Última atualização em 9 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
No meio de tantos concorrentes e novos hábitos de consumo das pessoas, vender pela internet exige a construção de uma marca forte. Fábio Celeri, business executive do Google, afirmou que os consumidores evitam comprar em lojas pouco conhecidas. Além disso, ele fala sobre o imediatismo dos clientes e outros hábitos de consumo que todos os lojistas devem saber.
Os hábitos de consumo atuais
Um dos fatores que impactam na venda na internet é o comportamento imediatista do consumidor. Antigamente os clientes não se importavam em esperar mais para receber os produtos, mas, hoje, isso é um problema.
Uma recente pesquisa feita pela a UPS Pulse of the Online Shopper mostrou que os Millennials são a geração mais propensa a pagar mais por uma entrega rápida.
Como os consumidores estão cada vez mais impacientes, é preciso pensar em soluções estratégicas. É fundamental, por exemplo, disponibilizar opção de frete mais rápido para vender pela internet sem estresse. O consumidor também quer ter mais liberdade de escolher e decidir se retira na loja ou recebe em casa.
O E-commerce da Tok&Stock, por exemplo, mostra quais lojas perto de você têm o produto disponível no estoque e oferece a opção de ir até ela para não pagar pelo frete.
Mas mesmo que as lojas ofereçam diversas opções, de nada adianta se o consumidor não confia na marca.
Durante a Conferência RS19, Celeri reforçou que o fortalecimento da marca é essencial para quem quer vender pela internet. Afinal, se uma marca não é conhecida pela audiência, as pessoas evitam de comprar dela por falta de confiança.
“Ninguém tem disponibilidade para entrar em todas as lojas e ver qual é a melhor”, afirmou Celeri.
Comparação de preço
O consumidor presta bastante atenção ao preço do produto durante a pesquisa antes de realizar as compras. Esse é um comportamento comum em qualquer época do ano, mas principalmente em datas comemorativas ou promocionais.
Na Black Friday do ano passado, por exemplo, mais da metade das compras foram planejadas e muitos fizeram análises das precificação antes de comprar.
Ainda em relação ao preço, outros benefícios – como descontos, ofertas e condições de pagamento – devem ser explorados. Pense que quanto mais opções oferecer, mais chances tem de fechar vendas.
Influência do digital na venda
De acordo com a Celeri, 8 milhões de pessoas ainda não têm o costume de comprar online, mas estão dispostas a mudar isso. A cada ano que passa, os clientes se sentem mais confortáveis com o ambiente digital, o que é excelente para quem quer vender pela internet.
Porém, apenas 25% desses entrevistados comprariam em lojas virtuais que nunca ouviram falar. Isso reforça a necessidade de fortalecimento da marca que apresentamos antes.
Por mais que essas pessoas estejam dispostas a comprar online, ainda não querem arriscar. Uma forma que elas estão fazendo essa adaptação é pesquisando antes na internet e indo comprar na loja física.
Por exemplo, Celeri explicou que 25% das vendas de móveis no Brasil foram influenciadas pelo digital. Os consumidores pesquisaram antes os preços, informações e medidas para somente então ir até a loja física e comprar o produto.
O online é essencial nesse processo de descoberta e para reconquistar clientes que já compraram na loja antes, mas acabaram migrando para concorrentes.
Vender pela internet exige estratégias!
Mesmo com os consumidores dispostos a comprar online, se você não tiver uma marca forte, que passe os valores e seja memorável pela audiência, é pouco provável que você consiga vender pela internet.
Os clientes precisam confiar no seu negócio.
Preocupe-se em entregar uma boa experiência de compra a todos que visitarem a sua loja. Quanto mais profissional for o seu E-commerce, mais chances de novas pessoas passarem a conhecê-lo.
E você pode aprender a fazer isso de uma forma muito simples, didática e gratuita.
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