Última atualização em 14 de novembro de 2016 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Você sabia que a psicologia das cores pode ser uma forte arma para auxiliar você a alavancar as vendas do seu ecommerce?
Bem como no varejo físico, as cores são capazes de despertar diversos sentimentos e emoções em quem as está visualizando.
Mas você sabe o que cada uma delas inspira nos seres humanos?
Se a sua resposta para a pergunta acima foi “não”, continue com a gente e confira um resumo completo sobre como funciona a psicologia das cores no ecommerce!
Psicologia das cores no ecommerce
Já se sabe que, na internet, a aparência importa muito.
Por outro lado, o que você provavelmente ainda não sabe é que, segundo uma pesquisa da Kissmetrics, cerca de 93% dos consumidores online consideram a estética antes de fazer uma compra. 85% deles são influenciados por cores.
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Confira abaixo um pequeno resumo do que cada cor representa frente ao inconsciente humano:
Azul: ligado à produtividade e ao sucesso, é uma cor que, se em tom escuro, significa poder. Em tons claros pode dar a ideia de higiene.
Laranja: o laranja mexe diretamente com as áreas responsáveis pela recompensa no cérebro humano. Ele dá uma ideia de mudança e dinamismo.
Rosa: se em tons claros, o rosa dá a ideia de vanguardismo, quebra de preconceitos, feminilidade. Já em tons mais escuros, como o rosa pink, pode representar desejo em iniciar ações individuais.
Amarelo: tons amarelados são responsáveis pela credibilidade. O amarelo passa uma excelente mensagem de confiança e transparência.
Cinza: colorações cinzas indicam neutralidade ou até pouca vitalidade. Falta de energia.
Preto: ao contrário do que muitos imaginam, o preto pode significar superioridade, mistério e até nobreza. Atinge a área do cérebro que regula medo e agressividade.
Vermelho: por ser uma cor “muito quente”, é uma excelente pedida para ecommerces de alimentos. Na psicologia das cores, tons avermelhados também reforçam noções de virilidade e masculinidade.
Roxo: o roxo impacta a área do nosso cérebro responsável pelo planejamento. Na psicologia das cores, é uma coloração ligada ao mistério e à sensatez.
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Branco: o branco transmite a ideia de pureza e de frescor. Atinge a área do cérebro responsável pelo pensamento lógico.
Verde: colorações esverdeadas transmitem uma ideia de equilíbrio. Dependendo da sua marca, também pode ser usada como uma menção à sustentabilidade (elo com a natureza).
Marrom: e finalizando o nosso pequeno guia sobre a psicologia das cores no ecommerce, temos o marrom, que é uma cor um pouco mais pesada, responsável por noções de conservadorismo.
Gostou?
O mais incrível disso tudo é perceber que, se utilizadas de maneira correta, algumas cores podem fazer maravilhas pelo seu faturamento.
Da próxima vez que for alterar o design do site ou de um produto, leve em conta o conteúdo acima e tome decisões mais acertadas e funcionais!
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