O que é segmentação de mercado?

Última atualização em 11 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

A segmentação de mercado é uma estratégia fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Leia o artigo e entenda o que é e como o seu Ecommerce pode se beneficiar dela:

segmentação de mercado

O que é segmentação de mercado

A segmentação de mercado consiste em identificar um determinado grupo de pessoas com interesses similares, dentro de um mercado amplo e heterogêneo. Em outras palavras, é dividir os possíveis clientes da sua marca por grupos menores, facilitando a compreensão dos objetivos, aspirações e dores do seu público, além de permitir o planejamento de ações estratégicas da empresa.

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Critérios para segmentação de mercado

As divisões podem ser feitas de acordo com as necessidades da sua empresa. Entretanto, há três grandes categorias fundamentais na hora de realizar a segmentação de mercado

  • Segmentação Geográfica (de acordo com a localização)
  • Segmentação Demográfica (de acordo com fatores como idade, religião, sexo e idade)
  • Segmentação Psicográfica (de acordo com personalidade, estilo de vida e interesses pessoais)

segmentação de mercado

Por que a segmentação de mercado é importante

A segmentação de mercado facilita o entendimento da marca sobre os grupos prioritários de clientes a serem atendidos. Se você já acompanha o nosso conteúdo, certamente já se deparou com o conceito de persona. A persona é o “cliente ideal” do seu negócio. Ou seja, após escolher o nicho de atuação, sua empresa precisa entender para quem deseja vender.

Segmentação de mercado e o marketing

A principal área que vai se beneficiar da segmentação de mercado é o marketing. Entender como o público pensa e o que ele deseja vai permitir que você crie conteúdo e campanhas cirúrgicas, gastando muito menos dinheiro e aumentando sua taxa de conversão. Algumas das vantagens claras são:

  • criar campanhas mais eficientes
  • aumentar a taxa de conversão
  • diminuir o tempo de venda
  • otimizar a alocação de recursos
  • alcançar fatias do mercado inexploradas pela empresa

Ao segmentar o mercado, você consegue ter uma ideia mais clara de diversos aspectos fundamentais para suas campanhas de vendas e ações de marketing. Por exemplo: se você sabe que 70% dos seus clientes vêm da região Sudeste do país, faz sentido pensar em focar suas ofertas para esse público. Uma ideia interessante seria oferecer frete grátis, já que o critério foi geográfico.

Ao analisar seu público sob a ótica demográfica, sua empresa pode entender melhor que tipo de comunicação deve usar. Por exemplo: se a maior parte dos seus clientes têm entre 18 e 21 anos, você pode investir em uma linguagem mais informal, com gírias, gifs e todo conteúdo que converse melhor com seu público. Por outro lado, se vende para pessoas acima dos 60, toda a estratégia deve estar adequada à comunicação que melhor se conecta com essa faixa etária.

segmentação de mercado

Já na segmentação de mercado psicográfica, é possível entender que tipo de conteúdo tem maior potencial para engajar a audiência. Por exemplo: se o seu público é adepto de cross fit, academia e musculação, faz sentido criar conteúdo para suas redes sociais que aborde dicas de treinos e dietas. Por outro lado, se você trabalha com o público geek, certamente vai alcançar mais pessoas ao fazer referências à cultura pop.

A segmentação de mercado é fundamental para que você consiga identificar as dores dos seus clientes. Sabendo quais são as necessidades e dificuldades da audiência te permite focar em oferecer soluções, aumentando suas vendas. Por exemplo: se você identifica que os visitantes do seu site já têm mais idade, talvez seja interessante criar uma interface extremamente intuitiva, que facilite a vida de quem não tem muito costume de fazer compras online.

Da mesma forma, ao analisar que seus clientes têm animais domésticos, mas não sabem quais são os brinquedos recomendados para cada tipo de cachorro, sua loja de pets pode criar conteúdos educativos, indicando quais são indicados para cães jovens e ativos e quais são melhores para os que têm mais idade e menos mobilidade.

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Segmentação de mercado e atendimento ao cliente

Ao criar grupos segmentados, você também consegue tornar o atendimento mais personalizado, um fator-chave na satisfação do cliente. A linguagem utilizada nas suas interações deve ser condizente com o público da sua marca. Isso gera mais conexão entre a empresa e o cliente.

Além disso, ao realizar a segmentação de mercado, fica mais fácil de criar respostas padronizadas para as dúvidas frequentes (FAQs). Ao entender o background do público, você vai saber se a maior parte das questões são de nível avançado (o que requer respostas complexas e detalhadas) ou se as dificuldades estão em um patamar mais básico (nesse caso, o ideal seriam respostas simples e diretas).

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Como fazer a segmentação de mercado

Para conseguir o sucesso nos negócios, você precisa conhecer a fundo seu público. Entenda os interesses dos clientes, de onde são, de onde vêm, quantos anos têm, se possuem famílias, se trabalham, estudam… Enfim, todas as informações são válidas para desenhar a persona da sua marca e realizar a segmentação de mercado de forma correta.

Para isso, há ferramentas extremamente eficientes. Se você já tem uma loja virtual, o Google Analytics faz uma leitura completa dos visitantes da sua marca. O Google Ads, por sua vez, permite que você realize testes e compreenda, na prática, qual público responde melhor às suas ofertas. Além disso, também é interessante realizar pesquisas com sua audiência para saber mais sobre os diferentes perfis do seu público.

Ao entender como funciona a segmentação de mercado, você está dando um passo à frente em sua caminhada rumo ao sucesso do Ecommerce. Se você gostou do artigo, inscreva-se na Lista Vip do Ecommerce na Prática. Por lá, enviamos o melhor conteúdo para o seu negócio, além de ofertas incríveis para nossos cursos, palestras e eventos.

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