Última atualização em 30 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Em um ano marcado pela pandemia e seus efeitos nos hábitos dos consumidores, a Black Friday 2020 não poderia ter sido diferente: foi um verdadeiro sucesso de vendas no Ecommerce.
Na verdade, as expectativas para a Black Friday de 2020 já eram bem animadoras…
De acordo com um relatório feito pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), era esperado que o principal evento do varejo movimentasse por volta de R$ 3,74 bilhões…
Agora, passado o evento, será que o resultado foi tão positivo como o aguardado? É o que mostrarei nos tópicos a seguir. Acompanhe!
Black Friday Brasil 2020 Tem Alta de 25%
Sim, as vendas na Black Friday 2020 foram avassaladoras…
De acordo com relatório da Ebit/Nielsen, as vendas pela internet durante o evento atingiram R$ 4 bilhões, nos dias 26 e 27 de novembro.
Uma quantia 25,1% superior a Black Friday 2019…
Além disso, só na sexta-feira o faturamento foi de R$ 3,1 bilhões, representando uma alta de 24,8%…
Com isso, ao todo, foram 4,6 milhões de pedidos realizados pela internet, marcando um crescimento de 15,5%…
O ticket médio, por sua vez, foi um pouco mais baixo que a edição da Black Friday 2019. Este ano, os consumidores gastaram, em média, R$ 679, enquanto no ano passado a quantia foi de R$ 634.
Mas não só isso…
A Black Friday 2020 também chamou a atenção para outro fato importante: aumento nas reclamações.
Ainda de acordo com o levantamento, as reclamações dos consumidores em relação às empresas foram sobre:
- Propaganda enganosa (27,01%);
- Dificuldades com a conclusão de compras (10,12%);
- Diferença de valores (9%).
E mais:
O site Reclame Aqui informou o registro de 9.160 reclamações ao longo da Black Friday 2020, o que, na prática, simbolizou uma alta de 4,09% em relação ao ano passado…
Isto é, apesar do forte índice nas vendas, as transações feitas pela internet também renderam um bom volume de consumidores insatisfeitos.
De qualquer forma, independentemente disso, o contexto geral foi realmente positivo…
A Black Friday 2020 foi tão importante, que sinalizou alguns comportamentos das empresas que fizeram a diferença para alavancar as vendas…
Esquenta Foi Crucial Para o Recorde da Black Friday 2020
Os dias que antecederam a Black Friday 2020 foram excelentes para quem vende pela internet…
Entre 19 e 27 de novembro, as empresas online faturaram R$ 6 bilhões, ou seja, 30% a mais que o ano passado.
Ao todo, mais de 10,6 milhões de pedidos foram feitos no período…
Na prática, isso significa o quanto os dias anteriores à Black Friday estão ficando a cada ano mais relevantes para os empresários…
Isso porque os consumidores estão mais atentos ao evento. Isto é, está a cada dia mais comum encontrar pessoas aguardando a data da Black Friday para comprar produtos.
Inclusive, uma pesquisa recente realizada pela Social Miner já indicava que isso poderia acontecer…
Na ocasião, o levantamento da startup especialista em comportamento de consumidores no Ecommerce apontou:
- 63% dos consumidores brasileiros pretendiam fazer compras no evento;
- 18% estavam indecisos;
- 11% já haviam começado a aproveitar os descontos prévios da Black Friday.
Desse modo, fica claro que a pandemia realmente fez os consumidores mudaram consideravelmente seus hábitos…
Entretanto, uma dúvida surge em meio a tudo isso: será que esse comportamento do consumidor vai perdurar para o futuro?
Já Dá Para Pensar na Black Friday 2021?
Um fato precisa ser dito: ninguém quis deixar passar os descontos, promoções e demais ações para aproveitar ao máximo a Black Friday 2020.
E a tendência é isso continuar…
Principalmente porque, hoje, os consumidores tomaram gosto pelas facilidades das compras online…
Segundo um estudo elaborado pela Kearney, há um cenário muito positivo para o Ecommerce para os anos de 2020 a 2024.
A projeção indica que os novos hábitos das pessoas podem trazer cerca de R$ 69 bilhões em vendas adicionais ao Ecommerce…
Diante disso, o comércio eletrônico deve crescer em torno de 17,3% ao ano, atingindo R$ 211 bilhões em 2024.
Na prática, isso significa muitas coisas…
A primeira delas são os excelentes resultados que poderão ser atingidos, claro.
Mas também indica um ponto de atenção aos empresários – principalmente em eventos como a black Friday:
Os consumidores estão mais atentos a como aproveitar ao máximo as compras online…
Isto é, eles sabem como acompanhar a oscilação de preço de produtos, estão atentos as melhores formas de pagamentos, priorizam melhores fretes etc.
Diante disso, as empresas também precisam acompanhar este movimento e não deixar passar nenhum gargalo que posso prejudicar as vendas.
A Black Friday 2020 serviu como um ótimo exemplo do que está por vir:
Consumidores atentos, rápidos e prontos para reivindicarem quando não são devidamente atendidos.
Gostou do artigo? Então, para não perder essas e outras informações sobre o mercado de Ecommerce, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.