O que você sabe sobre canais de marketing?

Última atualização em 25 de maio de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso

canais de marketing

Fazer um bom uso do marketing é fundamental para o sucesso de qualquer ecommerce. Tanto é verdade que em tempos de crise, se recomenda até mesmo aumentar os investimentos na área.

Mas você sabia que fazer isso sem entender os canais de marketing pode ser desastroso? E que saber utilizá-los é importante para tornar seu plano de marketing diferenciado em relação a concorrência?

Além disso, dominar esse conhecimento pode gerar melhores resultados e retornos sobre o investimento feito no ecommerce.

Entenda mais sobre o que são esses canais de marketing e como usá-los corretamente na sua loja virtual no artigo de hoje.

Canais de marketing, o que são?

OS canais de marketing nada mais são que os meios de distribuição de um produto até o consumidor.

Mas calma, não estamos tratando aqui de um processo logístico da entrega de um produto. Embora possa fazer parte também.

No caso dos canais de marketing, se trata do conhecimento e uso dos meios de distribuição e divulgação possíveis do seu produto. Ou seja, da forma como ele será veiculado para que o seu cliente final, persona, encontre-o mais facilmente. Ou ainda a forma como você levará seus produtos ao encontro da persona.

Em estratégias de marketing digital por exemplo, é bastante comum utilizar redes sociais e sistemas de email marketing para tornar a compra de um infoproduto acessível com poucos cliques.

Os canais de marketing nada mais fazem do que isso.

E é justamente por essa função que eles têm tanta importância para um negócio. Como você verá nas próximas linhas.

Bons canais de marketing aumentam a escala de vendas

Vamos pensar em um escritor que acaba de terminar seu mais novo livro.

Hoje em dia, ele pode vender para qualquer pessoa no mundo. Seja através de um livro digital ou uma versão física, impressa e com aquele cheirinho fantástico.

Bom, mas como ele fará isso?

Ele pode criar a versão digital, mas vender através de mensagens e anúncios feitos por conta própria pode ser pouco efetivo. Sem falar que será algo mais demorado, os livros vão custar mais tempo para chegar no cliente final.

Ele sempre conseguirá melhores resultados através de parcerias com editoras que possam publicar em suas lojas físicas e sites. Também pode usar empresas e marketplaces como a Amazon para colocar seu livro a venda.

Neste exemplo, podemos ver alguns meios de canais de marketing.

O primeiro, e mais direto, é onde o escritor gasta mais tempo, esforço e muitas vezes dinheiro adicional para levar seu livro ao cliente final. E seus resultados são bem limitados, pois dependem muito da sua capacidade em produzir cópias e efetuar as vendas.

Já trabalhando com editores, marketplaces e lojas virtuais de livros, ele insere mais canais de marketing a sua cadeia de vendas. Porém, o escritor terá um ganho absurdo em termos de escala de faturamento e lucro do seu livro.

Eles ainda podem ser denominados como intermediários no processo de canais de marketing. Você vai ver mais detalhes sobre isso a frente.

E esse fator torna os canais de marketing muito importantes. Pois em qualquer negócio, o efeito do seu uso é o mesmo.

Maior número de vendas, maiores lucros!

Os intermediários nos canais de marketing

Os intermediários são muito vantajosos para quem não possui muitos recursos para comercializar seus produtos. Seja de forma física, ou online.

Vamos voltar ao exemplo anterior, um escritor poderá usar dos intermediários como canais de marketing para vender mais.

Os principais são:

 

  • Varejistas: muito usado por quem produz bens de consumo, um intermediário varejista é aquele que compra do produto para vender em uma loja específica desse produto, um supermercado, ou dono de uma loja de variedades;
  • Atacadista: São aqueles que compram um produto em grandes quantidades para então vender os produtos a comerciantes, varejistas e estabelecimentos industriais;
  • Distribuidores: São as empresas que vendem, armazenam e dão assistência técnica em uma determinada região gráfica. Na cadeia dos canais de marketing, os distribuidores compram do produtor e então vendem nas suas proximidades;
  • Agentes: Os agentes são um ramo seguinte ao processo de trabalho com distribuidores. No caso, eles serão os representantes da empresa distribuidora. Os agentes possuem a tarefa de irem até os varejistas e atacadistas para, através do contato, fecharem vendas.

 

Toda essa cadeia composta pelos canais de marketing e seus intermediários que propicia um aumento nas vendas e faturamento. Obviamente, boa parte dos ganhos será diluída nela, mas mesmo assim os ganhos e lucros do produtor são bem maiores.

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