Vender na crise: varejo registra primeira alta desde 2015

Última atualização em 28 de setembro de 2016 por Redacao Ecommerce de Sucesso

vender na crise shopping

Para vender na crise é necessário que diversos fatores estejam a seu favor. Ter um bom produto e um preço justo nem sempre é o suficiente, é preciso ficar de olho também na saúde da economia nacional.

Se nos últimos meses a recessão econômica deixou muitos empreendedores brasileiros de cabelo em pé, o final de 2016 começa a apresentar alguns sinais de recuperação.

No mês de julho, por exemplo, foi a vez do varejo brasileiro comemorar a primeira alta das vendas desde 2015.

Leia mais:Como vender no Instagram: um GUIA prático

Vender na crise: mesmo com a recessão, o varejo começa a reagir

Segundo dados da Boa Vista SCPC, entidade que acompanha o desempenho do varejo no país, o mês de agosto/2016 rendeu um faturamento que é 1,1% maior que aquele alcançado pelos varejistas no mesmo período do ano passado.

Ainda segundo o estudo, já no mês de julho o volume de negócios fechados pelo varejo apresentou crescimento de 1,5%.

Porém, de acordo com o que contou Flávio Calife, economista da Boa Vista SCPC, à Revista PEGN, ainda é muito cedo para apontar se o crescimento será contínuo ou não.

vender na crise

O que se sabe é que, mesmo com os pequenos sinais de uma possível recuperação econômica, o acumulado de 12 meses até agosto ainda indica uma queda de quase 5% no total de vendas do varejo.

Uma curiosidade que chama a atenção dos especialistas diz respeito ao segmento de móveis e eletrodomésticos que, mesmo sendo tradicionalmente mais dependente do crédito, é quem está à frente da recuperação de vendas.

vender-na-crise-eletro

Algumas explicações

De acordo com fontes consultadas pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, o crescimento das vendas do varejo já poderia até ter alcançado índices maiores.

O que acontece é que os juros altos e a elevada taxa de desemprego minam bastante a confiança do consumidor.
Apesar disso, os especialistas afirmam que, com a desaceleração da inflação, o otimismo deve ser retomado, impactando positivamente o número de vendas do varejo brasileiro.

Veja mais:Como concorrer com as grandes lojas virtuais?

Conheça o Ecommerce na Prática

Você tem um ecommerce e quer aprender a vender na crise? Então precisa conhecer o Ecommerce na Prática!

Comandado por Bruno de Oliveira, o blog traz conteúdo técnico especializado e especialmente voltado para todos aqueles que trabalham (ou pretendem trabalhar) vendendo produtos e serviços na internet.

Gostou do que viu por aqui? Então deixe o seu email na caixa abaixo e receba todos os nossos melhores conteúdos sempre em primeira mão na sua caixa de entrada!

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.