Última atualização em 8 de maio de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Você consegue dizer que não conhece absolutamente ninguém que já tenha comprado pela internet?
Praticamente impossível não é?
O comércio eletrônico, ecommerce, vem crescendo ano após ano a passos largos. Para se ter uma ideia, o valor do ticket médio deve chegar a R$ 310 de média geral. Ano passado, esse valor foi de R$ 294.
Esse crescimento e prosperidade do mercado de ecommerce, aliado a crise pela qual o país passa tem chamado a atenção. Cada dia que passa mais e mais pessoas abrem suas lojas, ou ao menos buscam aprender aquilo que está em alta no mercado.
Que empreende na área também tem procurado saber o que há de novo para os mercados de ecommerce. As inovações, tecnológicas e tendências, tanto para 2018 quando para os próximos anos.
E é isso que você vai ficar sabendo agora.
Acompanhe esse artigo até o final para conhecer 3 tendências para o ecommerce para o futuro do comércio eletrônico.
Maior foco na responsividade para dispositivos móveis
Como mostramos em artigos recentes sobre dados mobile e a importância de ter uma loja virtual responsiva, cada vez mais as pessoas compram a partir de um dispositivo móvel.
Além disso, a maioria do tráfego online hoje vem de dispositivos móveis, como um smartphone ou tablet por exemplo.
No entanto, ainda hoje, menos de 25% das lojas virtuais contam com um site responsivo, visualmente agradável para dispositivos móveis.
O que quer dizer que menos de um quarto do mercado de ecommerce está em vantagem aos demais apenas por ser responsivo. E é claro que quem não quiser ficar para trás deve se adaptar.
Então, a primeira das tendências para o ecommerce é que o número percentual de lojas online com sites responsivos aumente.
Clica e retira
A segunda das tendências para o ecommerce no futuro é uma maior aplicação do sistema de clica e retira.
Nesse sistema o cliente escolhe os produtos que deseja no site da loja e faz a compra e o pagamento via online. Depois, ele só precisa ir até um ponto físico da loja e retirar o produto comprado.
Atualmente é bastante usado por grandes redes de mercados, como o Wallmart por exemplo.
No entanto, essa prática deve ser inserida por lojas virtuais de outros nichos com o tempo.
Aplicativos próprios
Talvez essa seja uma das mais fortes tendências para o ecommerce nos próximos anos.
Ter um aplicativo próprio pode facilitar e melhorar a experiência do cliente em um ecommerce mais do que um site responsivo.
Assim como o sistema de clica e retira, o uso de aplicativos próprios apresentar uma maior tendência para o setor de lojas de alimentos, mercados, etc.
Porém, vale ressaltar que muitos ecommerces de outros nichos vem adotando a prática de ter seu próprio aplicativo.
O que você pode aproveitar dessas tendências para o ecommerce?
Conhecer essas tendências para o futuro do ecommerce pode te dar um norte para o caso de você estar abrindo sua loja.
Afinal, toda informação de valor sobre o comércio eletrônico pode contribuir para o sucesso do seu negócio.
E por falar em informações de valor, temos uma boa dica.
Ao assinar a nossa newsletter, você se tornará membro da nossa Lista Vip.
Através dela, conseguimos notificar você sobre novos posts com dicas, técnicas, e conhecimento específico sobre o ecommerce.
Sucesso sempre e até logo!