Última atualização em 12 de agosto de 2016 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Apesar da forte crise econômica que assustou empreendedores de todos os segmentos no ano de 2015, os donos de lojas virtuais brasileiras parecem não ter do que reclamar.
Segundo dados de uma pesquisa feita pelo Mercado Livre em parceria com o Ibope Conecta, 81% das lojas virtuais do país confirmaram crescimento no último ano.
Lojas virtuais e crescimento: a pesquisa
Esta é a segunda vez que o Mercado Livre fecha uma parceria com o Ibope Conecta para realizar pesquisa voltada ao crescimento do comércio eletrônico no Brasil.
Leia mais: Reportagem: segmento de ecommerce seguirá fora da crise em 2016
Segundo o que contou Hellison Lemos (presidente do Mercado Livre no Brasil) à Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, o estudo foi motivado por “toda a conversa” que estava surgindo ao redor da recessão econômica.
A pesquisa foi realizada em duas etapas (início de 2015 e início de 2016) e contou com a participação de micro, pequenos e médios empreendedores do segmento de comércio eletrônico.
Alguns números
Ao serem perguntados sobre suas respectivas lojas virtuais, 81% dos empreendedores afirmaram ter passado por algum crescimento no último ano. Segundo o que afirma Lemos, o crescimento médio dos ecommerces estudados foi de 45%, o que é uma taxa bastante considerável.
Veja mais: O conhecimento mais importante para o dono de um ecommerce
Outro tema abordado pela pesquisa foi o tamanho das equipes que apoiam os empreendedores no momento de fazer suas lojas virtuais funcionarem.
Ao que tudo indica, os micro e pequenos empresários do ecommerce estão optando, cada vez mais, por trabalharem sozinhos.
Enquanto em 2015 apenas 9% dos empreendedores comandavam suas lojas virtuais sem a ajuda de funcionários, esse número já é de 24% em 2016.
Segundo o que pontuou Laure Castelnau, diretora executiva do Ibope Conecta, os números projetados para o futuro do comércio eletrônico são muito bons. “Estamos longe do que seria o esgotamento do faturamento online. O varejo offline continua tendendo a migrar para o online”, contou ela a PEGN.
Inscreva-se na 2ª Semana do Ecommerce
Você é um(a) apaixonado(a) por empreendedorismo e está querendo aproveitar a onda otimista para abrir um ecommerce? Então a hora é agora!
Entre os dias 29 de agosto e 12 de setembro acontecerá a 2ª Semana do Ecommerce, evento 100% online e gratuito que promete tirar o seu negócio do zero!
Você tem uma loja virtual que não vende ou está pensando em montar um ecommerce? Então venha participar!
Todo conteúdo será ministrado por Bruno de Oliveria, um dos maiores experts do país no assunto.
Ficou curioso(a)? Então acesse já a página oficial do evento e inscreva-se gratuitamente!