Última atualização em 8 de março de 2021 por Webmaster
Mais um balanço trimestral foi anunciado ao mercado: o da Renner. Ao que tudo indica, apesar de ter enfrentado um prejuízo milionário neste 3º trimestre, a varejista conseguiu apresentar resultados bem animadores em relação ao seu Ecommerce.
Depois de um 2º trimestre bem intenso – em que uma recuperação de crédito fiscal de R$ 1 bilhão ajudou a Renner a enfrentar os efeitos da pandemia -, a varejista teve mais desafios pela frente…
Contudo, a boa notícia é que a companhia conseguiu evoluir em uma de suas principais estratégias dos últimos meses: as vendas em seu Ecommerce.
Ao longo deste artigo, vou apresentar os números do balanço trimestral da Renner, e contar um pouco mais sobre seu desempenho no digital. Acompanhe!
Lojas Renner Tem Prejuízo Milionário no 3º Trimestre
A varejista de moda, Renner, anunciou na última quinta-feira (06) seu balanço referente ao 3º trimestre deste ano…
Entre os resultados, o prejuízo líquido de R$ 82,9 milhões logo chamou a atenção do mercado…
Isso porque em 2019, no mesmo período, a companhia havia registrado um lucro de R$ 186,7 milhões.
Com isso, a receita líquida da Renner teve uma queda de 14,5%, contabilizando R$ 1,6 bilhão…
Msa não só isso…
Também houve baixa de 17,2% no indicador SSS (Vendas Mesmas Lojas)…
Diante de tudo isso, a Renner afirma no relatório que o seu desempenho foi prejudicado por causa do fechamento temporário de suas lojas físicas durante a pandemia…
O que faz sentido, já que 31% das lojas ficaram fechadas, retornando as atividades apenas em agosto…
Lembrando que esse retorno foi parcial, com limitações na quantidade de dias e horários para o funcionamento das lojas, além do acesso aos provadores e as regras de distanciamento social:
“Estas restrições, somadas ao comportamento do consumidor, ainda inseguro quanto à circulação em espaços públicos, resultou em um fluxo abaixo do normal, porém com conversão e número de peças por sacola mais elevados”, informa a varejista.
Apesar desse cenário desafiador, a Renner teve resultados bem animadores em um setor específico: o do seu Ecommerce.
Vendas Digitais da Renner Crescem de Forma Avassaladora
Seguindo o padrão encontrado no mercado de varejo nos últimos meses, as vendas digitais da Renner tiveram uma alta de 200,5% no 3º trimestre. E o pico do período ficou para o mês de julho, que registrou +239%…
Aliás, vale ressaltar que o resultado faz bastante sentido, principalmente levando em consideração que julho foi foi considerado o 3º maior mês de toda a história do Ecommerce.
Além disso, ainda de acordo com o comunicado, a Renner ressaltou que seu Ecommerce continuou crescendo da forma como era esperado pela empresa:
“Nossos negócios digitais continuam crescendo 3 dígitos e tivemos 5,5 milhões de downloads do app Renner no trimestre, o que significa um aumento de 273% sobre o ano anterior”, informa.
E mais:
A Renner não deixou de citar a transformação digital que a companhia está passando…
Para você ter uma ideia, hoje, mais de 20% das vendas do site Lojas Renner estão sendo atendidas a partir dos estoques das lojas físicas…
Sendo que 15% dessas entregas são relativas aos centros de distribuição da varejista.
Além disso, as retirada na loja física de produtos comprados online estão retomando os níveis de 30%.
Isto é, a Renner não perdeu tempo e manteve um bom foco na estruturação e adaptação ao digital em meio à pandemia.
O 3º Trimestre Foi Bom Para a Renner, Afinal?
A Renner vem passando por períodos desafiadores…
No trimestre passado, a varejista reportou um lucro líquido de de R$ 818,1 milhões, uma alta, na época, de 254,6%.
Contudo, apesar de parecerem números positivos, a companhia teve também um prejuízo de R$ 228 milhões, em um comparativo com 2019…
Fato que mudou um pouco esse cenário negativo foi que a Renner teve uma recuperação de crédito fiscal de R$ 1 bilhão. Ou seja, no trimestre anterior, a Renner conseguiu vencer os fortes baques da pandemia graças a esse crédito fiscal.
E, já neste 3º trimestre, os números também foi bastante desafiadores, como vimos anteriormente…
A única constante ao longo desses períodos foi o forte crescimento do Ecommerce da Renner…
E, realmente, não há como negar: a expansão digital da Renner tem trazido bons resultados para a varejista.
Por isso, mais uma vez, todo o setor de Ecommerce deve ficar de olho na Renner…
Todas as grandes empresas que não tinham um apelo tão forte na esfera digital há alguns anos estão se reinventando. E por isso a Renner tem conseguido bons resultados nesse sentido…
Entretanto, para esta análise ficar mais interessante, é preciso aguardar os resultados das concorrentes da Renner…
Como a C&A, por exemplo, que liberará seu balanço no dia 11 de novembro.
Ou seja, ainda há muitos acontecimentos à vista. Vamos aguardar!