Última atualização em 6 de dezembro de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Quando você resolve montar uma loja virtual, precisa escolher e registrar um bom domínio, que a partir de agora servirá como o endereço do seu negócio na internet.
Apesar de ser um assunto relativamente simples, muitos empreendedores ainda possuem dúvidas sobre o tema, então resolvemos falar sobre ele!
O artigo de hoje está separado em duas partes: primeiro vamos dar algumas dicas sobre como escolher um bom domínio para a sua loja virtual, depois é a hora de falar sobre o registro desse domínio!
Está preparado? Então vamos ao conteúdo!
Escolhendo o domínio perfeito
Na hora de escolher o “nome” do seu site, considere as seguintes dicas:
1 – Trabalhe com nomes curtos e fáceis de digitar
Antes de qualquer coisa, um domínio precisa ser memorável e fácil de digitar. Se você optar por trabalhar com termos estrangeiros ou longos demais, pode acabar complicando a vida do cliente no momento de encontrá-lo.
Ao invés disso, procure por palavras mais curtas, envolventes e intuitivas. Sua marca ficará na cabeça dos consumidores!
2 – Um domínio precisa ser prático, não inteligente
Ainda seguindo a lógica da dica 1, lembre-se de que o domínio é uma ferramenta que existe para te ajudar a ser encontrado e vender, não para parecer “bonitinho” ou inteligente.
Estamos falando isso porque não é raro que empreendedores tentem sofisticar demais os seus domínios, utilizando hífens e trocadilhos que podem até deixar o endereço genial, mas não ajudam em nada no sentido prático da coisa…
Se você quer escolher um bom domínio, seja cirúrgico, prático e não invente demais.
3 – Se possível, use palavras-chave
É claro que, se você já tem uma marca, todas as nossas 4 dicas sobre como escolher o domínio perfeito caem por terra… Nesse caso, o domínio mais recomendado para você é o próprio nome da empresa.
De qualquer forma, para quem ainda não definiu essa questão, vale a pena tentar inserir uma palavra-chave relevante no domínio. A partir de agora vamos ver como fazer isso…
Uma loja virtual especializada em vender livros de negócios, por exemplo, poderia se beneficiar muito de um domínio como este: www.livrosdenegocios.com.br. Esse tipo de domínio, por conter uma palavra-chave muito buscada por usuários do Google, tem grandes chances de ser bem ranqueado e trazer bastante tráfego orgânico para o seu site.
Se não der para trabalhar com uma boa palavra-chave no domínio principal da sua loja, ainda existe a possibilidade de fazer isso através de um blog… Também é uma boa ideia.
Se você observar bem, o nosso próprio domínio (www.ecommercedesucesso.com.br) possui uma palavra-chave relevante em seu corpo. Tanto a palavra “ecommerce” quanto o termo “ecommerce de sucesso” são muito buscados por usuários, fazendo com que o nosso blog acabe recebendo milhares de visitas por conta desse “detalhe”.
Leia mais: Como registrar a sua marca no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual)
4 – A questão da disponibilidade
Se o assunto é registro de domínio, de nada vale ter o nome perfeito se ele não estiver disponível… Sendo assim, acesse o site do Registro BR para saber se o seu domínio “.com.br” ainda não foi comprado. A disponibilidade do domínio “.com” você pode consultar através de sites como GoDaddy ou Hostgator.
Registro de domínio: como fazer? (Passo a passo)
Agora que você já escolheu um domínio matador e verificou sua disponibilidade, chegou a hora de registrá-lo! Você pode fazer isso nos próprios sites onde verificou se os domínios estavam disponíveis.
Nossa última dica é: escolheu um domínio? Então registre-o agora mesmo e não corra o risco de perdê-lo! Você pagará uma taxa bem baixa para fazer isso.
Se precisar de mais ajuda, acesse o nosso passo a passo sobre como registrar um domínio na internet.
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