Última atualização em 20 de dezembro de 2018 por
Como escolher a melhor plataforma para uma loja virtual?
A pergunta acima é, de longe, uma das que mais surgem na cabeça de quem quer montar uma loja virtual e não sabe muito bem por onde começar.
Em primeiro lugar, uma dica básica: se você ainda não vende pela internet, não recomendamos que seu primeiro passo seja contratar uma plataforma. Em vez disso, tente validar os produtos com o público-alvo, vendendo através do Mercado Livre e redes sociais, por exemplo.
Só depois de fazer isso, quando estiver claro que realmente existe demanda para aquilo que você quer vender, é que se deve pensar em estruturar o negócio em torno de um site (loja virtual/plataforma).
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Veja no vídeo abaixo o especialista Bruno de Oliveira falando um pouco mais sobre isso:
Plataformas de ecommerce: por onde começar?
Mas e se você já está no momento de contratar a plataforma para a sua loja virtual… Qual delas escolher?
Bem, nesse caso existem 3 opções:
1 – Plataformas prontas para loja virtual
Vamos começar falando das plataformas prontas porque, se você é como 95% dos pequenos empreendedores, esta é a opção ideal.
Como o próprio nome indica, plataformas prontas já vêm com layout e recursos configurados, basta pagar uma mensalidade e começar a utilizar.
Vantagens
- Baixo custo
- Bom número de funcionalidades disponíveis
- Vários layouts disponíveis
- Escalabilidade
Desvantagens
- Dificuldade de implantação de recursos muito específicos
Se assim como a maioria dos empreendedores que estão começando no ecommerce, você pretende trabalhar com plataformas alugadas, recomendamos pesquisar sobre Xtech Commerce e Loja Integrada (duas das melhores soluções disponíveis no mercado).
2 – SaaS (Software as a Service)
As soluções SaaS estão no meio do caminho entre as plataformas prontas e as “open source” (de código aberto).
Apesar de cobrarem do empreendedor um nível maior de conhecimento sobre programação e tecnologia, as plataformas SaaS possibilitam mais customizações, tornando-se uma boa opção para quem precisa de recursos e ferramentas específicas não disponíveis em plataformas prontas.
Leia mais: 33 Ferramentas gratuitas para ecommerce que farão o seu negócio crescer
Vantagens
- Bom custo-benefício
- Maiores possibilidades de customização
- Boa escalabilidade
Desvantagens
- Maior custo mensal
- Mais trabalho com as customizações da plataforma
- Nem sempre cumpre o que promete
Coloque os prós e contras na balança. Se o Software as a Service for o tipo de plataforma ideal para a sua loja virtual, recomendamos que comece suas pesquisas por Vtex e EZ Commerce.
3 – Open Source
Plataformas open source são de código aberto, permitindo que o empreendedor tenha controle de tudo, fazendo quaisquer mudanças e customizações que julgar necessárias.
Isso não é ótimo?
Para a maioria dos casos, não. E a gente explica o porquê…
No começo do negócio, grande parte dos empreendedores tem recursos financeiros extremamente limitados e não pode se dar ao luxo de contratar alguém só para cuidar de questões relacionadas à plataforma.
Além disso, eles mesmos geralmente não apresentam muito conhecimento em programação, o que torna a utilização do open source bastante inviável.
E ainda que você conheça bastante sobre programação, vale a pena se questionar: quero mesmo gastar meu tempo com questões técnicas da plataforma? Eu não estaria fazendo uma escolha melhor caso investisse essas horas pensando em como atrair e converter mais clientes?
Se mesmo considerando tudo isso, você ainda acredita que plataformas de código aberto trarão um resultado mais efetivo, seus prós e contras serão os seguintes:
Vantagens
- Custo médio
- Ter o controle de tudo
- Grandes possibilidades de customização
- Número de ferramentas e recursos que podem ser implantados
Desvantagens
- Custo de manutenção
- Tempo a ser investido
- Sempre que houver necessidade de melhoria, você é quem terá que bancá-la (seja com tempo ou dinheiro)
Se você é um interessado nesse modelo de plataformas de ecommerce, confira abaixo um review do Magento, feito por Bruno de Oliveira:
Como vender pelo Mercado Livre
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Nele, Bruno de Oliveira vai te ensinar desde como encontrar o produto que vai ser seu campeão de vendas até como criar anúncios irresistíveis para os compradores.