Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Durante um momento de crise, sempre existe a preocupação sobre o que pode acontecer com o Ecommerce e quais impactos a mudança de comportamento do consumidor pode gerar. É por isso que você precisa estar atento e saber quais são os pontos de atenção para proteger o seu negócio.
Para se ter uma ideia, momentos de incerteza podem afetar qualquer negócio, mesmo os que parecem mais promissores. O segmentos de moda, que antes era um dos que mais lucrava no Ecommerce, hoje, é um dos mais afetados pela crise (veja Aqui os Reflexos da Pandemia nas Vendas Online).
Só que, mesmo que o seu Ecommerce seja um desses setores que apresentam queda, nem tudo está perdido. Você pode se adaptar à situação e criar soluções para manter sua empresa de pé neste momento.
E, pensando em te ajudar nestas soluções, trouxemos algumas ideias para você aplicar e sobreviver a este período delicado.
Blindando seu Ecommerce
Tenha em mente que, neste momento, seu foco deve estar na sobrevivência do negócio. Para isso, é preciso se preparar para impedir ou, pelo menos, reduzir qualquer impacto que uma crise pode gerar no seu negócio.
Abaixo, colocamos os pontos cruciais para você ter atenção.
1 – Reavalie e seu planejamento antigo
Diante de qualquer crise, é natural que o comportamento e prioridades mudem, de modo que seu planejamento pode não estar de acordo com o momento. Neste caso, a atitude mais inteligente é fazer um novo planejamento mais condizente com a situação.
Para isso, avalie todos os setores da sua empresa, reveja as ações, os objetivos e metas.
Evite metas insanas, pois isso pode acabar te frustrando e acabando com o seu Ecommerce.
2 – Adapte-se e inove
Em períodos de crise, você deve se adaptar ao momento. Há muitas incertezas e muitas mudanças acontecendo ao mesmo tempo, é preciso ficar de olho ao que acontece e ser flexível e inovar.
Quando digo que você precisa inovar, não falo de criar algo novo, mas saber criar uma nova forma de lidar com os problemas, focando em uma solução que atenda às suas necessidades do momento.
Por exemplo: com o isolamento social, as pessoas usam mais internet. Sabendo disso, você pode aproveitar e expandir a comunicação online do seu Ecommerce. Se só usava uma rede social para falar com eles, pode começar a usar o e-mail marketing ou Whatsapp para mandar informações e criar relacionamento.
Procure saber o que está acontecendo e procure soluções novas para os problemas do seu negócio.
3 – Multiplique seu leque de produtos
Um problema que pode surgir neste momento, caso seu Ecommerce tenha toda a renda vindo de um só produto, é que esse produto pode ter queda nas buscas, sair de linha ou ficar sem matéria-prima. E, com isso, o faturamento do negócio entra em queda.
Essas são questões que costumam surgir especialmente num período de crise, porque o comportamento das pessoas mudam. O que ontem elas gostavam e queriam, hoje pode não ser prioridade.
Então a melhor saída para o seu Ecommerce é tentar variar o leque de produtos. Ou seja: colocar outros produtos dentro da loja que tenham potencial de gerar faturamento, diminuindo o monopólio daquele primeiro produto.
Assim, caso o produto principal sofra reajuste de preço, acabe a matéria-prima da produção ou o estoque, a empresa consegue se manter através de outros produtos, diminuindo o impacto no faturamento.
4 – Organize as finanças do Ecommerce
Ter dinheiro em caixa em momentos de crise deve ser uma prioridade. Em primeiro lugar, porque o Ecommerce precisa se sustentar caso haja queda brusca no volume de pedidos.
Reavalie os gastos, crie planejamentos estratégicos e entenda que, neste momento, haverá mudanças na margem de lucro. Evite ao máximo fazer gastos desnecessários, pois sua receita pode diminuir e você não terá como pagar. Foque no que é essencial.
Manter um fluxo de caixa positivo é essencial para conseguir ter capital de giro e sair de uma crise de forma sólida e saudável.
Negocie com seus fornecedores, amplie os prazos, veja com ele como vocês dois podem se ajudar neste momento sem que prejudique o caixa de ninguém.
O segundo ponto que exige controle das finanças do Ecommerce é que, quando o pico da crise passar, podem surgir oportunidades.
Essas oportunidades estão relacionadas à formas de pagamento e construção de estoque, muitas vezes, e até de aquisição de outra empresa que já foi muito boa, mas teve uma gestão ruim no período.
Nessas horas, quem tem mais liquidez consegue fazer um negócio melhor e sair mais forte.
Planeje de perto cada etapa dos processos para evitar perdas. Para isso, você precisa de informações precisas e confiáveis.
Uma ferramenta fundamental em qualquer negócio e que fica mais evidente da sua necessidade nos momentos de crise são os sistemas ERP. Esse sistema faz o gerenciamento da empresa como um todo, armazenando todas as informações em um só banco de dados.
Quer saber mais sobre essa ferramenta? Confira um artigo sobre as Ferramentas de Gestão.
5 – Evite fornecedores únicos
Assim como concentrar seu faturamento em um só produto pode trazer prejuízo, ter um só fornecedor também não faz sentido. O seu fornecedor pode passar por algum problema durante a crise e ficar sem entregar, ou pode demorar demais para repor os produtos. E, nessas horas, seu Ecommerce será prejudicado.
Especialmente quem faz importação de produto, vale a pena entender quais são os fornecedores internos que pode ter, mapeando-os. Mesmo que você só os utilize em momentos de emergência, pelo menos saberá de onde comprar e não vai precisar entrar em desespero caso o fornecedor principal pare.
Comece a procurar fornecedores próximos para conseguir repor estoque rápido e manter o negócio em pé.
7 – Seja cauteloso
Em momentos de crise, é preferível não se arriscar.
Como não se sabe o que pode vir a acontecer no mercado, a dica é ter cautela.
Vivemos em um momento que prometia uma aceleração da economia, mas nos deparamos com uma instabilidade. Neste caso, é preferível ter cautela nos negócios para entender o que está acontecendo.
8 – Não esqueça dos clientes
Independentemente do que aconteça, você não pode esquecer dos clientes. Afinal, são eles que mantêm seu Ecommerce.
Em momentos instáveis como este, esteja perto do seu público-alvo, observando as mudanças de consumo. Analisar os novos movimentos do seu consumidor pode gerar insights que podem ajudar o seu Ecommerce no momento.
Por exemplo: apesar da diminuição do consumo no físico devido ao isolamento, as pessoas continuam comprando. Como muitos estão evitando sair de casa, houve aumento de 40% nas vendas online, desde que começou a distanciamento social.
Continue investindo no mercado online neste momento, pois a tendência é que os clientes evitem cada vez mais lugares com muitas pessoas.
Além disso, aproveite este momento para criar um relacionamento ainda mais próximo com o seu cliente. Invista em conteúdos de qualidade e em um bom atendimento. Este pode ser um momento de ser uma referência e mostrar que é uma autoridade no seu nicho.
Assim como você, seu público também está com medo e passando por um momento difícil. Você também pode criar ofertas condizentes com o momento para que o seu cliente perceba que você se importa com ele.
Você pode olhar os históricos de compras e entrar em contato para oferecer descontos ou promoções. Só lembre que essas ações talvez não se sustentem por muito tempo. Então, também pense em como pode reinventar os produtos ou a forma que os vende.
9 – Seja ágil
Ponha em prática tudo que você pode controlar agora. Não fique esperando um momento certo para agir ou que a crise passe para fazer alguma coisa.
Pense a longo prazo… Se esta crise está estimulando cada vez mais pessoas a consumirem pela internet, é uma chance de posicionar seu negócio e se fortalecer.
Foque no que realmente importa
Você vai dar todos os passos para evitar ter perdas no período, mas não se iluda achando que é hora de crescer. Momentos de crise pedem cautela e foco na sustentação do seu Ecommerce.
Com tantas mudanças acontecendo e sem nenhuma perspectiva de como será o futuro, você pode ainda se sentir perdido no que fazer.
Para ajudar os empreendedores nesta crise, o grupo Ecommerce na Prática criou a Jornada do Empreendedor Imbatível.
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