Omnichannel: já ouviu falar nisso? Descubra o que é!

Última atualização em 29 de maio de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso

omnichannel

Você está buscando meios para melhorar a experiência de consumo do cliente da sua empresa? Tornando essa experiência algo único, cativando e fidelizando ainda mais seus consumidores?

Talvez você não tenha ouvido falar do termo, mas com o uso do conceito de omnichannel isso é possível.

No artigo de hoje você conhecerá alguns aspectos deste tema tão vasto e que está se tornando cada vez mais presente nas empresas. É importante que preste muita atenção, pois o uso correto da estratégia omnichannel pode dar muita vantagem contra a concorrência.

Confira agora como isso acontece.

Omnichannel, a estratégia da total integração de canais de compra

Para entender o que o omnichannel significa na prática devemos começar entendendo seu termo.

Omni é um prefixo do latim para todo, inteiro, pleno; já o termo channel é a palavra inglesa para canal. Assim o termo completo significa o uso de todos os canais em algum sistema.

Ele surgiu dentro do varejo como uma tendência prática que baseia-se na convergência entre os canais usados por uma empresa. No caso, o omnichannel é usado como uma estratégia que atua na experiência do cliente da empresa, integrando os canais pelo qual ele pode comprar e consumir. Tendo por objetivo fazer com que o cliente não sinta diferença entre sua relação online e offline com a empresa.

No entanto, é preciso estar atento aos outros canais para que a experiência omnichannel seja completa

Talvez pelo termo e estratégia ainda serem de certa forma novos no mercado, muitas empresas ainda pecam em alguns pontos com o omnichannel.

Um dos erros mais comuns é o do seu uso apenas para os canais de vendas. Ou seja, aqueles que irão lidar diretamente com o cliente na fase de compra e consumo.

Para se ter os resultados plenos de uma estratégia de omnichannel ela precisa integrar todos os canais da empresa. E isso vai desde as vendas até o marketing, suporte e atendimento ao cliente, etc.

É essa convergência total que garante a eficiência da estratégia e satisfação do cliente.

Como o omnichannel representa uma vantagem sobre os concorrentes

Quem nunca realizou uma compra online em uma loja virtual e achou muito melhor que adquirir no estabelecimento físico?

Ou mesmo que fez a compra online, mas que seria melhor poder ir até a loja da cidade e buscar seu produto do que aguardar a entrega?

Pois bem, muitas dessas impressões e desejos que clientes sentem com empresas que possuam vários canais de venda podem ser ruins, se eles não estiverem integrados.

Como a estratégia omnichannel se baseia na convergência e integração dos canais, tais impressões não ocorrem. Na verdade, ocorre o oposto. O cliente vai tendo a noção real de que tanto faz adquirir online ou offline, a qualidade é a mesma. Além disso, partindo do ponto da interação entre canais, a experiência e satisfação dos clientes são maiores.

O que é uma baita vantagem sobre concorrentes que não usam o omnichannel.

Comece a aprender como integrar lojas ainda hoje

Um dos primeiros passos para começar a usar a estratégia do omnichannel é fazer a integração da sua loja física com o seu ecommerce.

Nós ensinamos como fazer essa integração em um artigo aqui do blog.

Você pode ler ele clicando aqui e começar a integrar suas lojas ainda hoje. Ganhando assim um passo a mais na estratégia de omnichannel.

Bom aprendizado.

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