Última atualização em 10 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Vídeo Marketing é uma ótima estratégia para aumentar conversão. Com eles, a sua audiência pode ver maiores detalhes dos seus produtos, além de serem mais didáticos, atrativos e uma forma fácil de prender a atenção. Aqui, vou te mostrar quais tipos de vídeos você pode criar e como cada um funciona nas diferentes redes sociais. Se você quer alavancar as vendas com Vídeo Marketing, confira aqui:
Por que vídeos ajudam?
Trouxe alguns dados que comprovam como que os vídeos podem gerar mais engajamento e converter mais:
- 52% dos consumidores dizem que vídeos de produtos os ajudam a tomar decisão na hora de comprar, segundo o levantamento do Viver de Blog;
- Uma pesquisa realizada pelo Media Button mostrou que 85% das pessoas que assistem a um vídeo estão mais propensas a comprar;
- O estudo da PageWiz comprovou que 60% das pessoas que acessam uma página que contém um vídeo clicam primeiro nesse material antes de ler qualquer coisa.
Isso tudo acontece porque os vídeos:
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Mostram melhor os detalhes
Ao comprar online, a única forma que o cliente pode ter contato com o produto é por meio de imagens, já que ele não pode vê-lo ou tocá-lo ao vivo.
Só que isso, muitas vezes, torna-se uma objeção ao cliente. Se ele não consegue ver o item desejado detalhadamente, fica mais fácil desistir da compra.
Os vídeos são ótimos para mostrar todas as informações necessárias.
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Humanizam a sua marca
Vídeos são uma ótima forma de humanizar a sua marca. Afinal, as pessoas estão mais propensas a comprar algo quando é contado uma história de forma dinâmica.
Depoimento de clientes, por exemplo, além de funcionarem como uma prova social, mostram como a sua empresa é honesta e pode fidelizar qualquer um que comprar dela.
Melhor ainda: se você estiver confortável para aparecer na frente das câmeras, apareça. É extremamente recomendável que o seu negócio tenha um rosto.
Já é comprovado que as pessoas preferem comprar de outras pessoas do que de empresas. Se você pessoalizar a sua marca, isso pode deixar a sua audiência mais confortável.
Porém, caso você seja mais tímido, não tem problema. Não precisa ser necessariamente o seu rosto. Pode ser seu sócio, alguém de confiança ou até mesmo um personagem, como é a Luiza do Magalu.
Para que isso dê certo, é necessário falar a mesma língua da sua persona. Dessa forma, você passa mais credibilidade e confiança, já que as pessoas vão se identificar com os personagens do vídeo.
Mas fique um alerta: tente sempre escolher alguém que tenha certeza que vai ser aceito pelo seu público-alvo. Se a pessoa escolhida estiver muito desconexa com a sua persona, o vídeo pode atrapalhar mais do que ajudar.
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Podem viralizar
Produzir um conteúdo de qualidade, além de gerar vendas, pode atrair novos clientes ao seu negócio, já que os vídeos têm a tendência de viralizar mais rápido do que textos e imagens.
Postando as gravações nas redes sociais – principalmente no Youtube e Facebook -, é possível atingir um grande número de pessoas. Quanto mais compartilhamentos seu vídeo tiver, melhores resultados ele pode gerar.
Os tipos de vídeos que geram resultados
Agora que você já entendeu o porquê das gravações poderem alavancar vendas, vou te mostrar quais tipos de vídeos você pode produzir com facilidade.
1 – Tutorial
Os vídeos de tutorial são os queridinhos das marcas e viralizaram no Youtube. Seu objetivo é mostrar como um determinado produto funciona e esclarecer qualquer dúvida da audiência.
Esse conteúdo pode funcionar para qualquer nicho. Maquiagem, roupas, eletrônicos, papelaria…
Os seus clientes se sentirão mais à vontade para comprar um produto de você se souberem exatamente o que fazer e como fazer com eles.
Os famosos vídeos DIY (Do It Yourself) são a prova de como tutoriais são procurados pelo público. Neles, os Influenciadores ensinam a audiência a fazer alguma coisa por conta própria: uma maquiagem específica, criar uma decoração para casa…
Uma boa ideia é entrar em contato com alguns influenciadores digitais e fechar uma parceria. Eles gravam o tutorial do seu produto e, assim, o vídeo será visto por mais pessoas.
2 – Webinários
Se você quer passar uma imagem de autoridade para o seu público, webinários são ótimas oportunidades para fazer isso acontecer.
Eles são seminários ao vivo, com o objetivo de conversar com a sua audiência e passar um conteúdo relevante.
São fáceis, rápidos, didáticos e podem funcionar para educar os seus leads e convertê-los em vendas.
Servem, também, para criar um elo entre os clientes e a marca, já que é possível interagir com quem estiver gravando em tempo real, fazendo com que as dúvidas e perguntas dos consumidores sejam respondidas na mesma hora em que aparecem.
3 – Vídeo Institucional
Vídeo Institucional funciona para passar mais credibilidade à audiência mostrando quais são os valores e objetivos da sua marca.
Mostre os bastidores da empresa, faça um conteúdo comemorando aniversário da empresa, faça anúncios de novidades… mostre como é a realidade do seu negócio para que as pessoas sintam que o conhecem de perto.
Dessa forma, os clientes vão se sentir como parte da marca, pois saberão exatamente como funciona o dia a dia da empresa e conhecerão as pessoas que estão por trás de todo o trabalho.
4 – Depoimento de clientes
Esse é um clássico para gerar confiança. Se você está sentindo que as pessoas estão com muita objeção na hora de comprar, alguns depoimentos de clientes podem ajudar com esse problema.
Principalmente em formato de vídeo. Afinal, qualquer um pode escrever um texto sem precisar comprovar se realmente era um cliente. Mas se for em formato de vídeos, passa mais confiança.
As pessoas se sentem muito mais confiantes em comprar algo que foi recomendado por outra pessoa, pois sabem que aquela recomendação foi feita sem precisar de nada em troca, diferentemente das propagandas e anúncios.
Por isso, entre em contato com um consumidor que foi fidelizado e veja se ele concorda em fazer uma gravação para você. Os resultados podem te surpreender.
5 – Unboxing
Unboxing começou a viralizar no Youtube há alguns anos e ainda é bem procurado pelas pessoas.
Nesse formato de vídeo, a única coisa que você precisa fazer é abrir a embalagem do seu produto e mostrar para as pessoas o que vem dentro do embrulho.
Se você vende celulares, por exemplo, grave abrindo a caixa e mostrando tudo que vem dentro da caixa: o produto, carregador, manual de instrução…
Além disso, vale muito a pena fazer repost das pessoas recebendo e abrindo a sua embalagem em casa.
Peça para que os clientes façam esse tipo de gravação, mandem para você ou marquem seu perfil nas redes sociais. Além de funcionar como outra prova social, vai despertar interesse nas pessoas ao verem que existem consumidores fidelizados com a entrega.
Vídeo Marketing para cada Rede Social
As redes sociais têm objetivos e propósitos diferentes entre si. Por isso, é necessário avaliar qual tipo de conteúdo vale mais a pena postar em cada uma. Dessa forma, sua estratégia de Vídeo Marketing fica mais assertiva e gera mais resultados.
Porém, há uma ressalva: a única pessoa que vai dizer exatamente o que e onde postar é a sua persona. Talvez ela nem esteja presente em todas as redes sociais, só em uma ou duas. E deve ser nesses lugares que você precisa focar.
Caso esteja com dúvidas de como defini-la, confira o nosso artigo 7 Dicas para Definir a sua Persona.
Aqui, você vai encontrar uma recomendação para as 5 principais redes sociais e, com a sua persona em mente, pode ter uma melhor ideia de como usar todo o poder dos vídeos nas plataformas.
Youtube
O Youtube é a primeira rede social que vem na mente das pessoas quando falamos sobre vídeos. Essa plataforma é excelente para qualquer um dos tipos de conteúdos explicados acima, mas é importante lembrar que o seu canal deve ser bem personalizado.
Ele precisa ter o rosto da sua marca, suas hashtags, sua paleta de cores… tudo que lembre o seu E-commerce.
Dessa forma, você consegue transmitir com mais facilidade o posicionamento da marca e consegue se destacar da concorrência, que pode ser bem grande no Youtube.
Além disso, se você quiser que os vídeos tenham mais visualizações e tragam mais resultados, é necessário investir em SEO na hora de produzir e postar os conteúdos.
SEO significa Search Engine Optimization e é um conjunto de ações que posicionam melhor o seu vídeo quando as pessoas forem pesquisa-lo.
Para fazer com que o seu vídeo seja uma das primeiras opções na busca do Youtube, confira o nosso artigo SEO para Youtube: 11 dicas para melhorar o ranqueamento dos seus vídeos.
Segundo o próprio Facebook, vídeos com duração de até 3 minutos são exibidos para um número maior de pessoas. Por isso, a primeira dica é fazer com que os seus conteúdos passem a mensagem necessária nesse tempo.
Por o Facebook ser considerado a rede social dos compartilhamentos, nessa plataforma pode ser mais interessante focar em conteúdos que possam se tornar virais.
Aqui, deixe um pouco de lado os vídeos institucionais e os webinários. Trabalhe mais com tutoriais, unboxing e temas que possam ser vistos por várias pessoas.
No Instagram, você pode postar vídeos em 3 lugares diferentes: Feed, Stories e IGTV.
Por o Feed ser o único lugar onde as postagens ficam salvas e podem ser vistas a qualquer hora, é interessante postar vídeos de tutoriais e mostrar os detalhes dos produtos.
Dessa forma, os usuários podem sempre ver os seus itens na hora que quiser e ficam mais propensos a realizar a compra.
Já nos Stories e no IGVT, os vídeos saem do ar depois de 24h postados. Por isso, é mais interessante fazer vídeos no intuito de engajar.
Pode ser com vários formatos de conteúdos explicados anteriormente, mas a diferença é que, no Instagram, você vai poder adicionar alguns stickers, emojis, textos e deixar o vídeo mais interativo ainda.
Nesse ano, foi comprovado que mais de 500 mil usuários utilizam os Stories diariamente. O potencial desse recurso é gigante e você não pode deixar de usá-lo.
Use a plataforma para engajar as pessoas e fazer com que elas interajam com o seu conteúdo. Poste enquetes, perguntas, questionários… Quanto mais interação, melhor.
Segundo o Linkedin, os vídeos postados na plataforma são compartilhados 20 vezes mais do que textos e imagens. Ou seja, não deixe de gravar conteúdos de qualidade.
Por essa ser uma rede social corporativa, ótima para fazer networking, contatos e parcerias, os vídeos que mostram a sua empresa se encaixam perfeitamente. Vídeos institucionais e depoimento de clientes são ótimos exemplos.
Caso tenha uma grande novidade para anunciar, não hesite em gravar um vídeo animado e postar na plataforma.
No Twitter, você pode testar um pouco de tudo. Lá, você encontra pessoas que usam a plataforma como uma forma de se manter atualizado e como um microblog e outros que preferem apenas repostar memes e se distrair um pouco.
Ou seja, após entender qual desses perfis a sua persona se encaixa, pode decidir qual tipo de conteúdo vale mais a pena focar nessa rede social.
Segundo o Twitter, 93% dos vídeos visualizados na plataforma são vistos por meio de dispositivos móveis. Ou seja, a sua gravação precisa ser feita com isso em mente e não deve ser muito grande, para que as pessoas não gastem dados de internet demais.
Melhore o ranqueamento dos seus vídeos!
Agora que você já entendeu o poder do vídeo para o seu negócio, o próximo passo é aplicar estratégias que podem melhorar os resultados das gravações.
E uma delas é o Marketing de Conteúdo. Produzir vídeos com temas interessantes é mais do que necessário para manter a audiência por perto.
Mas, sabemos que uma das maiores dificuldades é ter ideias novas sobre o que postar.
Para resolver esse problema, criamos um artigo que funciona como um guia nos momentos em que você se sentir menos criativo.
Seguindo esses passos, fica muito mais fácil produzir vídeos e conteúdo de qualidade para a sua audiência. Confira aqui o nosso artigo Como ter ideias de conteúdo? 6 Dicas para criar compulsivamente:
Como ter ideias de conteúdo? 6 Dicas para criar compulsivamente