Como a Transformação Digital tem Mudado o Setor Imobiliário

Última atualização em 18 de agosto de 2020 por Maria Alice Medeiros

Aderir à transformação digital é o que tem feito empresas do setor imobiliário prosperarem nos dias de hoje, principalmente em meio ao cenário de pandemia.

O comportamento de consumo das pessoas mudou em vários aspectos. Desde a compra de alimentos e itens de necessidades básicas, até a decisão pelo imóvel em que irá morar…

Hoje, quem não mudar o mindset e relutar em passar pela transformação digital terá pouquíssimas chances de sobreviver nos mundos dos negócios…

É preciso que você ofereça o quanto antes oportunidades adequadas a esse novo perfil de consumidores, que estão a cada dia mais ágeis e conectados.

Sabendo disso, vamos explicar ao longo deste artigo como a transformação digital tem mudado o setor imobiliário e como as empresas do setor estão se adaptando à nova realidade.

transformação digital

Transformação digital no Setor Imobiliário 

O mercado imobiliário costuma ser bastante tradicional, com processos rígidos do início ao fim. A figura do corretor e a necessidade da presença física do cliente nas visitações ou para o fechamento do negócio são fatores que exemplificam bem isso. 

Só que, com o digital ganhando cada vez mais força e credibilidade, a adaptação ao novo cenário virtual já não é mais opção, mas necessidade para o retorno do negócio.

Ou seja: a digitalização dos serviços prestados por imobiliárias é uma tendência que veio para ficar.

Um bom modelo disso é a QuintoAndar. Mesmo já tendo nascido no online, a imobiliária digital recentemente buscou soluções concretas para melhorar a experiência de compra e aluguel de seus clientes em meio ao isolamento social…

Na plataforma, foi adicionado um botão de “Fale com o Corretor” em cada um dos anúncios. Clicando no botão, o cliente pode contar com a ajuda de um profissional parceiro para tirar dúvidas e “visitar” um imóvel à distância.

Na verdade, é uma tour 360º pelo imóvel, tornando a experiência mais imersiva para o cliente

Além disso, a QuintoAndar também substituiu os agendamentos por telefone por agendamentos online, caso o cliente queira visitar o apartamento.

As iniciativas são ótimas formas de trazer para o digital um sistema extremamente tradicional e arraigado ao físico.

Sabe quem fez algo semelhante em outro setor e acabou por acelerar o processo de digitalização dos bancos (outro setor bastante tradicional)? A Nubank.

Hoje, a marca é reconhecida exatamente por fazer diferente, e os demais bancos vão seguindo seus passos.

Como as imobiliárias podem aderir à transformação digital

Uma das grandes preocupações dos empreendedores atualmente é como aplicar a transformação digital de maneira efetiva em seus negócios…

Se você ainda não conhece as novas práticas ou não sabe como aplicá-las, separamos algumas dicas a seguir para te ajudar:

1. Estabeleça contratos eletrônicos 

A oportunidade de se assinar virtualmente um contrato de compra de imóvel seria algo inimaginável há alguns anos… 

Hoje, você pode enviar os documentos de compra ou locação por e-mail para os seus clientes sem o menor problema. 

Após a análise dos termos, os clientes também farão a sua parte de forma totalmente online. Isto é, assinarão digitalmente toda a documentação…

Nenhuma cláusula do contrato é alterada por causa disso. Nem você nem o seu cliente poderá se prejudicar em algo por isso… 

O processo simplesmente ficou mais prático e ágil.

2. Possibilite tour virtual (fotos e vídeos em 360º) 

Uma coisa é fato: as câmeras e aplicativos de realidade aumentada se tornaram fortes aliados do setor imobiliário durante o período de pandemia.

Para algumas imobiliárias, fotos e vídeos em 360º já fazem parte da realidade de trabalho… 

Quando não é a imobiliária que vai até o imóvel para fazer as imagens, o proprietário produz as imagens e vídeos. Assim, os interessados nos imóveis podem ter uma noção maior sobre espaço, disposição e proporção dos ambientes.

3. Faça campanhas em redes sociais

Está aí uma ferramenta que exemplifica muito bem a transformação digital no setor imobiliário e que tem feito toda a diferença na lucratividade de diversas empresas: as redes sociais.

O uso das redes sociais é uma excelente escolha para atingir seu público-alvo, gerar desejo por meio de publicações, criar anúncios direcionados e alavancar as vendas.

Inclusive, talvez uma das melhores partes de utilizar a internet para alavancar o setor imobiliário seja a possibilidade de criar campanhas direcionadas para pessoas que realmente têm interesse na aquisição ou aluguel de um imóvel…

O que aumenta as chances de conversão.

4. Análise de crédito de maneira digital

A aprovação de crédito para a compra de um imóvel sempre foi tarefa complicada e um tanto burocrática…

Era preciso imprimir documentos, entregá-los pessoalmente, fazer cópias, criar um arquivo físico para não correr o risco de perder tudo… 

Hoje, esse cenário está todo no ambiente digital… 

A aprovação do crédito pode ser feita sem o cliente sair de casa

Basta apenas tirar fotos das documentações necessárias, enviá-las para a empresa e, em poucos minutos, a resposta de aprovação é dada.

Não há outra saída a não ser se adaptar o quanto antes à transformação digital que tem atingido, praticamente, todos os setores… 

E com o mercado imobiliário não poderia ser diferente. 

Honestamente, a sobrevivência da sua empresa está na transformação digital.

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