3 dicas eficazes de gestão de empresas para você alavancar seu ecommerce

Última atualização em 24 de abril de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso

gestão de empresas

Saber gerir negócios com maestria e eficiência é uma capacidade fundamental para qualquer dono de ecommerce que queira ter sucesso.

Porém, não é todo mundo que nasce com esse talento. Na verdade, a maioria dos empreendedores precisam aprender a partir da experiência prática, por tentativa e erro.

E isso pode causar muitas complicações no caminho para alavancarem as suas lojas virtuais.

Afinal, a gestão de uma empresa é o ponto base, primordial, para que ela consiga crescer e gerar resultados constantes e cada vez melhores.

Pensando nesses empreendedores que estão trilhando a rota do aprendizado que escrevemos este post. Nele, nós reunimos algumas dicas de gestão de empresas muito úteis para qualquer lojista do mercado de ecommerce.

Bom, esperamos que acompanhe com muita atenção as linhas a seguir para tornar a gestão do seu negócio mais fácil e eficaz. Sem mais delongas, vamos lá.

1# Planejamento e controle das atividades, o ponto inicial da gestão de empresas

Muitos empreendedores começam um ecommerce com muita expectativa, mas faltando os pés no chão. Alguns acabam encarando algo como um fluxo, mas que de algum modo vai dar certo, e realizam suas atividades sem uma ordem certa.

E agir assim acaba criando um caos muito grande na administração da loja virtual, podendo até comprometer de vez o bom andamento da operação. Afinal, como uma ecommerce pode funcionar corretamente em todos os seus setores, se quem está à frente do negócio faz uma coisa aqui e outra ali sem realmente concluir nada de fato? É simplesmente impossível que algo desorganizado assim possa funcionar em algo como um ecommerce.

Portanto, é fundamental que o lojista adote um método de planejamento, controle e gerência de atividades em seu ecommerce. O objetivo aqui é que ele consiga realizar suas tarefas de modo organizado, em ordem, onde uma atividade cria o êxito para aquela que vem a seguir.

Ainda não abriu seu ecommerce por não saber quanto precisa investir, saiba mais sobre isso clicando neste post.

2# Mantenha seu estoque sempre sob controle

Depois de definir sua agenda de atividades dentro da loja, é importante cuidar muito bem de como está o seu estoque.

Uma das maiores complicações e origem da queda de lojas virtuais está em seu sistema de logística e estocagem de produtos.Boa parte das queixas acontece pela compra de um produto que não está disponível no depósito da loja, mas que no site ainda estava em oferta. A outra maior fatia das reclamações está em um processo muito lento de entrega dos produtos.

E essa demora pode ser causada não só pela falta de uma mercadoria em estoque, mas pela demora em encontrar os itens pedidos pelo cliente. É claro que esse último fator é mais comum em lojas maiores e com grandes variedades de produtos.

Para que problemas assim não ocorram com seu ecommerce é preciso estar sempre atento ao fluxo e organização do seu estoque, caso não utilize um terceirizado.

É bom que você aprenda também: Como montar o estoque da minha loja virtual?

3# A informalidade não é boa para a gestão de empresas que querem crescer

Esse é um erro até justificável em muitos empreendedores da área de ecommerce, principalmente os iniciantes.

Muitos não abrem um CNPJ, tornando-se formalmente empresas, por medo das complicações de se empreender e manter um negócio funcionando conforme a lei.

No entanto, para a gestão de empresas ser eficiente é necessário que o seu ecommerce esteja certificado como uma empresa legítima. Assim, ela consegue ter acessos a benefícios que não teria, como a emissão de nota fiscal e a possibilidade de abrir uma conta jurídica.

Além disso, assumindo que você tenha até no máximo um funcionário no seu ecommerce, abrir um MEI é uma ótima opção. Além de ser bem simples, você pode ter acesso a todos os benefícios que uma empresa tem assim como ficar isento de pagar imposto de renda até 81 mil reais de faturamento anual.

Para ter ideia da vantagem disso, pessoas físicas precisam declarar imposto de renda a partir de mais ou menos 29 mil reais de renda ganha no último ano.

Sem falar que estar registrado formalmente passa mais autoridade, legitimidade e segurança para seus clientes e potenciais consumidores.

Três dicas rápidas e que farão diferença

Você acabou de ler três dicas rápidas e eficazes para gestão de empresas. Elas podem, e devem, ser aplicadas em qualquer ecommerce, a fim de melhorar o desempenho e resultados da empresa.

Gostou do artigo de hoje e tá ansioso para aprender mais segredos para gerenciar melhor e fazer mais vendas com sua loja virtual?

Então assine nossa Lista Vip. Com ela, podemos informar a você sobre as principais atualizações do nosso portal de conhecimento.

Nele, você tem acesso a conteúdos diários e exclusivos, com temas pertinentes para quem é da área do comércio eletrônico.

Contamos com você entre os nossos Vips. Boas vendas e até mais!

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.