ferreira, líder do programa FBA – Logística da Amazon no Brasil, acredita que tanto vendedores quanto clientes serão beneficiados com a chegada do serviço ao país:

“Para o consumidor final, o grande benefício é a rapidez de entrega e o frete grátis. Para o parceiro, tira a operação logística para que ele se foque no que sabe fazer de melhor: comprar os melhores produtos e aumentar a conversão de vendas”, afirma. 

Contudo, não são todos os produtos dos sellers que estarão disponíveis no Amazon FBA Brasil…

Todos os Sellers Poderão Utilizar o Amazon FBA?

É importante frisar que as vantagens do Amazon FBA só são válidas para os produtos com o selo Prime

Isto é, que fazem parte da assinatura Amazon Prime, serviço que engloba frete grátis e entrega rápida por R$ 9,90 mensais. Além do acesso ao Amazon Prime Video e ao Amazon Music.

Hoje, o serviço já atende cerca de 500 cidades no país. 

Assim, para identificar quais produtos dos sellers podem ou não fazer parte do FBA, a Amazon afirma que está trabalhando junto com os vendedores nesse sentido…

Principalmente porque a companhia norte-americana fará a cobrança de taxas de manuseio e entrega das mercadorias. 

Entretanto, no geral, a Amazon Brasil afirma que os vendedores do marketplace serão muito beneficiados ao usar toda a expertise de logística da Amazon:

“A Amazon vai auxiliar na estratégia dos parceiros. Daremos a sugestão de quais e quantos produtos devem ser enviados por meio do programa, além de ferramentas de precificação e de promoção com foco em aumento na conversão de vendas”, complementa Ferreira. 

Além disso, por ora, o serviço da Amazon está disponível apenas para parceiros do estado de São Paulo, e que trabalham em regime tributário do Simples Nacional. 

Mas as novidades trazidas pela Amazon não param por aí…

Há também o projeto Fulfillment By Amazon Onsite, em que a companhia passa todos os seus processos para dentro dos negócios dos vendedores, ficando responsável apenas pela entrega final das mercadorias

(Página Oficial do FBA – Logística da Amazon)

Ou seja: o vendedor guarda os produtos em seu próprio armazém, mas utiliza as ferramentas da Amazon para fazer a gestão de todo o seu estoque…

O sistema, inclusive, já está funcionando em um projeto piloto há alguns meses.

Como Utilizar o Fulfillment da Amazon Brasil?

O processo para começar a usar o sistema de logística da companhia é bem simples:

  • Configure a Logística no site: Caso você ainda não tenha uma conta como vendedor no marketplace, faça isso. Depois, acesse o espaço Seller Central com o seu login e senha para configurar a Logística da Amazon;
  • Adicione seus Produtos: Comece a inserir os seus produtos ao catálogo. Aproveite e faça a configuração do seu inventário;
  • Prepare as Mercadorias: Deixe os seus produtos prontos para um transporte seguro ao centro de distribuição. É recomendado que você siga as dicas do marketplace para a preparação do envio, seguindo os requisitos de envio e rastreamento;
  • Entregue os Produtos à Amazon: Para isso, basta imprimir as etiquetas de identificação da companhia e enviar o seu inventário aos CDs Amazon.

Lembrando que até o momento, o programa FBA – Logística da Amazon está imitado a apenas a alguns parceiros…

De qualquer maneira, não á como não fazer a seguinte pergunta: será que realmente é bom para os negócios usar o serviço de fulfillment do marketplace?

Vale a Pena Apostar no Fulfillment da Empresa?

Um dos maiores gargalos do fulfillment hoje é a sua execução ser feita com um total controle de qualidade…

Sim, nem sempre isso acontece…

E é importante você ter isso em mente, principalmente porque isso pode impactar negativamente a reputação da marca.

Por outro lado, quando o processo é feito corretamente, é certo que os vendedores poderão contar com produtos sendo entregues no prazo certo, sem nenhuma danificação…

Sendo assim, como a Amazon não só é uma das maiores e mais valiosas empresas do mundo, e um dos principais marketplaces com atuação no Brasil, acredita-se que o seu serviço será feito da melhor maneira possível.

E os vendedores de seu marketplace vão poder experimentar uma grande vantagem em relação aos concorrentes. 

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