Última atualização em 28 de setembro de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Se você está aqui, pesquisando sobre reviews no ecommerce, com certeza já ouviu falar do quão importantes são as opiniões dos consumidores para os outros consumidores.
Para se ter uma ideia, segundo o que contou Tatiana Pezoa, CEO da Trustvox, ao Ecommerce Brasil, 85% dos consumidores que compram pela internet leem reviews de outros usuários antes de finalizar uma compra. E veja só que boa notícia: 92% dos clientes tendem a falar bem da experiência de compra durante um review!
Sabendo disso, o tema com certeza chama muito a nossa atenção. No artigo de hoje vamos dar algumas dicas para que você utilize os reviews em sua loja virtual da melhor maneira possível… Vamos lá!
Reviews no ecommerce: onde exibir?
Antes de falarmos sobre o porquê dos reviews funcionarem, vamos dar algumas sacadas sobre onde você deveria exibi-los para alcançar os melhores resultados.
Apesar de algumas lojas virtuais contentarem-se com o básico, exibindo as opiniões dos consumidores somente na página inicial do site, é possível ser criativo e ir muito mais longe…
Uma tática interessante, por exemplo, é mostrar reviews e notas de produtos assim que o usuário visualiza a página do carrinho de compras — já foi comprovado que essa estratégia tem potencial para diminuir bastante o abandono de carrinhos.
Além disso, você também pode divulgar suas notas e reviews através das redes sociais, email marketing e até na própria embalagem dos produtos… Bem criativo, não?!
Por que a estratégia funciona?
Agora que você já entendeu como e onde exibir os reviews, vamos falar um pouco sobre o porquê deles funcionarem tão bem no varejo:
1 – Consumidores confiam na opinião de outros consumidores
Ao falar bem do próprio produto, o empreendedor pode até convencer, mas a estratégia, sozinha, não é muito poderosa.
Por saber que você, o dono do negócio, está interessado em vender, o consumidor quase sempre se blinda, aceitando com algumas ressalvas aquilo que é falado.
Ao deparar-se com um review escrito por outro usuário, porém, a confiança é total. Ele acredita integralmente nas palavras daquela pessoa, já que ela não ganha nada falando bem ou mal do produto analisado.
2 – Boa quantidade de reviews = prova social
Digamos, por exemplo, que um determinado produto venda muito e, consequentemente, ganhe muitos reviews. Automaticamente, ao acessar a página de vendas, um cliente ficará com a sensação se que aquele produto é muito procurado… Logo, deve ser bom.
Isso gera mais vendas, que geram mais reviews, que geram mais vendas e assim por diante.
3 – Reviews evitam o abandono do carrinho
Para Tatiana Pezoa, a CEO da Trustvox que citamos no início do texto, os reviews são uma arma poderosíssima na hora de evitar o abandono de carrinhos. Ao visualizar comentários de clientes reais, um usuário tem mais chances de ter certeza de que está fazendo um bom negócio e, consequentemente, finalizar o pedido.
4 – Reviews respondem dúvidas comuns
É claro que você conhece muito bem o seu produto, mas será que, às vezes, não acaba esquecendo de explicar algum detalhe ou nuance que venha a ser relevante para o consumidor final?
Nesse caso, os reviews de clientes antigos podem tocar nos pontos ignorados por você e tirar as dúvidas dos novos clientes, servindo como estímulo para que eles finalizem a compra.
5 – Reviews trazem insights para melhorar o negócio
Por fim, se você quer fazer sucesso nos negócios, precisa levar em consideração, antes de qualquer coisa, a opinião dos seus clientes.
Nesse caso, nada mais eficiente que ter acesso aos reviews para entender o que eles valorizam, do que reclamam, em quais ocasiões mais utilizam o produto etc.
Como incentivar os consumidores a deixarem a sua opinião?
Se você está convencido de que os reviews são mesmo uma arma para o seu negócio, chegou a hora de começar a utilizá-los! Para isso, vale tentar algumas estratégias como:
- Oferecer descontos em futuras compras em troca de reviews
- Enviar um panfleto junto com o produto pedindo um review
- Solicitar reviews através de emails automáticos disparados após a chegada do produto
- Criar uma hashtag para a sua marca e coletar reviews através do Instagram
- Utilizar serviços como o próprio Trustvox para coletar os reviews
Se você gostou do conteúdo e quer continuar aprendendo cada vez mais sobre ecommerce, não deixe de dar o play no vídeo abaixo. Nele, o especialista Bruno de Oliveira fala sobre a importância de pessoalizar a sua marca:
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