Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Quando falamos sobre SEO para ecommerce, muitos empreendedores já começam a ficar entediados. Afinal de contas, isso vai demorar mais quanto tempo para começar a gerar lucro para o negócio?
Pois é, em matéria de Search Engine Optimization, os especialistas já entraram em consenso: os resultados não chegam do dia para a noite.
Por outro lado, se você estiver optando pelas estratégias erradas, eles não vão chegar nunca!
Sendo assim, resolvemos trazer hoje um conteúdo com 3 práticas que, quando executadas corretamente, vão garantir que o seu planejamento de SEO comece a gerar tráfego orgânico o mais rápido possível.
SEO para ecommerce
Está tentando fazer com que a sua loja virtual entre na dura competição com os grandes players? Talvez esta não seja a melhor opção.
Veja nossas dicas:
Trabalhe com nichos de mercado
Se o seu ecommerce conta com poucos recursos, não adianta querer “dar passos maiores que a perna”. Muitas vezes, o segredo está mais no “não fazer” que no “fazer”.
Tenha foco. Escolha um nicho de mercado, um pequeno segmento de pessoas que tenham um problema e desejam resolvê-lo.
Assim você diminui a concorrência e consegue, de forma muito mais rápida, tornar-se uma autoridade naquele mercado — aumentando seus acessos, sua audiência, seu engajamento e, consequentemente, tornando-se mais relevante aos olhos dos buscadores.
Pense no mobile
Em matéria de SEO, poucas coisas são mais importantes que ser responsivo — ou seja, ter um site que atenda a todas as necessidades dos usuários que acessam a internet via dispositivos móveis.
Segundo estudo realizado pela Ebit, nos primeiros 6 meses de 2016, 18,8% das compras feitas no ecommerce brasileiro foram provenientes de tablets e smartphones. E esse número só vai aumentar.
A internet já não dá mais espaço a empreendimentos relutantes à questão dos dispositivos móveis.
Aposte em bons conteúdos
Quantas vezes você já não ouviu por aí que “o conteúdo é rei”?
Pois é, no “novo marketing”, denominado Inbound, o conteúdo virou a moeda de troca entre empresa/consumidor.
As pessoas adoram uma boa história. Sendo assim, se você vende quadros e artigos de decoração, por exemplo, que tal criar um novo canal apenas para postar conteúdos interessantes sobre história da arte, dicas de decoração e qualquer outro assunto que possa interessar à sua persona?
Leia mais: Como definir a persona da sua loja virtual?
Fazendo isso, você ganha muitos pontos com o Google, que, por sua vez, tem um só objetivo: levar conteúdo relevante aos usuários.
Quais das práticas acima de SEO para ecommerce você já aplica em seu negócio? Deixe um comentário abaixo, adoraríamos conhecer um pouco mais sobre a sua história!
Agora, que tal dar play no vídeo abaixo e assistir ao bate-papo de Bruno de Oliveira, um dos maiores especialistas do país em ecommerce, com Fábio Ricotta, um especialista em SEO e marketing digital?
Conheça o Ecommerce na Prática
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