Última atualização em 25 de maio de 2021 por Maria Alice Medeiros
“O que é markup?” é uma dúvida que permeia a mente de vários empreendedores. Basicamente, o markup vai te ajudar a ultrapassar o obstáculo de definir preços de venda para o seu negócio.
Com esse índice, você terá a possibilidade de calcular o preço ideal de cada produto ou serviço comercializado com base nos custos envolvidos e na margem de lucro desejada…
Assim, fica mais simples se certificar de que o faturamento será o suficiente para cobrir os gastos da empresa e ainda gerar o lucro necessário.
Se você ainda não usa o markup para precificar os seus produtos e quer entender melhor sobre o assunto, este artigo vai te ajudar nesse sentido!
O que é Markup?
O Markup é considerado como um índice para auxiliar na formação do preço de venda de uma mercadoria. Esse recurso é mais usado no comércio varejista, já que possibilita a marcação rápida dos preços de itens…
No entanto, é preciso ficar atento ao fato de que utilizar somente o markup como referência para precificação não é o ideal. Isto é, é válido encarar esse mecanismo como mais um meio para a tomada de decisão dos preços a serem estabelecidos.
Quando o preço do produto estiver definido, você conseguirá analisar seus fatores internos de produção e fazer um comparativo com o que o mercado em geral está ofertando…
E, depois de chegar ao preço final, caso esse valor não se mostrar fiel à média, isso pode ser um indicativo de que algo na sua produção precisa ser revisto, por exemplo.
Qual a importância do Markup?
Com o Markup você terá a possibilidade de limitar os descontos sem afetar a lucratividade. Ou seja, todos seus colaboradores estarão mais atentos de até qual patamar poderão ir para atrair e fidelizar os clientes com possíveis promoções.
Além disso, vale destacar que o Markup tem o intuito de oferecer auxílio na aplicação do preço de venda, com o cálculo preciso sobre os custos, despesas e a margem de lucro…
E sua concepção ajuda a tornar a estratégia de precificação mais competitiva dentro do mercado. Isso é importante principalmente porque o preço de venda deve estar diretamente ligado à sobrevivência da empresa, além de ser justo diante do mercado em que o produto está inserido e, é claro, ser atrativo para o consumidor.
Quais Fatores Levar em Conta?
Na maior parte do tempo, a margem de markup leva em consideração a tradicional metodologia dos “rês Cs do marketing” para definição de preço: consumidor, concorrência e custo:
Consumidor
Reflita: quem é a persona de seu negócio? O que seu público vê como diferencial é o preço? A alteração do preço afeta diretamente o poder de decisão de compra da sua persona?
Responder a essas perguntas pode não ser fácil por causa do valor afetivo colocado por nós a partir do conceito do produto em si…
Mas, em resumo, esses fatores podem tornar o preço de um produto muito alto em relação à ideia de valor dos potenciais clientes.
Sendo assim, tenha sempre em mente que a precificação deve ser feita colocando os agentes externos na balança. Isso evita que seus produtos ou serviços sejam vendidos sem levar em conta o poder de compra do consumidor, o que seria um grande erro.
Custo
No que diz respeito ao custo, é sempre preferível pensar em ter os melhores fornecedores pelo menor preço, além de ficar muito atento ao sistema tributário no qual você se encaixa…
Em geral, os preços não devem ser somente calculados em cima dos custos, já que as pessoas avaliam também os benefícios percebidos. Mesmo assim, é importante definir um ponto de equilíbrio para decidir as estratégias de precificação e entender quais condições em diferentes preços tornam um produto lucrativo.
Concorrência
O nível de concorrência de um mercado é um grande influenciador no hora das estratégias de precificação…
Quando o mercado é dominado por empresas fortes, a competição tende a influenciar as reações das companhias no que diz respeito a mudanças de preço dos produtos. Algo que poderia significar até a perda ou o ganho na sua participação no mercado…
Isso porque os consumidores comparam os preços dos produtos. E, para muitas empresas, o preço pode indicar se um produto é similar ao outro ou se ele se diferencia em qualidade, por exemplo.
Logo, na hora de definir preços, é extremamente necessário ter o valor praticado pelo mercado como base, certo?
Assim, agora que você já sabe o que é markup, chegou a hora de aprender a como fazer o markup na prática…
Como calcular markup?
Lembre-se que o markup pode ser usado para definir os preços de produtos de forma individual ou genérica, dependendo de alguns fatores, como as necessidades e estratégias do negócio.
A primeira etapa para calcular o preço de venda por meio do markup é verificar as despesas fixas, as variáveis e o lucro presumido — fatores que determinam a base de cálculo do IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica).
Para encontrar o markup, a fórmula que pode ser usada é:
100 / [100 – (Despesas Fixas + Despesas Variáveis +Margem de Lucro Desejada)]
Assim, o índice encontrado será aplicado sobre o Custo de Mercadoria Vendida (CMV), sendo que a soma deles resultará no preço de venda do item, de forma que a comercialização seja favorável para sua empresa.
Para simplificar como funciona isso na realidade, vamos formular um exemplo:
-O custo de aquisição de um item é de R$50,00;
-As despesas fixas correspondem a 6% do custo unitário;
-As variáveis correspondem a 10%;
-O lucro estimado é de 30%.
Aplicando a fórmula do markup, temos:
100 / [100 – (6 + 10 + 30)] = 100 / (100 – 46) = 100 / 54 = 1,85.
Somando o índice encontrado ao CMV, calculamos o preço de venda: 50 x 1,85 = 92,50.
Ou seja: para que a comercialização do produto seja suficiente para cobrir os custos (fixos e variáveis) e ainda obter a margem de lucro esperada, ele deveria custar R$92,50.
Dessa forma, entender o que é markup e como ele funciona é uma forma de conseguir precificar suas mercadorias garantindo um bom retorno financeiro com as vendas e ainda aplicando um preço justo para seus clientes – melhorando automaticamente a competitividade também.
Vale a Pena Utilizar o Markup?
O preço de Markup possui dezenas de vantagens para a sua empresa se tornar um grande sucesso…
Podemos citar novamente a facilidade na precificação de todos os itens, permitindo que os produtos estejam prontos para irem à prateleira.
Outro ponto positivo para o negócio pode ser notado no aumento de lucro da empresa. Isto é: quando você leva em consideração o preço de Markup, fica muito mais fácil definir preços estratégicos para seus produtos e serviços, podendo gerar mais lucro para o seu negócio…
No entanto, vale ressaltar um ponto de atenção na utilização do Markup. Esse método pode representar um risco no que diz respeito à margem de lucro, já que pode desconsiderar alguns valores envolvidos. Na hora de estabelecer os gastos com impostos, por exemplo, pode haver inconsistência no percentual de tributos, como PIS, COFINS e ICMS.
Dessa forma, você pode e deve analisar com cautela todos os lados na utilização do Markup no cotidiano da sua empresa. E, portanto, decidir qual a estratégia de precificação que melhor encaixa com o seu negócio!
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