Site dos Correios Fica Fora do Ar Por Quase 10 Horas

Última atualização em 23 de dezembro de 2021 por Felipe Vannucci

O site dos Correios esteve fora do ar durante 9 horas nesta quinta-feira (23). A instabilidade no sistema começou a ser notada pelos usuários por volta de 2 horas da manhã do mesmo dia.

Durante o período, consumidores e empreendedores não conseguiam utilizar os serviços da estatal e fizeram reclamações nas redes sociais. Assim que a página era acessada, os internautas encontravam o erro “503 Service Unavailable”, que indica serviço indisponível no momento. 

Por volta das 9h30 da manhã, o acesso ao site dos Correios foi restabelecido ainda com falhas. Somente a partir das 11h32, a plataforma esteve disponível integralmente. De acordo com nota oficial, o Correios reafirma a segurança e integridade dos dados e de seus sistemas de informação:

Já voltamos a operar com quase toda a capacidade. As equipes técnicas estão atuando para normalização integral, no menor tempo possível. Não há qualquer indício de perda de informação ou sequestro de dados”, explica a estatal.

A suspeita é de que o grupo de hackers LAPSUS$, que modificou os sistemas do Ministério da Saúde no início de dezembro deste ano, tenha também realizado a invasão no site dos Correios. Os hackers assumiram a autoria ao anunciar o início do ataque ao portal da estatal em um grupo no Telegram.

Testes Analisam Instabilidade nos Sites dos Correios 

Segundo dados levantados pela plataforma de informações de status de sites Downdetector, a instabilidade no portal dos Correios começou por volta de 2h20 do horário de Brasília. 

Inclusive, a ferramenta atingiu um pico de queixas às 8h38 antes do restabelecimento dos serviços. No total, 221 reclamações dos usuários dos serviços postais foram registradas no período

Já testes desenvolvidos pelo TechTudo apontam que o aplicativo dos Correios também esteve indisponível na manhã desta quinta-feira e impediram o rastreio de encomendas postadas. Apesar disso, a seção de Fale Conosco esteve disponível para consultas sem interrupções.

Além disso, a ferramenta de monitoramento de buscas Google Trend indica um aumento de mais de 4.700% nos termos “site correios fora do ar”, desde o início da madrugada de quinta-feira. Outras palavras-chave como “endereçador correios” e “rastrear pelos correios” também tiveram uma alta pela manhã.

Em meio a isso, o Correios informa que o departamento de tecnologia investiga a causa da falha que deixou o sistema fora do ar. E não há uma confirmação de que os sistemas internos da estatal estão com instabilidades. 

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.