Última atualização em 18 de agosto de 2016 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Você está procurando por mais informações sobre como trabalhar em casa?
Se esse é o seu caso, temos boas e más notícias!
Por um lado, está mais fácil do que nunca conseguir um emprego home office e construir uma boa renda mensal sem precisar ir todos os dias até um escritório.
Porém, ao optar por trabalhar em sua residência, saiba que diversos problemas disciplinares podem acabar aparecendo e dificultando as coisas.
Trabalhar em casa: os mandamentos do home office
Sabendo que o home office é uma realidade para grande parte dos pequenos e médios empreendedores, o site americano Virgin preparou um conteúdo especial sobre as “regras de ouro” que não podem ser ignoradas por quem quer trabalhar em casa.
O texto foi escrito por Pedro de Abreu e nós fizemos uma releitura. Confira!
O que você quer?
Ao trabalhar em casa, a melhor e a pior notícia serão a seguinte: você não tem um chefe.
Se por um lado isso é ótimo, por outro pode acabar te prejudicando.
Isso porque, mesmo sem ter um chefe, os trabalhos de muitas pessoas ainda dependem do seu. Portanto se algo for mal planejado e acabar atrasando, isso gerará um efeito dominó.
Ao optar por trabalhar em casa, pergunte-se: o que eu quero produzir aqui?
Trace metas e siga concentrado(a) em seus objetivos.
Leia mais: Como montar uma loja virtual sem estoque?
Organize a casa
Sabe aquela expressão que diz que às vezes é preciso “organizar a casa”? Pois é, nesse caso ela funciona no sentido literal da palavra!
Home office e bagunça não combinam, isso trará estresse e afetará em cheio sua produtividade.
Portanto, organize tudo e faça questão de trabalhar em um ambiente limpo.
“Não vai durar apenas 5 minutinhos!”
Ao trabalhar em casa, é muito recorrente que as pessoas pensem que você está livre para fazer alguns favores que só durarão “5 minutinhos”.
Nessa hora, ou você aprende a dizer “não” ou é o fim do sonho do home office.
Ao perceberem que você cede e sempre está disponível para os pequenos favores do dia a dia, as pessoas ficarão mal acostumadas e você passará a perder cada vez mais tempo atendendo-as muito e trabalhando pouco.
Vista-se!
Não é porque você trabalha em casa que vai ficar o dia inteiro de pijama.
Pode até parecer que não, mas a ciência já comprovou que, ao vestir-se do mesmo modo que faria se fosse para o escritório, sua produtividade aumenta ao longo do dia.
Aprenda a dizer “não”
Aqui Pedro fala novamente sobre a importância de saber dizer “não”.
Segundo ele, é preciso um pouco de autoconhecimento para descobrir quais são os seus “princípios inegociáveis”.
Para o autor, emprestar dinheiro, o carro ou livros simplesmente está fora de questão! E é preciso fazer as pessoas entenderem a isso de uma vez por todas.
Ao deixar claro quais são os seus “princípios inegociáveis”, você evitará que aquele amigo continue aparecendo em horas indesejadas para deixar os filhos “por algumas horas” com você.
Justifique o investimento
Aqui a ideia é bem simples: se você quer trabalhar em casa, precisa fugir dos problemas indisciplinares e provar que rende mais trabalhando em home office.
Caso contrário não faz sentido, certo?
Veja mais: Como divulgar meu ecommerce sem investir nada?
Procure ajuda constantemente
Ao trabalhar em casa, a solidão torna-se uma amiga.
Apesar de um escritório lotado ter potencial para deixar os funcionários loucos, ele também pode ser, para muitos, um local aconchegante por conta das interações com outras pessoas.
Uma vez em regime home office, obviamente, você perderá isso. Nesse momento é importante estar sempre procurando por ajuda e companhia de outras pessoas.
Utilize algum dia do mês para trabalhar em um café barulhento, outro para participar de um congresso, outro para trabalhar com um amigo… Isso não só manterá sua sanidade mental como também o deixará por dentro das “boas novas” do que está acontecendo na sua área de atuação profissional.
Inscreva-se na 2ª Semana do Ecommerce
Você gostou das regras acima e quer começar a trabalhar em casa ainda em 2016? Então temos um convite bastante interessante a fazer!
Entre os dias 29 de agosto e 12 de setembro acontecerá a 2ª Semana do Ecommerce, evento 100% ONLINE e GRATUITO que tem o intuito de te ajudar a tirar o seu negócio do zero.
Todo o conteúdo do evento será ministrado por Bruno de Oliveira, um dos maiores experts do país no assunto.
Você pode inscrever-se gratuitamente clicando no banner abaixo: