Última atualização em 6 de agosto de 2018 por
Um estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) revelou que o smartphone é o principal responsável pela tomada de decisão de compra no Brasil. Segundo a pesquisa, 74% dos brasileiros decide se vai ou não adquirir algum produto ou serviço online pelo celular.
O uso do smartphone
Apesar de as decisões serem tomadas através do smartphone, a maior parte das vendas ainda é finalizada em computadores (66%). Os brasileiros que realmente passam por todas as etapas de compra via telefone celular são 33%. Desse montante, quase metade é jovem (48%). As classes C, D e E são responsáveis por 38% das transações finalizadas em dispositivos mobile.
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Diferenciais decisivos
A pesquisa também abordou outros fatores decisivos para a decisão de compra, independentemente do uso de smartphone ou não . Dentre os entrevistados, 58% dizem que o frete grátis é o que mais os leva a comprar. Além disso, 51% revelam que procuram pelos preços mais baixos e 37% levam em consideração a reputação da loja e do vendedor.
O SPC perguntou sobre vantagens não necessariamente decisivas no processo de compra. A saber: 53% responderam que gostam de encontrar no Ecommerce preços menores do que os praticados no mundo físico. Outros fatores citados foram a comodidade da compra na internet (43%) e poder comprar a qualquer momento (33%). Em contrapartida, o adicional do frete (64%) e o fato de não poder experimentar ou trocar produtos (58%) foram citados como desvantagens de comprar online.
Fidelidade do cliente
Em relação à fidelidade, 53% dos entrevistados disseram que a relação de construída entre a marca e eles é o fator crucial para retornar à mesma loja virtual e 43% apontaram o preço competitivo como fator determinante. Dos que citaram o preço, 67% também fazem pesquisas, como no Reclame Aqui e se interessam nas avaliações de outros clientes.
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