Última atualização em 7 de junho de 2021 por
Você usa Chatbot para atendimento em sua loja virtual? Se a resposta for não, então, você pode estar perdendo uma boa oportunidade para otimizar a comunicação e atendimento da sua empresa…
Isso porque o chatbot pode ser programado para realizar vários atendimentos simultaneamente. E você sabe o porquê disso ser extremamente importante para seu negócio, certo? Há mais oportunidades de fechar vendas!
Na prática, seus clientes podem ser respondidos de forma mais rápida por meio do chatbot. E, para melhorar ainda mais, você terá a satisfação dos consumidores e mais tempo para realizar outras tarefas que demandam mais da sua equipe de relacionamento…
Mas vamos entender mais sobre Chatbot para atendimento a seguir… Veja!
O Que é Chatbot?
Um chatbot, também conhecido como chatterbot, é uma programação que simula a conversa de um ser humano durante um atendimento por meio de interações de texto ou voz. Ou seja, um robô que conversa pelo chat com os clientes.
Um bom exemplo disso é quando a pessoa precisa de mais informações sobre um produto, formas de pagamento etc. Então, nesses casos, é possível utilizar os chatbots ou assistentes virtuais para atender a essas demandas…
E mais do que isso…
A adição de assistentes de chatbot não apenas reduz os custos indiretos, fazendo melhor uso do tempo da equipe de suporte, mas também permite que seu negócio forneça um nível de serviço ao cliente durante as horas em que os colaboradores não estão disponíveis.
Os chatbots podem ter vários níveis de complexidade, abordando cada conversa como se estivesse interagindo com um novo usuário… Ou pode revisar interações anteriores e enquadrar novas respostas neste contexto, por exemplo.
Portanto, otimizar o atendimento do seu Ecommerce através do Chatbot pode ser uma boa estratégia, já que essa ferramenta é bastante importante para acelerar a comunicação entre empresa e cliente…
E você conseguirá administrar melhor o seu tempo e da sua equipe e dedicar-se a outras funções.
Como o Chatbot Funciona?
Os chatbots são projetados para interagir com humanos, identificando a intenção de um usuário em um determinado site ou loja virtual. Também extraem informações relevantes, analisam e compartilham a resposta mais apropriada…
São desenvolvidos com base em tecnologias de inteligência artificial (IA), incluindo algoritmos de aprendizado profundo, processamento de linguagem natural…
Além disso, a parte mais importante da implementação de um chatbot é selecionar o mecanismo correto. Isto é: se o seu cliente interage com o bot por voz, o chatbot vai precisar de um mecanismo de reconhecimento de voz…
Dessa forma, em suas vendas, um chatbot pode ser uma maneira rápida de os vendedores obterem números de telefone dos potenciais clientes, por exemplo. É uma boa estratégia para manter o contato com os consumidores, não é mesmo?
Quais as Vantagens Para seu Ecommerce?
1- Aumento do Autoatendimento
Um chatbot tem a capacidade de substituir as interações humanas em suas tarefas de rotina, além de automatizar fluxos de trabalho e atender às necessidades dos seus clientes com o melhor de sua capacidade…
Logo, isso ajuda a elevar os níveis de autoatendimento para sua empresa, o que não é só atraente para os consumidores, mas também oferece um suporte mais econômico e prático para funcionários e clientes em diferentes pontos de interação.
No entanto, vale ressaltar que o chatbot apenas assume as tarefas que pode executar, mas passa para o colaborador da empresa o que se torna mais complexo ou se um cliente solicitar falar com um agente…
O autoatendimento é uma ótima maneira de reduzir a carga pesada em um help desk ou centro de atendimento ao cliente e garantir que os usuários não sejam deixados de lado.
2- Disponibilidade Constante
Por serem robôs, os chatbots podem ficar ativos 24 horas por dia, 7 dias por semana…
Isso significa que ficam disponíveis a todo o momento para responder às solicitações fora do expediente. Algo necessário para uma empresa, não acha?
Como não se pode determinar quando um cliente pode precisar tirar dúvidas ou registrar uma reclamação, é importante disponibilizar um contato após o expediente em um nível de conveniência esperado pelo consumidor de hoje…
Portanto, é válido ressaltar que não há custo adicional para ter um chatbot trabalhando dia e noite e, melhor ainda, as oportunidades de vendas não são perdidas.
3- Experiências Consistentes com o Chatbot Para Atendimento
A inteligência artificial oferece a capacidade de um assistente virtual responder de forma mais consistente e precisa aos clientes…
Ou seja, as conversas podem ser planejadas usando o tom da marca para que possam entregar uma identidade mais consistente. O chatbot também pode automatizar fluxos de trabalho manuais e sujeitos a erros, aumentando os níveis de precisão.
Além disso, como vários chatbots são construídos para diferentes pontos de interação e casos de uso, é possível centralizar os componentes principais, como linguagem, lógica de negócios e conversas, e disponibilizá-los para todos os bots.
4- Alcance Frequente e Proativo
Os chatbots não servem apenas para responder a solicitações de entrada, mas também podem ser proativos. E, uma vez que não custa ter chatbots chegando aos usuários, eles oferecem outra camada de possibilidade de vendas e para um modelo de engajamento…
Com isso, os chatbots podem desempenhar um papel importante na retenção de clientes, renovação, cobranças, fidelidade, desempenho ou programas que se beneficiaram de interações mais frequentes ao longo de um determinado ciclo de vida ou processo.
5- Personalização
A inteligência artificial e o aprendizado de máquina permitem uma maior personalização das experiências do seu cliente, o que é um diferencial cada vez mais importante quando o assunto é vender online…
Assim, as soluções de chatbot que podem se basear em dados, filtrando as características de clientes específicos e assim fornecer as melhores informações para esse determinado consumidor. Isto é: sempre alinhadas aos seus interesses de compra…
Porém, toda tecnologia precisa ser verificada rigorosamente, pois há algumas situações que podem trazer algumas dificuldades para o lojista…
Quais os Desafios no Uso do Chatbot Online?
Embora os chatbots melhorem a experiência do cliente e beneficiem diversos modelos de negócios, esses sistemas também podem apresentar alguns desafios…
Um dos maiores deles é que a tecnologia do chatbot ainda é nova e, portanto, enfrenta novos obstáculos com os quais a sua empresa pode não saber lidar, como hackers ou até a mudança constante dos consumidores . Felizmente, os bots habilitados para IA podem aprender com cada interação e melhorar seus próprios comportamentos…
Além disso, a segurança do chatbot pode ser outra questão. Seus clientes devem confiar no chatbot o suficiente para compartilhar seus dados pessoais. Portanto, sua empresa deve garantir que os chatbots sejam projetados apenas para solicitar dados relevantes, bem como para transmitir esses dados com segurança pela Internet…
E o design do chatbot deve ser seguro e capaz de impedir que hackers tenham acesso à interface de chat!
Outro desafio consiste nas diferentes maneiras que as pessoas se expressam, que podem ser difíceis para um chatbot entender. Por exemplo: seu cliente pode usar gírias, palavras com erros ortográficos, abreviações ou siglas…
E por isso a tecnologia do chatbot deve ser capaz de se adaptar e compreender esses elementos de aleatoriedade e espontaneidade!
Dessa maneira, as empresas que utilizam esse tipo de sistema de atendimento precisam atualizar e aprimorar seu chatbot de forma consistente para garantir que seus clientes fiquem satisfeitos e sintam que estão falando com uma fonte confiável e inteligente.
Diante disso, estando ciente desses desafios, vale analisar cuidadosamente o seu próprio negócio para ter certeza da sua escolha. Afinal, o chatbot vai ajudar ou não a sua empresa?
Lembre-se que essa ferramenta é moderna, ágil, facilita diversos processos e pode contribuir fortemente para o sucesso de vendas da sua empresa!
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