Última atualização em 2 de agosto de 2019 por
Um assunto bastante comentado nas redes sociais nos últimos dias é sobre o escândalo da loja 3. Este é um exemplo bastante comum sobre o poder da internet e como tudo o que você faz pode repercutir na sua imagem, seja para o bem ou para o mal. Afinal, uma vez que caiu da rede (internet), é muito difícil ignorar o assunto…
Neste artigo, vou te explicar a importância de fidelizar não apenas os clientes, mas também os funcionários, que são os grande porta-vozes da sua marca. Se sua postura não for correta com eles, acredite: todo o seu esforço em construir uma marca poderosa por ir por água abaixo.
O Caso Loja 3
A loja 3 é uma marca de roupas carioca que faz sucesso no Ecommerce. Ela possuí mais de 100 mil seguidores no Instagram e é conhecida por prezar pela diversidade e pluralidade, trazendo roupas estilosas e peças da moda.
Ontem, porém, saiu na Uol uma grande reportagem sobre a forma como os funcionários são tratados na empresa. Na matéria, a loja é acusada de racismo, gordofobia, homofobia e assédio moral por ex-funcionárias da empresa.
E aí você já pode imaginar: caiu na rede, agora não vai mais sair.
A repercussão foi gigante. Em algumas horas, já haviam diversas pessoas relatando abusos semelhantes dentro da loja, desde funcionários até clientes…
Muitas pessoas ficam ofendidas e se sentiram pessoalmente atingidas pelos relatos. Para piorar a situação, a marca publicou um posicionamento no Instagram, o que deixou as pessoas ainda mais insatisfeita devido ao modo como o problema foi tratado.
Conclusão: em menos de 24 horas, o post já tinha mais de 10 mil comentários de ex-funcionários, clientes e possíveis clientes revoltados e planejando boicote à marca.
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A loja perdeu inúmeros influenciadores que todo dia traziam novos clientes e geravam vendas. Seguidores nas redes sociais foram embora e não vão voltar.
Vai ser muito difícil da Loja 3 se recuperar desse escândalo e, se acontecer, será difícil mudar o modo como as pessoas estão vendo a marca.
E o que isso tem a ver com você?
É simples…
Você não pode dar margem para que o mesmo aconteça com a sua loja.
Como uma polêmica pode te prejudicar
Consegue imaginar tudo o que você já fez até agora simplesmente acabar? Hoje, qualquer notícia chega extremamente rápido nas mãos dos consumidores e não há nada o que você possa fazer para impedir.
Na verdade, até existe uma coisa: você pode se prevenir.
Além de se livrar de possíveis processos, é de extrema importância seguir as regras e se preocupar com o bem estar dos seus funcionários e clientes.
Afinal, sem eles, ninguém vai comprar da sua loja e ninguém vai te ajudar a vender.
Sem clientes e sem funcionários satisfeitos, as suas engrenagens vão parar até a sua marca desaparecer.
Leia mais: Fidelização de clientes: porque isso é importante para seu ecommerce
Parece exagero, certo? Mas não é.
Por que é importante prezar por seus clientes e funcionários?
A Loja 3 já tinha uma base sólida e constante de consumidores. Ela não só perdeu uma futura audiência, como também perdeu seus antigos fãs.
Eram pessoas de defendiam fielmente a marca, verdadeiros advogados.
E o que acontece quando eles percebem que a marca que tanto defendem está mentindo?
Eles ficam decepcionados, desconfiados e desmotivados.
Isso é péssimo para a sua marca.
Os clientes fiéis não só compram periodicamente da sua marca, como também trazem novas pessoas para conhecer a sua loja. São basicamente o marketing mais barato possível, porque você sequer está pagando por eles, eles que estão pagando para você.
E funcionários fiéis desempenham o mesmo papel.
Leia mais: Como fidelizar clientes de sua loja virtual e aumentar seu faturamento médio
Além disso, são as melhores pessoas para te darem feedbacks construtivos.
Ninguém conhece sua loja melhor que eles. Ninguém pode te dizer como melhorar e quais os pontos precisam de atenção melhor do que aqueles que estão de frente para o seu cliente todos os dias.
Os feedbacks, críticas e elogios tendem a ser bem mais honestos vindo de pessoas que já estão acostumadas com a sua marca, já que eles têm mais experiência para te dar as respostas.
Assim, não faz o menor sentido você manter um relacionamento ruim com essas pessoas.
Você precisa delas não só como braço, mas como pessoas que representam o que a sua marca é e pelo que preza. Se essas pessoas estão infelizes e desmotivadas, como vão transmitir algo de positivo para os seus clientes?
É muito importante lembrar disso e refletir profundamente sobre o assunto. Afinal, ninguém quer sua imagem associada a uma polêmica tão negativa quanto esta da loja 3.
Então preste atenção no que está fazendo HOJE e preze pelo crescimento saudável do seu negócio.
Leia mais: Técnicas de vendas e atendimento que você pode aplicar em seu negócio hoje
Saiba mais detalhes
Agora que você compreendeu a importância de fidelizar bem seus funcionários e clientes, podemos te mostrar ainda mais detalhes sobre isso e de outros métodos necessários para o seu Ecommerce.
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