Última atualização em 20 de agosto de 2021 por Maria Alice Medeiros
Qual é o método que você usa para tomar uma decisão importante? Pergunta para amigos, escolhe na intuição, deixa essa parte para o sócio? Saiba que fazer uma pesquisa de mercado é essencial para realizar estratégias com segurança. Hoje, você vai aprender quais são as principais e como fazê-las.
O que é Pesquisa de Mercado
Pesquisa de Mercado é um estudo com o objetivo de coletar informações para tomar decisões seguras.
Digamos que, por exemplo, você queira lançar um novo produto para a sua audiência, mas está com receio de ele não fazer sucesso. Como resolve isso?
Estudando os seus consumidores.
Se você estiver acompanhando a sua audiência, analisando quais produtos são mais vendidos e quais são as suas dores e desejos, terá mais certeza se o seu novo produto atenderá às necessidades.
Ou seja: ao falar com os possíveis clientes e coletar essas informações, você sente mais segurança para tomar decisões no seu negócio.
E esse é apenas 1 exemplo de como a pesquisa de mercado pode ajudar. Ela pode fazer muito mais…
Para que serve
Se você quer:
- Conhecer os hábitos de consumo;
- Analisar a concorrência;
- Saber como a sua marca é vista;
- Descobrir se os seus clientes estão satisfeitos;
- Entender como melhorar o rendimento da sua equipe.
Vai precisar realizar uma pesquisa de mercado. Principalmente se deseja correr menos riscos possíveis ao tomar essas decisões.
Vou explicar melhor sobre cada um dessas pesquisas:
1 – Pesquisa de hábitos de consumo
Para lançar um novo produto e trabalhar com um novo nicho, você precisa conhecer bem os consumidores e saber como funciona o comportamento deles.
E uma pesquisa que deve sempre ser feita porque os hábitos de consumo mudam rapidamente, especialmente na mudança de geração.
Você vai poder realizar estratégias de marketing bem mais assertivas depois de entender melhor como a sua audiência se comporta.
Digamos que, depois de realizar a pesquisa, você descobriu que grande parte dela está mais engajada e prefere o perfil da sua loja no Instagram do que no Facebook.
Com essa informação, você descobre que o investimento em anúncios vai valer mais a pena no Instagram do que em outra rede social, já que lá é onde a sua audiência está.
2 – Analisar a concorrência
Não tem como falar de pesquisa de mercado sem falar sobre análise da concorrência. Ao entender melhor como a sua área está funcionando, consequentemente terá que saber como andam os seus competidores.
Se você vende produtos veganos, por exemplo, o seu negócio é o primeiro que aparece na mente das pessoas?
Se não, é necessário compreender quais são os pontos que o seu concorrente está fazendo melhor do que você e quais estratégias de marketing podem te ajudar a melhorar.
Existem ferramentas que podem te auxiliar para fazer essa pesquisa, como a SimilarWeb, Alexa e o SEMrush.
Leia mais: 5 dicas para se destacar da concorrência
3 – Posicionamento da marca
O que as pessoas associam a sua marca? Você espera que seja com coisas boas, mas a melhor forma para descobrir a verdade é realizando uma pesquisa.
Com uma trabalho de criação de marca – também conhecido como Branding -, é possível criar estratégias para que o seu negócio seja reconhecido e associado a fatores positivos.
E isso diz respeito desde a sua identidade visual até a forma que o seu cliente é atendido.
Com a pesquisa de posicionamento de marca, você vai ter um melhor direcionamento onde o seu Ecommerce pode evoluir.
Algumas perguntas são essenciais ao questionar os consumidores:
- Quais valores a marca passa?
- Qual é a primeira palavra que você associa ao pensar na marca?
- Você prefere algum concorrente? Se sim, quais e por que?
- O que te faz comprar dessa marca?
4 – Pesquisa de satisfação dos clientes
Outra forma de entender em quais aspectos o seu negócio precisa melhorar é fazer essa pergunta diretamente à sua audiência.
Os pontos que tiverem dando certo, você pode otimizar e deixá-los mais efetivos ainda. Os que estão gerando insatisfação devem ser reinventados e reelaborados
Devemos sempre lembrar que sem os clientes, a sua loja não tem nem lucro nem faturamento. Por isso, é compreensível querer saber o que eles gostam e desgostam da sua loja.
Você pode pedir para eles darem notas – de 1 à 5, por exemplo – em todos os pontos da sua loja: imagem dos produtos, descrições, meios de pagamento, carregamento da página, preços, atendimento, qualidade do produto…
5 – Pesquisa de satisfação dos colaboradores
Se você tem uma equipe – não importa o tamanho dela -, é importante saber se eles estão satisfeitos com o trabalho ou não.
É fato que todo mundo entrega melhores resultados quando gosta do que faz. Por isso, é necessário entender se a sua empresa está gerando um bom ambiente de trabalho e o que é possível fazer para gerar melhorias.
Por isso, faça pesquisas para avaliar a satisfação dos funcionários e compreender como é o clima da empresa para eles. Além disso, avalie o que eles acham dos produtos vendidos, a razão de não gostarem, caso eles não acreditem no que vende.
Como criar as pesquisas
Para fazer o seu estudo, você precisa seguir apenas 4 passos fundamentais. São eles:
1 – Definir o problema
Toda pesquisa precisa ter um objetivo. Por isso, a primeira etapa é definir qual é o seu.
Se questione:
- Meus clientes estão felizes?
- O que fazer para meus colaboradores gerarem mais resultados?
- Como realizar mais vendas?
- O que as pessoas acham da minha marca?
Tendo uma dúvida, você já sabe qual é questionário para respondê-la.
2 – Decida onde a sua pesquisa vai estar disponível
O seu questionário pode chegar aos seus clientes de várias maneiras diferentes. Email, redes sociais, dentro do seu site… Basta decidir qual é o melhor.
Se você quer respostas apenas dos seus clientes, a melhor opção é enviar a pesquisa por email ou disponibilizá-la no seu site.
Além disso, dê algo em troca para que eles respondam o questionário. Ofereça descontos na sua loja, mas evite dar brindes. Você precisa da opinião de consumidores que conhecem a sua loja e apenas eles usariam descontos. Porém, qualquer um pode querer algo de graça da internet.
Se você oferecer brindes, pessoas que nunca compraram e não conhecem o seu negócio podem responder o questionário apenas para ganhar algo em troca.
Porém, se a sua pesquisa é um estudo mais amplo do mercado e não precisa apenas das respostas da sua audiência, as redes sociais podem atingir um número maior de pessoas.
3 – Montar o questionário
Agora, você precisa montar todas as suas perguntas com base no que você quer descobrir.
Faça perguntas diretas e que tenham respostas curtas. Isso vai facilitar na hora de ler as respostas e não vai assustar quem tiver respondendo. Além disso, seja claro e objetivo para que ninguém se confunda.
Para criar o seu questionário, você pode usar várias plataformas como:
- Google Forms: é possível criar sua pesquisa rapidamente e de maneira simples, disponibilizado o link do formulário em qualquer lugar e mandá-lo por email.
- Typeform: essa plataforma disponibiliza layouts bem bonitos e é muito fácil de usar. Você pode enviar o formulário por email ou por SMS. Com as respostas, ela gera um gráfico para você.
- SurveyMonkey: ele já oferece templates prontos e sugere algumas perguntas para colocar no questionário. Ele é fácil de usar, mas se optar por serviço gratuito, não poderá fazer a exportação das respostas.
4 – Coletar as informações
Por fim, basta fazer uma análise de todos os dados e montar estratégias em cima dos resultados.
Por exemplo, o resultado da sua pesquisa mostrou que os meios de pagamento foram o fator mais criticado pelo os seus clientes.
Ou seja: o seu próximo passo é elaborar formas para que isso melhore no seu negócio.
Provavelmente você perceberá um padrão nas respostas e será possível transformá-las em gráficos para uma melhor visualização.
As melhores plataformas já te entregam isso pronto, e é interessante compartilhar os resultados com a sua equipe para que todos estejam alinhados e que mais pessoas possam contribuir com as estratégias.
Evolua o negócio investindo em você
Sem as pesquisas de mercado, pode ficar difícil para tomar decisões importantes e realizar estratégias mais assertivas.
Como foi visto, ela vai servir como um mapa que te guia para as melhores evoluções do seu negócio.
Quanto mais capacitado você for, mais fácil será para resolver problemas e lidar com questões importantes no seu negócio.
Principalmente para pensar em soluções nos problemas encontrados nos resultados das pesquisas.
E você pode adquirir mais conhecimento sobre negócios de uma forma muito simples, didática e gratuita.
O Bruno de Oliveira, empresário e mentor de Ecommerce, gravou uma aula sobre como manter o seu negócio de maneira segura e claro, gerando muito lucro.
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