Última atualização em 2 de maio de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Você está com dificuldades de fazer o seu ecommerce se diferenciar dos concorrentes no mercado e vender mais? Gostaria de destacar a marca da sua loja em um nicho bem concorrido?
Então é bem possível que a melhor solução para esse problema seja a produção de conteúdo para o seu ecommerce.
Embora o marketing de conteúdo esteja na boca do povo só agora, ele existe há bem mais tempo. A primeira ação daquilo que se convencionou chamar de marketing de conteúdo é atribuída ao Guia Michelin no começo do século passado. Criado por donos de uma fabricante de pneus, não profissionais de marketing, o guia foi responsável por constatar um fato curioso.
Que é possível vender mais sem vender.
Nas próximas linhas, nós vamos mostrar mais do que o marketing de conteúdo realmente é. Além disso, vai saber como a produção de conteúdo pode aumentar suas vendas e fortalecer a marca da sua loja virtual no mercado.
O que é marketing de conteúdo
No meio do marketing atual existe uma frase dita por Seth Godin, um dos maiores mestres do marketing, que diz que “o marketing de conteúdo é a única estratégia de marketing que sobrou”.
Mas, o que seria exatamente esse modelo de marketing?
Uma das definições mais aceitas é o uso da produção de conteúdo para gerar vendas e valorizar uma marca ou empresa. Ele pode ser usado para engajar público-alvo, clientes e potenciais clientes a consumirem mais. No entanto, o marketing de conteúdo vai além disso.
Com ele é possível que uma marca, empresa ou ecommerce gere mais valor para esse mesmo público, melhorando a percepção deles sobre o negócio. Sendo essa geração de valor feita através de conteúdos promocionais, educativos, entre outros.
Um exemplo de uso do marketing de conteúdo, aliás talvez o primeiro deles, bem-sucedido foi o já mencionado Guia Michelin.
Continue lendo para saber mais sobre essa peça de marketing que trouxe uma inovação fantástica para o marketing.
Guia Michelin, o primeiro grande case de sucesso do marketing e produção de conteúdo
Os irmãos Andre e Edouard Michelin, donos de uma fábrica de pneus na França, encaravam um problema para crescer sua empresa.
Existiam apenas 3.000 carros no país, o que limitavam as vendas dos seus produtos e consequentemente o crescimento da fábrica por dois fatores limitantes. O primeiro limitador eram o número de carros em circulação, e o segundo o tempo de desgaste dos pneus.
Logo, a saída era estimular que a população adquirisse mais carros e rodasse mais com eles. Mas como? Anúncios de venda não teriam efeito aqui.
E foi nesse ponto que eles tiveram uma ideia que revolucionou o marketing da época até hoje.
Os irmãos Michelin preparam um guia para motoristas da França. Nele, constavam os melhores hotéis para hospedagem e restaurantes para se alimentar durante as viagens. Sua primeira edição teve 35 mil cópias distribuídas gratuitamente por todo o país.
O resultado saiu como o esperado. Mais pessoas se interessam por viajar. Muitas dessas passaram a adquirir carros para as viagens e, claro, as vendas de pneus acabaram aumentando devido ao maior desgaste de pneus com as viagens.
O mais interessante disso é que o foco principal do Guia Michelin, que existe até hoje, não foi anunciar que vendiam pneus. Mas educar o público leitor sobre viagens, melhores lugares para ficar e comer. O que acabou gerando um aumento na demanda de seus produtos de modo natural e imperceptível para o público.
E é isso que o marketing, a produção de conteúdo pode fazer por um negócio, como o seu ecommerce.
Porque a produção de conteúdo é fundamental para um ecommerce e como ele impulsiona suas vendas
Em outro post mostramos a importância de criar um blog para o seu ecommerce. É interessante que confira o artigo para que este seja de mais valor ainda para suas estratégias.
Vamos lá, a produção de conteúdo é importante para um ecommerce por sua capacidade de gerar mais vendas e melhorar a imagem da loja virtual. Isso é feito a partir de conteúdos que façam parte de uma estratégia que contemple desde a atração do público, até a educação do mesmo e sua conversão em vendas de produtos.
Existe outra razão para o aumento das vendas de um ecommerce a partir da produção de conteúdo. De acordo com o Content Trends (um estudo realizado anualmente pela RockContent) empresas que produzem conteúdo recorrente atraem mais visitas. Para ser mais preciso, empresas que publicam mais de 13 conteúdos mensais conseguem cerca de 4,2 vezes mais visitantes.
Além disso, a mesma pesquisa mostrou que 73% do ecommerce já adota o marketing de conteúdo como estratégia para vendas.
Imagine a sua loja virtual com 4,2 vezes mais visitantes? E além disso, com seu conteúdo vendendo seus produtos por consequência, como o Guia Michelin foi capaz de fazer?
Convencido de que você não deve deixar o marketing de conteúdo de fora do seu ecommerce?
Produção de conteúdo, adote-a imediatamente para sua loja virtual
Como você acabou de ver, o conteúdo é uma das ferramentas mais poderosas e utilizadas no momento. Mas que já gera resultados incríveis desde o século passado.
Viu também que a maioria do setor de ecommerce já utiliza desse modelo de marketing, o único que sobrou de acordo com o mestre Seth Godin.
Quer mesmo ficar para trás da concorrência, ou deseja atrair e educar seu público, engajar mais vendas e fortalecer sua marca e loja?
Isso mesmo, rsrs. Bom, sucesso sempre e até logo.
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