Última atualização em 10 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Os hábitos de consumo dos brasileiros estão sendo modificados muito rapidamente. Segundo o Ecommerce Trends 2018, as prioridades dos consumidores variaram bastante no último ano. Saiba quais são os principais fatores na decisão de compra no Ecommerce brasileiro:
Decisão de Compra: Fatores Positivos
Segundo o levantamento, o principal fator que leva o consumidor a concluir uma transação online é o preço mais barato do que a loja física.
Com a diminuição de custos (não precisa de tantos funcionários, estrutura física, contas de água e energia…) a operação no Ecommerce é muito mais barata do que em uma loja física.
Assim sendo, é comum que o preço dos produtos seja menor.
Essa também é a percepção dos consumidores, que gostam de sentir que estão “economizando” naquele produto que já tinham a intenção de comprar, mas que está mais barato online.
Ranking dos Fatores positivos
No Top 5 de fatores que influenciam positivamente na decisão de compra estão:
1 – Preços Mais Baratos que os das Lojas Físicas (70,2%)
2 – Facilidade de Comparar Preços e Produtos (69.2%)
3 – Mais Comodidade (67.1%)
4 – Possibilidade de Ver Reviews e Comentários (46,6%)
5 – Apresentar Descrições Completas (38,5%)
Além deles, também foram citados outros pontos que são bem vistos pelos consumidores, como Cupons de Desconto, Indicação e Ser o Único Lugar em que o Produto está Disponível.
O que mudou em 1 ano
Todos os dados apresentados até agora são referentes à pesquisa referente a 2018.
Quando comparados aos resultados de 2017, a principal mudança de comportamento é que os 4 primeiros fatores foram levemente menos citados ano passado do que há dois anos.
Em contrapartida, Descrições, Indicações e Ser o Único Lugar disponível apresentaram um pequeno crescimento.
Decisão de Compra: Fatores Negativos
Dentre os fatores que influenciam a decisão de compra de forma negativa, os campeões foram: Taxa de Frete Cara (55,6%), Impossibilidade de Experimentar e Tocar o Produto (44,4%) e Falta de Confiança (33,3%).
Outros pontos citados que também atrapalham a concretização da venda foram Impossibilidade de Negociar Preços e Tempo de Entrega Muito Longo.
A questão do frete é sempre a mais delicada, uma vez que se o lojista absorver o custo da entrega, terá que aumentar o preço do produto, perdendo competitividade.
A ideia é balancear preço ofertado e frete, além de buscar alternativas logísticas e tentar baratear o custo do transporte.
Fazer um contrato com os Correios ou encontrar outros operadores (especialmente para entregas locais) pode ser uma alternativa interessante.
Leia mais: 5 Alternativas criativas para dar frete grátis sem sair no prejuízo
Ranking dos Fatores Negativos
Esses são os fatores citados que influenciam negativamente a decisão de compra:
1 – Frete Caro (55,6%)
2 – Impossibilidade de Experimentar e Tocar o Produto (44,4%)
3 – Falta de Confiança (33,3%)
4 – Impossibilidade de Negociar Preços (22,2%)
5 – Tempo de Entrega Muito Longo (11,1%)
6 – Outro (11,1%)
O que mudou em 1 ano
Ao comparar os dados referentes a 2018 e 2017, é fácil perceber que o consumidor realmente está mudando suas prioridades em relação à decisão de compra.
O motivo “Impossibilidade de Experimentar e Tocar o Produto” caiu 27%, o que mostra que os brasileiros estão se acostumando com as compras online.
A questão do frete subiu 41,3% e a falta de confiança foi citada 9% mais. É possível aferir que os compradores estão tomando decisões mais informadas em relação ao Ecommerce, pesquisando e buscando marcas com as quais se sentem seguras, mas que continuam considerando o preço como algo fundamental.
Os três últimos fatores foram citados pela primeira vez em 2018.
Isso só reforça a importância que o mercado digital deve dar às novas demandas que vão surgir à medida que o consumidor vai criando novos hábitos de consumo.
Monte seu negócio HOJE
As mudanças nos hábitos de consumo e nos fatores que influenciam a decisão de compra dos brasileiros vão continuar a aparecer.
Os negócios que estiverem despreparados e não prestarem atenção nas prioridades do seu público correm o sério risco de fracassar.
Se você quer ter um negócio sólido e lucrativo, capaz de atender às necessidades do consumidor, precisa ter a estratégia certa.
E é exatamente isso que o Ecommerce do Zero pode te proporcionar.
[button_2 color=”green” align=”center” href=”http://bit.ly/palestra-curso-ecommerce-do-zero” new_window=”Y”]ASSISTIR[/button_2]