Psicologia das cores: como ela funciona no ecommerce?

Última atualização em 14 de novembro de 2016 por Redacao Ecommerce de Sucesso

psicologia das cores

Você sabia que a psicologia das cores pode ser uma forte arma para auxiliar você a alavancar as vendas do seu ecommerce?

Bem como no varejo físico, as cores são capazes de despertar diversos sentimentos e emoções em quem as está visualizando.

Mas você sabe o que cada uma delas inspira nos seres humanos?

Se a sua resposta para a pergunta acima foi “não”, continue com a gente e confira um resumo completo sobre como funciona a psicologia das cores no ecommerce!

Psicologia das cores no ecommerce

Já se sabe que, na internet, a aparência importa muito.

Por outro lado, o que você provavelmente ainda não sabe é que, segundo uma pesquisa da Kissmetrics, cerca de 93% dos consumidores online consideram a estética antes de fazer uma compra. 85% deles são influenciados por cores.

Leia mais: Como escolher a plataforma de ecommerce ideal para você?

Confira abaixo um pequeno resumo do que cada cor representa frente ao inconsciente humano:

Azul: ligado à produtividade e ao sucesso, é uma cor que, se em tom escuro, significa poder. Em tons claros pode dar a ideia de higiene.

Laranja: o laranja mexe diretamente com as áreas responsáveis pela recompensa no cérebro humano. Ele dá uma ideia de mudança e dinamismo.

Rosa: se em tons claros, o rosa dá a ideia de vanguardismo, quebra de preconceitos, feminilidade. Já em tons mais escuros, como o rosa pink, pode representar desejo em iniciar ações individuais.

Amarelo: tons amarelados são responsáveis pela credibilidade. O amarelo passa uma excelente mensagem de confiança e transparência.

psicologia das cores 2

Cinza: colorações cinzas indicam neutralidade ou até pouca vitalidade. Falta de energia.

Preto: ao contrário do que muitos imaginam, o preto pode significar superioridade, mistério e até nobreza. Atinge a área do cérebro que regula medo e agressividade.

Vermelho: por ser uma cor “muito quente”, é uma excelente pedida para ecommerces de alimentos. Na psicologia das cores, tons avermelhados também reforçam noções de virilidade e masculinidade.

Roxo: o roxo impacta a área do nosso cérebro responsável pelo planejamento. Na psicologia das cores, é uma coloração ligada ao mistério e à sensatez.

Veja mais: Como divulgar seu ecommerce gratuitamente?

Branco: o branco transmite a ideia de pureza e de frescor. Atinge a área do cérebro responsável pelo pensamento lógico.

Verde: colorações esverdeadas transmitem uma ideia de equilíbrio. Dependendo da sua marca, também pode ser usada como uma menção à sustentabilidade (elo com a natureza).

Marrom: e finalizando o nosso pequeno guia sobre a psicologia das cores no ecommerce, temos o marrom, que é uma cor um pouco mais pesada, responsável por noções de conservadorismo.

Gostou?

O mais incrível disso tudo é perceber que, se utilizadas de maneira correta, algumas cores podem fazer maravilhas pelo seu faturamento.

Da próxima vez que for alterar o design do site ou de um produto, leve em conta o conteúdo acima e tome decisões mais acertadas e funcionais!

psicologia das cores 3

Conheça o Ecommerce na Prática

Você já pensou em montar um negócio em sua casa, vender produtos pela internet e finalmente poder ser o seu próprio chefe?

Por incrível que pareça, milhares de brasileiros já estão vivendo dessa forma!

Se você quer entender um pouco mais sobre como funciona o mundo do comércio eletrônico, recomendamos que conheça o Ecommerce na Prática, blog com o melhor conteúdo do país sobre comércio eletrônico e emprendedorismo.

Seja você um empreendedor rodado ou alguém começando do zero, temos certeza de que pode aprender muito com os artigos e vídeos exclusivos que são postados semanalmente por lá!

Gostou do que viu por aqui? Então deixe seu email na caixa abaixo e passe a receber todos os nossos melhores conteúdos sempre em primeira mão!

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.