Última atualização em 28 de abril de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Você tem buscado formas de agilizar processos operacionais do seu ecommerce, ganhando mais velocidade para realizar as ações da empresa?
Para você é importante ter cada área do seu negócio funcionando com o melhor desempenho possível? Onde os membros que atuam nesse setor entendem perfeitamente o que precisa ser feito e executam suas tarefas com maestria?
Então você definitivamente precisa, se ainda não conhece, saber exatamente o que é outsourcing e o quanto ele pode ajudar sua loja virtual e na gestão de empresas.
Mais precisamente, ganhar velocidade, qualidade nos processos, além de economizar mais dinheiro e lucrar mais com seu ecommerce.
Sem mais delongas, leia atentamente o post de hoje para ver como reduzir custos e lucrar mais com a sua loja através do outsourcing.
O que é outsourcing sem mistérios
O termo outsourcing é utilizado de modo geral no mundo dos negócios para retratar processos de terceirização. No caso do outsourcing ela é realizada entre empresas, onde a contratada deverá desempenhar funções que a contratante não consegue executar, seja por falta de expertise ou infraestrutura.
Antigamente, a maior parte das atividades terceirizadas por uma empresa eram as que se encontravam fora do negócio vital da companhia. Porém, hoje a terceirização de praticamente qualquer setor de uma empresa é cada vez mais comum.
A aceitação para esse modelo tem sido cada vez maior por conta das muitas vantagens do outsourcing. Dentre elas estão a possibilidade de uma empresa contar com profissionais altamente qualificados e ferramentas de apoio de alto valor sem necessitar fazer altos e recorrentes investimentos.
O que permite um melhor desempenho e resultado dos setores terceirizados pela empresa, aliado a uma redução de custos.
Como o outsourcing está presente no mercado ecommerce e o que ele pode trazer de bom
Um exemplo bem comum no mercado ecommerce, como em outras mercados, é a contratação de transportadoras e empresas de logística para cuidar do frete de mercadorias e procedimentos relacionados ao estoque.
O outsourcing também se encontra fortemente presente no processo de impressão das DANFERS (que são notas fiscais emitidas eletronicamente) em centros de distribuição de produtos.
Essas notas demandam muita agilidade e seu processo não pode ser interrompido por grandes períodos de tempo. Uma agilidade muito alta é importante para não atrapalhar a operação de preparação do produto até o envio para o cliente.
No chamado outsourcing de impressão, um prestador de serviços na área de TI fica a encargo de manter a operação de impressão das Danfers de modo constante. É dever dele garantir o funcionamento, manutenção e reposição dos insumos necessários para a impressora sem interrupção da operação.
Isso permite que a operação não precise parar por algumas horas para, por exemplo, encher ou trocar o tonner. O que possibilita maior agilidade e mais lucros durante todo o processo.
Demais áreas podem ser terceirizadas em um ecommerce, como design, plataforma e marketing por exemplo.
Leia também: Como montar o estoque da minha loja virtual?
Saber escolher as empresas para o outsourcing é muito importante
Como estamos falando de terceirização de processos importantes para o bom funcionamento e resultados no ecommerce, o lojista deverá tomar os devidos cuidados. Afinal, apenas saber o que é outsourcing e como funciona não adianta se não aplicar direito, não é verdade?
Entre eles está, obviamente, o de escolher corretamente as empresas que serão contratadas para as funções.
É preciso tomar a devida atenção para que a empresa escolhida seja competente e que mostre resultados. Aqui vale muito chegar as referências de mercado e o feedback de empresas que trabalharam com ela anteriormente.
Também é importante avaliar se a empresa possui alguma pendência jurídica ou com outra companhia, para evitar futuras dores de cabeça.
Esperamos que tenha aprendido tudo que mostramos hoje
Pronto, agora você sabe o que é outsourcing, como funciona e as vantagens que traz para um ecommerce.
Além disso, sabe quais cuidados tomar na hora de escolher a empresa, ou as empresas, que irão contribuir com sua infraestrutura e expertise para sua loja virtual.
Agora, convidamos você que deseja ficar ainda mais inteirados sobre os temas pertinente ao mercado de ecommerce assinando a nossa Lista Vip.
Com ela, mantemos nossos leitores com maior sede de vencer nesse mercado que só cresce informado sobre nossas atualizações.
Conteúdos diários e exclusivos com dicas práticas e conhecimentos para fazer sua loja bombar na internet.
Esperamos você lá, boas vendas e até a próxima!