Última atualização em 9 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Mesmo tendo um dos maiores preços do mercado, o crescimento da Apple é imbatível. As estratégias de marketing são um dos principais fatores para essa realidade. Confira aqui quais são elas e como conseguem diferenciar a marca da maçã de todas as outras.
O grande poder da Apple
Em 2018, a Apple passou a valer mais de 1 trilhão de reais. Para você ter uma ideia, isso representa mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. E, se a empresa fosse um país, seria a 17ª maior economia do mundo.
Sem dúvidas, os produtos em si contribuem para esse sucesso. O iPhone, iPad, iWatch e todos os outros revolucionaram o mercado devido à sua usabilidade e design.
Mas, além disso, as excelentes estratégias de marketing fizeram com que a Apple saísse na frente de vários concorrentes. São poucas empresas que têm verdadeiros fãs que ficam horas na fila em um lançamento.
Para chegar a este sucesso, a Apple fez muito mais do que outros negócios tradicionais.
1 – Propagandas assertivas
Diferentemente de muitos negócios, a Apple não se preocupa em gastar milhões nas propagandas online. Por mais que elas sejam importantes, a empresa percebeu que existem 2 propagandas que geram mais resultados:
- Influenciadores;
- Recomendações positivas da mídia.
E sabe o que as duas têm em comum? Funcionam como prova social.
Esse é um dos gatilhos mentais mais poderosos para persuasão. Os consumidores confiam muito mais em outras pessoas do que em empresas, e é exatamente isso que a prova social gera: confiança.
Nada melhor do que ter vários clientes falando bem dos seus produtos para outros.
Phil Schiller, vice-presidente de marketing da Apple, afirmou em 2007, quando lançaram o iPhone, que eles mal pagaram por propagandas porque não havia necessidade.
A quantidade de boas avaliações dos consumidores em vários portais diferentes foi mais do que o suficiente para gerar mais vendas.
Por mais que você não possa contratar o Brad Pitt para ser o seu garoto propaganda ou ter uma matéria no jornal sobre o seu produto, pode gerar prova social de outras formas.
Existem vários influenciadores acessíveis que podem fechar parcerias com você. Além disso, procure sempre por depoimentos de clientes para postar em todas as redes sociais.
2 – Simplicidade
Os consumidores ficam sobrecarregados com a quantidade de informações que recebem todos os dias. Para reduzir essa confusão, a Apple pensa sempre em diminuir os textos de venda.
Eles deixam de lado os termos técnicos e passam a usar linguagem bem mais simples e que seja assertiva com a persona.
“Quanto mais simples, melhor” é um ditado que a Apple aplica até mesmo em seus produtos, criando sempre versões mais finas e com pesos menores.
O mesmo funciona para o layout da página. Sites limpos e minimalista são melhor vistos e carregam com mais facilidade nos celulares – um fator importantíssimo para qualquer Ecommerce.
3 – Menos preço e mais valor
Muitos empreendedores acreditam que brigar por preço é uma boa estratégia para combater a concorrência e vender mais.
Porém, competir por preço tem mais chances de trazer prejuízo do que lucro. Sempre terá alguém disposto a diminuir a precificação, criando um ciclo vicioso que prejudica os empresários.
A Apple encontrou outra forma de lidar com isso.
Sabemos que os preços dela são um dos maiores do mercado e, ainda assim,a marca consegue fazer filas de espera quando lança novos produtos.
A razão disso é que, em vez deles focarem no preço, eles se preocupam em transmitir valor para os clientes.
Todos os dias, a Apple reforça os benefícios do produto: melhor qualidade, com ótimos serviços, atendimentos, suporte, design inovador…
Além disso, comprar na Apple vai além de passar o cartão de crédito e sair com um produto. O processo é uma verdadeira experiência.
Os lojistas são sempre atenciosos, o telemarketing funciona perfeitamente, é possível entregar um celular antigo e ganhar descontos em um novo. Ou seja, você nunca vai ficar na mão.
Quando uma empresa, seja de qual nicho for, valoriza o cliente de verdade, o resultado é esse: não importa quanto caro seja o seu produto, as pessoas vão comprar.
4 – Foco na emoção
No marketing, deixar a emoção de lado pode ser um grande erro.
Vários estudos comprovam isso, mas talvez o mais famoso seja o do Jonah Berger, autor do livro “Contágio: Por que as coisas pegam”.
Segundo ele, conteúdos com fortes estímulos positivos viralizam mais do que aqueles que não geram nenhuma emoção e são negativos.
A neurociência também comprova isso. Quando os consumidores avaliam marcas e empresas, eles utilizam mais partes do cérebro que estão associadas aos sentimentos e experiências, e não fatos.
Pensando nisso, todas as propagandas a Apple têm esse foco.
Em vez de mostrarem os detalhes dos produtos, podemos ver o famoso anúncio de margarina: pessoas felizes e confortáveis com os itens em mãos.
Por isso, quando for divulgar o seu produto, preocupe-se em transmitir emoção aos consumidores. Use gatilhos mentais e mostre como o seu produto vai resolver os problemas deles, tornando-os mais felizes.
5 – Comunicação assertiva com a persona
Quando digo “deixam de lado os termos técnicos”, não significa que você nunca vá encontrá-los. No site, eles são facilmente vistos.
Porém, esse não é o foco da comunicação da empresa. Essas informações ficam no fim da página e, até chegar nelas, o usuário terá visto várias imagens e textos para incentivar a compra de forma emocional.
A Apple entende a preferência da sua persona – que, no caso, é não sobrecarregá-los de informação e utilizar linguagem familiar -, deixando-os confortáveis.
Por exemplo, o iPhone é mais do que um simples computador, ele “tem o poder de um computador da Apple do tamanho das suas mãos”.
Já o iPad também não é um tablet comum, mas “um computador diferente de qualquer computador”.
6 – Criação de uma comunidade
Já comentei antes sobre as longas filas que os fãs da marca fazem quando um novo produto é lançado. A Apple conseguiu formar uma verdadeira comunidade que cresce a cada ano.
Isso acontece porque ela criou uma personalidade de marca, que é jovem, divertida, inovadora… diferente dos seus concorrentes.
O famoso slogan “Think Different” (em português, “Pense diferente”) se baseia nisso.
Quando o slogan surgiu, a propaganda começava dizendo “Isto é para os loucos. Os desajustado. Os que veem as coisas de forma diferente”.
Isso fez milhares de pessoas se conectarem com a marca.
Assim, nasceu uma legião de fãs que passaram a se identificar e acreditar que a Apple entende seus problemas.
E melhor ainda: que ela resolve esses problemas..
Por mais que essas pessoas – que chegam a acampar fora da loja – sejam um percentual pequeno, elas são responsáveis por grande parte do faturamento.
Isso deixa claro a importância de se ter clientes VIPs, aqueles que confiam na marca e se conectam realmente. Se esforce para fidelizar as pessoas, ofereça descontos, kits e brindes para ter a certeza que não vão abandonar a sua comunidade.
Philip Kotler, um dos consultores de marketing mais famosos do mundo, afirma que conquistar um novo cliente custa até 7 vezes mais do que manter um atual.
Por isso, nunca deixe de lado os fãs só porque você sabe que eles vão comprar. Se passar a fazer isso, eles podem acabar abandonando sua marca.
7 – Experiência de Usuário
Comprar na Apple vai muito além de passar o cartão de crédito. Vai desde entrar na loja, conversar com o vendedor, selecionar o produto, abrir a caixa em casa, ligar o item, personalizá-lo…
Até a iluminação da loja é pensada para ser mais quente, convidativa e não passar uma imagem de frieza e impessoalidade.
Todos esses aspectos foram pensados pensando na experiência do usuário. São pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença.
Por isso, questione todos esses passos do seu negócio. É fácil encontrar os produtos? As imagens estão visíveis? Seus meios de pagamentos são bons? Como é a sua embalagem?
Concentre-se em melhorar sempre e fazer com que os consumidores possam comprar com facilidade na sua loja.
Agora vamos aplicar essas estratégias!
Apesar da Apple sendo uma das maiores empresas do mundo, todas essas estratégias de marketing que ela usa podem ser aplicadas em qualquer negócio.
Para saber mais como aplicá-las e saber outras técnicas essenciais para o seu negócio, confira a aula online e grátis do Bruno de Oliveira, o maior especialista de E-commerce do país.
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