Amplie suas possibilidades de vendas com os canais do marketing digital

Última atualização em 26 de maio de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso

canais de marketing digital

Você sabia que usar canais de marketing digital podem aumentar exponencialmente as vendas do seu ecommerce? E que esse aumento não depende praticamente em nada de qual o nicho de mercado que você utiliza?

Já mostramos aqui em outra artigo o que são os canais de marketing e como eles podem ajudar nas vendas de um negócio. É importante que você gaste alguns minutinhos lendo esse conteúdo para entender totalmente o que vamos falar aqui.

Hoje, decidimos ampliar esse mesmo artigo, dando enfoque aos canais de marketing digital. Pois eles são os que mais nos interessam ao se tratar de negócios digitais como o ecommerce.

Vamos mostrar o que e como são esses canais e de que modo eles ampliam as possibilidades de vendas.

Acompanhe!

O que são os canais de marketing digital

Como você já deve saber caso tenha lido nosso post os canais de marketing são os meios para facilitar o caminho do produto ou serviço até o cliente final.

Em empresas que lidam com ambientes físicos, os canais de venda geralmente são atacados, varejistas e distribuidores. Além desses está, quando é possível, a venda direta do produto ou serviço até o cliente final.

Mas a coisa muda um pouco de aspecto quando se trata dos canais de marketing digital. Isso acontece pois são canais para adquirir clientes e levar produtos e serviços aos mesmos que nem existiam antes da internet.

O que já mostra que os canais de marketing digital são os meios para conquistar clientes, assim como facilitar a entrega de produtos e serviços a esse público.

Agora vamos conhecer alguns desses canais e suas funções.

Os principais canais de marketing digital, as vendas do seu negócio dependem deles… E muito!

Todo mundo que já buscou aprender mais e conhecer algumas dicas de marketing digital já se deparou com algum conteúdo sobre listas de e-mails ou uso nas redes sociais por exemplo.

No entanto, nem todos tem noção de que muito desses meios usados para compor uma estratégia de marketing diferenciado são canais de marketing.

Os canais de marketing digital podem ser divididos em seis. Cada um deles apresenta suas peculiaridades e diferenças na forma de uso. Mas uma coisa é válida para todos.

A sua capacidade de gerar mais vendas. E que essas mesmas vendas dependem bastante deles.

Só para você ter uma ideia, alguns estudos estipulam que em média 80% dos consumidores digitais precisam ter contato com um canal de marketing digital aos menos seis vezes antes de fechar uma compra com a empresa.

Voltando, esses seis canais são:

 

  • Sociais: Formados por redes como o Facebook, Twitter, Instagram, etc;
  • Email: Uma das primeiras formas de comunicação na internet e que hoje é a mais rentável em estratégias de vendas no marketing digital;
  • Busca orgânica: É o canal onde se busca captar os clientes que já estão interessados naquilo que uma empresa oferece. Ser encontrado nos mecanismos de busca é muito importante para quem usa esse canal;
  • Referência: Neste se busca tornar a marca da empresa referenciada por outros portais, sites, canais de mídia digital;
  • Tráfego direto: É o canal de marketing digital representado por quem entra diretamente em contato com a empresa. No meio digital, trata-se de alguém que entra diretamente em seu site, ao invés de entrar a partir de um outro endereço;
  • Tráfego pago: esse canal é representado pelos grandes concentradores de audiência no meio digital que vendem tráfego para um certo termo de busca. Na verdade o que ocorre é que por meio de pagamento esse concentrador torna mais fácil que os seus anúncios, suas investidas em marketing, sejam encontrados pelo público que você busca.

 

Toda estratégia de vendas digitais que queira trabalhar com canais de marketing precisa estar atenta a pelo menos um desses canais.

Claro que trabalhar com dois ou mais canais é possível. Mais que isso, é recomendável que se trabalhe com tantos quanto o orçamento da empresa permitir.

Essa diversificação inclusive é uma das dicas de marketing que muitos especialistas dão para empreendedores digitais.

Como ampliar corretamente suas chances de vendas com esses canais

Para usar corretamente os canais de marketing digital é preciso entender que eles precisam estar em alinhamento com o seu produto ou serviço.

Por exemplo, é importante saber se o público que vai efetivamente ter interesse, comprar de você, está naquele canal. Nas redes sociais, por exemplo, é importante verificar em quais delas e em que setor está seu público antes de investir nesse canal. Afinal, não adianta tentar alcançar um público consumidor sem antes saber onde ele está.

Pesquisas e estudos que mostrem os dados do setor, buscas de termos que façam referência ao seu negócio são bons meios para encontrar os canais adequados.

E assim, o uso desses canais pode de fato ampliar as suas possibilidades de vender mais e com mais facilidade.

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