Última atualização em 24 de março de 2021 por
O possível fim do dinheiro físico é um assunto que vem sendo discutido há algum tempo no mercado. Isto é, em meio a forte alta do Ecommerce nos últimos meses, muito tem se falado sobre a diminuição do uso das cédulas para a realização de compras.
Trazendo essa realidade para números, só no 4º trimestre, as compras online geraram um faturamento para o Ecommerce de R$ 38,6 bilhões, representando uma alta de 55,9% em relação ao mesmo momento de 2019…
Assim, em meio a todo esse cenário, não dá para ignorar o desempenho que o dinheiro físico tem atingido no mercado em geral…
Neste artigo, vamos apresentar detalhes sobre o possível fim do dinheiro físico e apresentar mais informações sobre um meio de pagamento que está conquistando cada vez mais as pessoas na hora da compra. Acompanhe!
Dinheiro Físico Apresenta Queda de Mais de 30%
É o que aponta o relatório global de tendências de meios de pagamento (The Global Payments Report)…
Na prática, o dinheiro físico foi usado apenas em 20,5% do total de transações em pontos de venda ao redor do mundo, o que representa uma queda de 32,1% em relação ao ano de 2019…
Além disso, na América Latina, o uso do dinheiro de papel, que é a base do comércio no continente, teve uma queda de 35% em 2020…
Em contrapartida, o cartão de crédito obteve um aumento de 17%, atingindo 26,1% dos gastos em 2020. E os cartões de débito chegaram a 23,2% do total de transações.
Já no Brasil, em específico, houve uma queda em relação aos pagamentos em dinheiro vivo. Em 2019, as cédulas foram atualizadas em 47% das transações, já em 2020, esse percentual caiu para apenas 35% aqui no país.
Mas há outro fator que chama a atenção nesse cenário…
A pesquisa não fala sobre isso – provavelmente por ainda ser algo recente -, mas quando o assunto são os meios de pagamentos utilizados aqui no Brasil, NÃO DÁ para ignorar o Pix. Não é verdade?
O método de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central tem movimentado diversas transações no mercado nacional…
Pix Hoje Representa a Maioria das Transações Bancárias do País
O Pix surgiu como um meio de pagamento instantâneo para facilitar tanto a vida do comerciante, quanto a do comprador…
Transações que demoravam dias para cair na conta, com o Pix, são efetuadas na mesma hora. E o serviço fica disponível durante 24 horas e em todos os dias da semana, incluindo feriados.
Ou seja: um grande facilitador quando o assunto é fechar vendas de forma prática e rápida. Não é à toa que o meio de pagamento vem ganhando cada vez mais espaço no mercado…
Para você ter uma ideia, hoje o Pix representa 78% das transações bancárias realizadas no Brasil.
Assim, não há muito como escapar…
Independentemente da queda do uso de dinheiro físico, a realidade para quem vende – seja online, em lojas físicas ou nos dois – é ofertar o máximo possível de opções de pagamento para os clientes…
Múltiplas Formas de Pagamento é a Pedida
Sim, é uma realidade que a opção de fazer pagamentos em dinheiro está diminuindo nos hábitos do consumidor…
A verdade é que as cédulas de papel estão sendo substituídas por outros meios de pagamento, como cartão de crédito, débito e o próprio Pix.
Sendo assim, não há muito como fugir: é preciso fornecer o máximo possível de formas de pagamento para os compradores…
Isto é, todas as formas de pagamento são importantes, claro. Mas com o crescimento das vendas online, a adoção do dinheiro vivo está realmente ficando para trás…
Portanto, anote a dica: disponibilizar mais opções de pagamento para o seu consumidor e o deixar escolher qual delas utilizar, é uma forma de ATRAIR e FIDELIZAR mais clientes. É estratégia de ouro para não perder nenhuma oportunidade de venda.
Então, se hoje o seu negócio depende prioritariamente do dinheiro físico, é melhor repensar as estratégias de venda do seu negócio o quanto antes!
Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.