Uber Amplia Serviço de Entregas Para Todo o País

Última atualização em 11 de fevereiro de 2021 por Maria Alice Medeiros

A Uber não perde tempo quando o assunto é ganhar mais espaço no mercado. Após a queda brusca por corridas devido ao isolamento social, a empresa achou meios de aumentar seu faturamento apostando em novas frentes. A entrega de itens variados é um deles.

Sim, a demanda no segmento de entrega de produtos cresceu absurdamente nos últimos meses… 

Para você ter uma ideia, os gastos com delivery cresceram mais de 94% durante a pandemia. Ou seja: um mercado extremamente atraente para novos investimentos… 

E a Uber, obviamente, não deixaria essa oportunidade passar!

Ao longo deste artigo, vamos explicar mais detalhes sobre a recente expansão que a empresa fez em seus serviços de entrega, além de também mostrar como o delivery tem feito a diferença no faturamento da companhia. Acompanhe!

uber

Uber Flash Disponível Para o Brasil Inteiro

A Uber, prestadora de serviços eletrônicos na área do transporte, acaba de divulgar que o Uber Flash, sua modalidade de envio de encomendas, não ficará mais restrito apenas às cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte…

Agora, o serviço de entregas de pertences vai funcionar em todas as regiões em que a Uber já atua

Na prática, qualquer pessoa (até mesmo empresas) podem solicitar o envio de um item pelo Uber Flash. É preciso apenas:

  • Ter conta no app Uber;
  • Informar os endereços de retirada e do destino final;
  • Escolher a forma de pagamento;
  • Nome da pessoa que receberá a encomenda;
  • E o objeto precisa ser de um tamanho que caiba no porta-malas do veículo.

Para quem não sabe, o Uber Flash surgiu como uma opção para equilibrar os lucros da empresa em meio à queda das corridas ao longo da pandemia…

E parece que a iniciativa tem dado muito certo…

Para você ter uma ideia, a companhia afirma que, só em 2020, foram enviados mais de 1 milhão de itens pelo Uber Flash. 

E mais do que isso…

O serviço do aplicativo Uber apresentou momentos de pico nas solicitações. No dia dos namorados, por exemplo, houve um aumento de 200% na quantidade de viagens através do Uber Flash – em um comparativo com a semana anterior.

Contudo, neste ponto do artigo, você pode estar pensando: vale mesmo a pena para a Uber fazer a expansão para todo o Brasil?

Sim, essa decisão faz total sentido

Principalmente porque são os serviços de entrega que estão fazendo toda a diferença no faturamento da companhia. Dá só uma olhada nos números…

Delivery é o que Mantém o Bom Desempenho da Uber

No 4º trimestre do ano passado, os serviços de delivery da Uber – que abrangem as entregas de comida (pelo Uber Eats), objetos e mercado – apresentaram uma alta de 224% em relação ao trimestre anterior

Com isso, a empresa conseguiu diminuir o prejuízo de US$ 1,1 bilhão registrado nos últimos três meses de 2019. Ou seja, no mesmo período de 2020, registrou uma perda menor, de U$$ 968 milhões

Assim, analisando todo o ano passado, o cenário também foi um pouco mais animador. O prejuízo registrado pela Uber foi de US$ 6,77 bilhões, uma quantia 20% melhor em comparação aos US$ 8,51 bilhões perdidos em 2019.

Mas não só isso…

O que chama a atenção é a queda nas corridas em comparação ao 4º trimestre de 2019

Na prática, houve uma diminuição de 52% nas solicitações. E o faturamento das viagens de transporte de passageiros acabou ficando eme US$ 1,47 bilhões… 

Em contrapartida, a receita vinda do serviço de delivery só cresceu, atingindo US$ 1,36 bilhões.

Diante disso, não é à toa que o foco da empresa tem sido a expansão de sua modalidade de delivery… 

Antes mesmo de o Uber Flash ficar disponível em todas as cidades em que o app Uber funciona, a empresa já vinha fazendo investimento para crescer nesse sentido…

Em julho do ano passado, a Uber comprou a Postmates, app de delivery de comida, por US$ 2,65 bilhões. Também adquiriu a Drizy, serviço de entrega de bebidas alcoólicas, por US$ 1,1 bilhão. 

Portanto, tudo isso só confirma o quanto até as grandes empresas precisaram se adaptar e mudar em meio aos efeitos da pandemia. E mais do que isso…

Certamente está nos planos da Uber fazer ainda mais investimentos para expansão de seus serviços de delivery. Principalmente porque a pandemia ainda não acabou, claro. Mas também porque os hábitos de compra das pessoas estão bem diferentes

Isto é: boa parte da população que não comprava pela internet (o que inclui sites, aplicativos e demais), passou a adotar as compras online na pandemia. E não tem jeito: as empresas PRECISAM aproveitar todo esse contexto positivo… Ainda mais porque a tendência é que esse comportamento do consumidor continue mesmo com o fim do isolamento social.

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO,  em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.