3 mitos sobre o empreendedorismo

Última atualização em 18 de outubro de 2019 por

O mundo do empreendedorismo está repleto de mitos que impedem os empresários de darem os primeiros passos. Mas, diferente do que as pessoas pensam, todo mundo pode vender online. Para explicar como isso é possível, vou desmistificar 3 dessas mentiras e mostrar o que deve fazer para superar todos esses medos.

Quais são os 3 mitos do empreendedorismo

1 – Só quem tem muito dinheiro pode ter um negócio

empreendedorismo dinheiro

Esse é talvez o maior mito do empreendedorismo… Mas saiba que a grande vantagem de abrir um E-commerce é que não é necessário um grande capital para vender online.

Existem várias ferramentas gratuitas onde você pode abrir a sua primeira loja, como Marketplaces e Redes Sociais.

Facebook e Instagram são muito utilizados pelos usuários como plataformas de vendas. Sem ter que pagar por nada, você pode postar os seus produtos, atingir milhares de pessoas e fechar as vendas por lá.

Já nos Marketplaces os seus produtos são associados a grandes marcas, como Mercado Livre, Amazon e B2W. Além disso, oferecem todo o suporte possível: anúncios, layouts prontos, meios de pagamento… 

Na maioria deles, é necessário apenas pagar uma taxa de comissão por venda realizada. Essa taxa costuma variar de 10% a 20%, dependendo do marketplace.

Essa é a melhor forma de começar um negócio online. 

Antes de abrir a sua loja virtual e aí sim gastar dinheiro, é extremamente importante validar a sua marca. Não adianta nada investir em um excelente site se ninguém sabe que o seu negócio existe. 

Por isso, é necessário construir uma audiência nas plataformas gratuitas e entender se o seu produto e suas estratégias geram lucro para a empresa. Assim, quando sua loja virtual nascer, terá clientes e um direcionamento de como divulgar e oferecer seus produtos.

Outra preocupação que as pessoas têm é em relação ao quanto investir em estoque. É comum a procura de um número ideal e exato, mas a verdade é que esse valor não existe.

Caso você só tenha 50 a 100 reais para comprar peças, tudo bem. Comece com o que você pode. O importante é começar da maneira que pode e dar um passo de cada vez.

2 – Nem todo produto vende online

empreendedorismo produtos

As pessoas ainda têm a sensação de que alguns produtos não vendem bem online. Por exemplo: consegue se imaginar vendendo descascador de pinhão na internet?

Se a resposta for não, saiba que dois irmãos disseram sim e em apenas 2 meses faturaram mais de 10 mil reais.

Os irmãos Jones Duarte e Fábio Farias são líderes de venda no Mercado Livre vendendo este produto. Eles são a prova viva de que, com as estratégias certas, é possível vender qualquer coisa online.

Para você ter uma ideia do poder que o E-commerce tem, um estudo do Webshoppers mostrou que o comércio eletrônico teve um crescimento de 12% com relação ao 1º semestre do ano passado, o que representa um faturamento de 26,4 bilhões de reais.

O que quero te mostrar é que neste mercado bilionário é possível, sim, vender qualquer coisa. Comida, Moda, Itens antigos… 

Você só precisa escolher um nicho de mercado e focar nele. 

Existem duas formas de fazer isso:

1 – Trabalhando com um hobby e algo que você goste;

2 – Estudando o mercado e decidindo um produto que tenha demanda.

A segunda opção é bem mais pragmática e difícil de dar errado. Afinal, você já sabe que as pessoas vão querer comprar o seu produto.

Se conseguir juntar as duas escolhas, melhor ainda. Não tem nada melhor do que trabalhar com algo que ama e ainda ter certeza de que a demanda é alta.

Hoje, as pessoas estão cada vez mais confiantes para comprar qualquer coisa na internet, porque existem várias formas de garantir segurança no mercado digital, tanto para o lojista quanto para os consumidores.

Além disso, é possível comprar qualquer coisa de qualquer lugar. O cliente precisa apenas precisa de um smartphone com internet para realizar uma compra, sem se preocupar em se deslocar para as lojas.

3 – Vender é muito difícil

empreendedorismo vender

As pessoas estão tentando vender o tempo todo, apenas não percebem isso. 

Pense em todas as entrevistas de emprego que já fez. Para convencer os recrutadores de te contratar, você precisa se vender. Falar suas habilidades, experiências, sua vida… assim, consegue explicar o porquê você merece ser contratado.

Ou quando queremos convencer um amigo de assistir um filme que ele não quer ver. Contamos a história, quais sãos os atores, diretores, procuramos qual cinema tem a sessão mais barata…

Pense também nas crianças quando querem comprar algum presente. Elas sempre tentam mostrar o quanto desejam e como que aquele produto pode deixá-las mais feliz

Conclusão: desde sempre vendemos. 

A diferença é que, no E-commerce, você vai vender um produto ou serviço. Seu esforço será em convencer outras pessoas de que o produto é bom e transformador, como faz no dia a dia em situações distintas.

Para tornar o processo mais fácil, o primeiro passo é tirar o peso da palavra, como se fosse algo negativo e incomum. Aos poucos, conforme for exercitando isso, ficará mais simples fazer vendas.

Como empreender da maneira certa

empreendedorismo sucesso

É normal se sentir inseguro e com medo de abrir um negócio. Afinal, ninguém quer que as coisas dêem errado. Porém, no empreendedorismo, errar é necessário. 

Sem os erros, não tem os testes e novas escolhas que podem trazer resultados bem mais lucrativos do que as suas decisões do momento.

O importante é parar de planejar e começar a agir. Se for para dividir o tempo, planeje 20% e faça 80%, porque só a experiência pode fazer o seu negócio evoluir.

E o melhor de tudo: você não está sozinho nessa.

Se eu ainda não te convenci a lutar contra os seus medos e começar um E-commerce de forma segura, tem outra pessoa que pode.

O Bruno de Oliveira, empresário e mentor de E-commerce, gravou uma uma aula online e gratuita para todo mundo entender como que funciona o processo de lançar um negócio online.

Ele vai mostrar o passo a passo para construir um E-commerce lucrativo de forma segura.

Conheça o método que já ajudou vários empresários a deixarem seus medos de lado e finalmente serem donos do próprio nariz:

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