Última atualização em 5 de maio de 2014 por Webmaster
Esta é segunda parte da série de artigos sobre Como ter um E-commerce de Sucesso.
Para acessar a Parte 01 –> Clique Aqui.
No post 19, falamos sobre a parte básica de uma loja virtual, que engloba itens essenciais, como: Planejamento, Plataforma e layout, Formas de Pagamento, Operacional da loja e Atendimento ao cliente.
Digamos que esse seria o “feijão com Arroz”, o passo 01 de sua trajetória em busca do sucesso.
Mas, infelizmente, dar esse passo inicial não é o suficiente…. 🙂
Ter uma loja virtual e ter seu negócio on-line não é novidade para ninguém.
Independente do seu tipo de segmento, você tem que ter em mente, que o mundo on-line lhe trará uma grande quantidade (milharesssss) de concorrentes, muitas vezes até maior que no mundo físico. E aí que entra o ponto X da questão: como se destacar em meio a tanta gente e ainda aumentar a audiência de seu site?
O passo 02, o chamado “Filé Mignon”, trata exatamente disso. Da estratégia para alavancar seus negócios, em busca da chave do sucesso: o tráfego (qualificado)! E quando o assunto é tráfego, não temos outra forma para alcançar bons resultados, sem fazer uso de boas práticas de estratégias de marketing digital.
Como alcançar o sucesso de uma loja virtual é um assunto sempre em discussão. Dependendo do seu planejamento e do seu ramo de mercado, diferentes estratégias podem ser utilizadas e diferentes princípios de marketing podem ser aplicados ao seu negócio digital.
Nos próximos parágrafos, vou trazer a perspectiva de um case real de sucesso e as ações que foram determinantes para isso.
Ele pode e deve ser usado, como base dos principais fatores que têm sido associados ao sucesso do varejo online, servindo, portanto, como um amplo check-list para seu negócio!
“Bon appetit!”
PASSO 02.1 DE UM E-COMMERCE DE SUCESSO: Forte presença no Facebook
Você já parou para pensar quanto tempo você passa por dia no Facebook? E no WhatsApp? E agora virou tudo uma coisa só…
É pessoal, como comentei no post 20, ter uma Fan Page no Facebook virou coisa séria! E não é por acaso que escolhi esse item para o ser o primeiro passo de sua estratégia de marketing digital.
O Facebook é uma rede social ideal para você se comunicar, se relacionar, ouvir e manter proximidade com seus clientes.
Manter esse contato com seu cliente pela sua Fan Page pode ser um diferencial de sua loja. Você demonstra interesse e atenção aos seus clientes e muitas vezes até substitui a figura do vendedor físico, a presença humana, que não existe nas lojas virtuais.
Após criar sua Fan Page, inicie várias ações em busca de um grande número de fãs, um número acima de 10 mil, o mais rápido possível.
Visite e participe de grupos relacionados à sua loja virtual e aos produtos que você comercializa. Use também as informações contidas em discussões presentes nesses grupos, como uma valiosa fonte de informações sobre os gostos do seu público.
Aproveite para fazer pesquisas, perguntas e enquetes em suas publicações.
Lembre-se: “A voz do povo é a voz de Deus…” ehehe
Crie um conteúdo próprio para suas postagens no Facebook, que sejam a cara da sua loja virtual ou marca. Para isso, será necessário realizar um mapeamento adequado, determinando qual será o seu público-alvo (lembra da Persona?), onde eles estão, do que eles precisam, e como eles buscam o que precisam na internet.
E sempre, sempre mesmo, use fotos ou imagens que agucem a curiosidade nessas postagens. O ser humano tem uma tendência natural a dar mais importância a imagens do que a textos.
Além de buscar com que seus fãs fiquem altamente engajados com suas publicações, será quase que inevitável você ter que fazer uso de campanhas de Facebook Ads, visando aumentar mais rapidamente a sua base de fãs, promover ofertas, eventos, entre outros.
Para quem pretendo promover seu e-commerce, produto ou serviço, ou aprimorar sua presença já existente, é indicado que seja feito um curso de Facebook Marketing, para conhecer todas as técnicas e ferramentas dessa mídia e a melhor forma de integrá-las a uma estratégia de relacionamento e marketing nas mídias sociais.
O Facebook, tem se mostrado, sem duvida alguma, um bom exemplo de utilização de mídias sociais para o comércio eletrônico.
As campanhas no Facebook são mais do que enxergar um campo de vendas, é um meio de dar voz aos seus atuais e futuros clientes.
PASSO 02.2 DE UM E-COMMERCE DE SUCESSO: Tenha um blog (ou vários)
Seja para trazer tráfego qualificado, para trazer informações aos seus clientes, dividir conhecimentos, melhorar sua estratégia SEO e seu posicionamento no Google, você terá que investir em um (ou vários) blogs para sua loja virtual! O conteúdo continua sendo o Rei!
Mais uma vez vamos ter que entender a nossa Persona para criar conteúdos voltados a prender a atenção dos visitantes.
Toda a informação atualizada em seus blogs podem render ao seu e-commerce melhores resultados, não somente com os leitores, mas também com os motores de busca. Ou seja, cada vez que alguém buscar uma palavra ou tema que faça parte de algum artigo do blog, a empresa poderá aparecer na busca, gerando visitas e também vendas.
Uma boa prática para as postagens é manter uma frequência regular, de 2 a 3 vezes por semana, usando uma estratégia mista entre artigos sobre as últimas novidades (contendo vários detalhes técnicos) e conteúdos informativos e relacionados ao seu nicho de mercado, para trazer um tráfego mais constante.
Quanto mais informação você adiciona ao seu blog, mas ele se tornará uma referência no seu ramo de negócio e mais os clientes tendem a confiar na sua loja e converter. Ou seja, conteúdo é essencial para fidelizar o cliente.
Já pensou se seu e-commerce tiver uma legião de fãs em sua Fan Page (que tal uns 30 mil fãs?), onde você publica todos os textos de seu blog?
Com certeza esses potenciais clientes, sedentos por informação, vão ver sua postagem, com uma atraente imagem, entrar no seu blog e na sequência, muito provavelmente (se o “feijão com arroz” estiver no ponto), realizar a compra em sua loja virtual! #bingo…
PASSO 02.3 DE UM E-COMMERCE DE SUCESSO: Pergunte tudo ao seu cliente: Faça pesquisas
Seja por meio de sua Fan Page ou por meio de alguma ferramenta de pesquisas (por exemplo, o software de questionários online: Survey Monkey) realize pesquisas frequentemente com seus clientes, para questioná-los sobre suas opiniões e interesses.
Quanto mais você entende as necessidades de seus clientes, mais fácil fica de desenvolver um bom trabalho de marketing e divulgação, além de ser um ótimo processo de comunicação entre sua loja virtual e seu consumidor.
Que tal enviar uma pesquisa após três semanas que adquiriram algum item, para identificar como está sua satisfação com o produto?
Você pensou em adicionar itens novos ao seu mix e está na dúvida de quais teriam maior giro? Pesquise!
Sempre que a dúvida pintar na cabeça, use essa ferramenta!
PASSO 02.4 DE UM E-COMMERCE DE SUCESSO: SEO + SEM
Primeiro vamos por os pingos nos I’s:
– SEO: Search Engine Optmization: Implementação de técnicas para melhorar o posicionamento de seu e-commerce nos buscadores, como o Google;
– SEM: Search Engine Marketing: é um conjunto de técnicas que tem por objetivo a promoção de um site ou loja virtual nas páginas de resultado de um buscador.
Muitas vezes sou questionada, qual é a melhor opção: SEO ou SEM (Google Adwords, por exemplo)?
Eu li isso em algum blog perdido na internet e achei muito interessante: SEO é a musculação diária e o link patrocinado é o anabolizante.
Em resumo, com SEO você precisa trabalhar diariamente para ir ganhando força dentro dos buscadores. Com link patrocinado – apesar de também precisar de acompanhamento – você paga e aparece na primeira página assim que a campanha entra no ar. SEO, apesar de ser em longo prazo, pode ser “mais barato”, pois como disse, se a otimização for bem feita os resultados continuam aparecendo mesmo depois de parar de fazer. Já no link patrocinado, seu site só aparece enquanto estiver pagando ao Google/ Yahoo.
Não existe uma resposta exata, pois tanto a busca orgânica quanto os links patrocinados têm vantagens particulares.
Uma coisa é certa: o melhor é uma campanha de Links Patrocinados em conjunto com uma estratégia de SEO.
Uma estratégia interessante, para pequenas e médias empresas, é iniciar as campanhas de Links Patrocinados do Google AdWords com uma verba maior e ir reduzindo na medida em que o tráfego da busca orgânica começar a gerar conversões, até ficar numa média de custo interessante.
PASSO 02.5 DE UM E-COMMERCE DE SUCESSO: E-mail Marketing
Para fidelizar e cativar um cliente, não basta você ter bom preço. E nesse contexto que o e-mail marketing pode se torna uma estratégia importante.
Mas não basta criar mensagens apenas de venda de produtos, você tem que oferecer experiências! Monte campanhas que agreguem valor e entreguem conhecimento ao seu cliente.
Outro ponto chave é fazer uso de e-mail marketing, com ações segmentadas por perfil, por exemplo, homem ou mulher, por torcida, há quanto tempo esse cliente interagiu pela última vez, entre outras abordagens.
Não esqueça também de explorar promoções relâmpagos, por um curto prazo de tempo, que ofereçam cupons exclusivos de descontos, e que contenham sempre links para conteúdos interessantes do seu blog. Essas informações podem fazer toda a diferença no momento da sonhada conversão, auxiliando na decisão de compra.
PASSO 02.6 DE UM E-COMMERCE DE SUCESSO: Trabalhar o resgate de carrinhos abandonados.
Trabalhar bem o resgate de seus carrinhos abandonados pode elevar bastante a sua média de faturamento mensal. Muitos podem ser os motivos que levam a esse abandono, tais como: dificuldade no processo, problemas técnicos ou apenas o preço.
Uma maneira muito indicada para se resgatar aqueles clientes que não finalizaram a compra, é fazer uso do e-mail marketing, convidando as pessoas a voltarem a sua loja virtual para finalizar a compra.
Esse e-mail pode conter um cupom de desconto ou condições especiais de pagamento, desde que seja retomada a compra em um curto prazo de utilização.
Se o cliente estiver realmente interessado no produto, e ainda não efetivou a sua compra vai se sentir tentado a realizar aquela compra perdida.
PASSO 02.7 DE UM E-COMMERCE DE SUCESSO: Explore os comentários dos seus usuários!
Quanto mais comentários ou avaliações você conseguir nos produtos de seu e-commerce melhor!
Para por um minuto e me responda a seguinte pergunta: Quando você estava em dúvida se comprava um produto A ou B, você leu e levou em consideração a opinião dos clientes que já haviam comprado estes produtos?
Essas avaliações são valiosas, pois acabam se tornando recomendações indiretas de cliente para cliente. É sabido que, mais de 80% das pessoas pesquisam na internet antes de adquirir um produto, e que 40% das compras são influenciadas por indicações de outros clientes.
Outro aliado nesse quesito são as famosas notas ou estrelinhas sobre o produto. Esses simples elementos podem interferir diretamente na tomada de decisão dos outros clientes e nos ajudar a vender mais!
PASSO 02.8 DE UM E-COMMERCE DE SUCESSO: Invista em embalagens e cuidados especiais para minimizar queixas no pós venda.
Uma boa embalagem pode mudar a percepção do comprador em relação ao produto, além de contribuir para sua fidelização.
Não use uma embalagem comum ou a embalagem dos correios… Personalizar sua embalagem, estampando nela sua marca ou as cores que remetam a sua marca.
E dentro dessa embalagem adicione cartões, fitas ou até um pequeno brinde, uma lembrancinha que contenha a sua logomarca.
Em últimos casos, se não você não tiver nenhum brinde disponível, envie um cupom de desconto para a próxima compra.
O importante aqui é mostrar para seu cliente que a compra dele tem valor e é importante para você e sua loja virtual!
PASSO FINAL DE UM E-COMMERCE DE SUCESSO: SURPREENDA!
Não sei se é preciso explicar o que esta escrito acima.
Se você quer ter sucesso e turbinar de vez seu e-commerce, coloque-se no lugar de seu cliente e veja se você se surpreenderia ao realizar compras em um site como o seu!
De tempos em tempos “contrate” alguém, um amigo, um parente ou um conhecido, para realizar uma compra em seu site, para que ele lhe dê um feedback, bem como se obteve grande satisfação nesse processo.
Para ter sucesso e se destacar no e-commerce você tem que oferecer um produto de qualidade que entregue junto com ele informação, entretenimento e interação, além de um bom preço.
É essencial ouvir seu público e entender o que ele tem a dizer. Entendo seus hábitos e preferências fica muito mais fácil entregar o que eles procuram, aumentar as vendas e alcançar o sucesso!
Além disso, tente personalizar ao máximo o atendimento, fornecendo quase que uma mini consultoria, facilidade na troca, vantagens e promoções.
Ao realizar o planejamento inicial de seu e-commerce é essencial que você disponha de um orçamento para investir em estratégias de marketing digital e outra verba para se profissionalizar, fazer cursos, se informar.
E para ir finalizando esse artigo, que já está grande pra C*, vou ter que dar uma de madrasta má e lhe desmascarar uma das maiores mentiras que contam por ai:
-É possível ficar rico com vendas de uma loja virtual, trabalhando pouco e investindo quase nada?
Isso é uma grande mentira, um conto de fadas!
Infelizmente, são poucos os lojistas que conseguem efetivar todos os passos contidos nesse artigo e atingir o objetivo final. A maioria desiste no meio do caminho, visto que esse processo não acontece da noite para o dia….
Você promete que não vai desistir? 🙂
Aproveite o feriadão de Carnaval que se aproxima e tire um tempo para analisar com carinho cada um dos passos da parte I e da parte II desse post, vendo quais são seus pontos à serem melhorados.
Deixe a sua promessa (ou contribuições) nos comentários abaixo, e se tiver dúvidas durante todo o processo, conte comigo para superá-las!
Até daqui alguns dias…
Um grande abraço e,
Sucesso!