Última atualização em 30 de maio de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Está buscando novas estratégias para tornar o seu negócio algo único para os seus clientes?
Então você precisa saber o que é omnichannel. Além disso, aprender como, a partir do seu uso correto, melhores resultados podem ser alcançados com seus clientes.
Neste artigo você vai aprender o que é essa estratégia, como diferenciar ela de práticas semelhantes. Sem falar nas vantagens que você ganhará aplicando ainda hoje em seus negócios.
Preste muita atenção a todo o artigo, pois ele pode representar um significativo aumento no seu faturamento e lucro.
Vamos lá.
O que é omnichannel, aprendendo a diferença o uso dos canais de vendas
Bom, para entendermos totalmente o que é omnichannel precisamos aprender primeiro a diferenciá-lo daquilo que ele não é.
Como você já pode ter ouvido falar, o termo surgiu no varejo e seu significado traduzido seria algo como “todos os canais”. Nisso, a maioria das pessoas tende a pensar que são os canais de venda de uma empresa, online e offline. Também pensam isso pois todos os especialistas que chamam atenção para a estratégia apontam melhoria nas vendas como benefícios.
Mas apenas dizer isso deixa o termo vago, podendo ser visto como a mesma coisa que cross-channel e multichannel. E tentar encaixar esses três termos na mesma coisa é uma erro sério.
O cross-channel é quando os canais de compra podem se cruzar de algum modo em uma empresa. Um exemplo é quando compramos na internet, no site ou aplicativo, e retiramos o produto em um ponto físico.
O multichannel é quando uma empresa oferece aos clientes vários canais para a compra, mas não permite uma interação entre eles.
Já o omnichannel permite a integração entre todos os vários canais de compra da empresa. De forma a maximizar e melhorar a experiência do cliente. Onde ele pode, por exemplo, fazer o pedido do produto na loja por um app e receber em casa.
Quais as principais características do omnichannel e como elas impactam em um negócio
Agora que vimos o que é omnichannel e sua diferenças com outras estratégias que ainda são confundidas com a mesma vamos dar uma aprofundada.
Afinal é importante conhecer suas características principais e benefícios proporcionados a uma empresa, certo?
Como já falamos, as características fundamentais do omnichannel são a integração e convergência de todos os canais de compra. Mas que também deve se estender ao atendimento, suporte, entre outros aspectos.
Quando bem aplicada, de modo que essas características são notórias, o omnichannel influencia positivamente em um negócio.
Isso ocorre na forma de benefícios e consequência decorrentes da aplicação da estratégia. Alguns deles são uma melhoria elevada na qualidade dos serviços oferecidos, imagem da marca, fidelização de clientes e por tabela nas vendas.
Persona, fundamental para uma estratégia omnichannel eficaz
É importante ressaltar aqui que um conhecimento profundo do seu público-alvo, em especial a persona do seu negócio, é fundamental para o sucesso do omnichannel.
A persona é o meio onde identificamos o cliente ideal para uma empresa. Através dela conseguimos captar todas as informações necessárias para gerar a melhor experiência e satisfação para o cliente.
Portanto, se deseja realmente ter sucesso implantando o omnichannel, é bom conhecer descobrindo todos os detalhes da persona do seu negócio.
Continue seu aprendizado sobre o omnichannel
Você aprendeu hoje o que é omnichannel, suas diferenças para o cross e multichannel.
Além disso, viu algumas características principais da estratégia, e benefícios causados por sua influência em uma empresa.
Agora, convido você a continuar aprendendo mais sobre o tema com outro artigo que publicamos recentemente no blog.
Ele será uma leitura de poucos minutos (menos tempo até do que você precisa para um cafezinho), mas que farão uma baita diferença no seu negócio.
Você pode começar sua leitura clicando aqui.
Por hora é tudo, boa leitura e muito sucesso!
Até breve.