Última atualização em 22 de fevereiro de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Montar uma loja virtual de nicho talvez seja a saída mais inteligente para o pequeno empreendedor que, com poucos recursos, deseja fugir da competição com os grandes ecommerces do mercado.
Ao especializar-se, uma loja virtual foge um pouco da “sangrenta” guerra de preços e passa a focar suas energias na geração de valor para o cliente — dedicando tempo e atenção a ele.
>> Participe da Semana do Ecommerce: de 6 a 17 de março [Gratuito, Vagas Limitadas]
Pensando que o assunto possa interessar bastante a quem ainda está planejando a sua operação, a equipe do Ecommerce de Sucesso preparou este pequeno guia para falar sobre os seus primeiros passos com uma loja virtual de nicho.
Está preparado? Então vamos começar pelo básico:
O que é uma loja virtual de nicho?
Se você acessar o site da Netshoes, por exemplo, vai perceber que a empresa vende tênis de corrida, de passeio, barracas para acampamento, roupas, acessórios de proteção para ciclistas… Enfim, uma variedade enorme de produtos — e o mesmo acontece com Pontofrio, Lojas Americanas e outras gigantes do setor.
Com um investimento robusto e frequente, essas lojas conseguem vender “tudo para todos” sem perder o controle da situação.
Por outro lado, o pequeno empreendedor, que geralmente começa um negócio com pouco dinheiro, não tem condições de montar estoques tão diversificados. É aí que, seguindo a ideia de cauda longa, o ideal é que o foco esteja em vender produtos específicos para um grupo específico de consumidores.
A ideia é mais ou menos a seguinte:
- Em vez de vender tênis, barracas, roupas e acessórios esportivos, uma loja virtual de nicho venderá peças de bicicletas e acessórios de segurança para ciclistas.
- Em vez de vender moda masculina, feminina, adulta e infantil, uma loja virtual de nicho venderá moda masculina, social e voltada para homens que tenham entre 25 e 40 anos.
- Em vez de vender móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, uma loja virtual de nicho venderá móveis planejados para home office.
Ao especificar o seu público, você consegue atingi-lo de maneira muito mais eficiente, economizando recursos financeiros e tempo.
Caso você esteja perguntando-se sobre como decidir o que vender pela internet, é justamente sobre isso que vamos falar agora!
1 – Faça um levantamento geral de informações sobre o mercado
Comece com uma pesquisa despretensiosa de mercado. Reserve algum tempo do seu dia para “dar um Google” e ver o que encontra.
Leia os nossos artigos sobre as “50 Ideias de ecommerce para montar ainda este ano”, as “14 Ideias de ecommerce para trabalhar em casa” e também dê uma passada no artigo sobre os “10 Maiores mercados de ecommerce do Brasil”, escrito pelo especialista Bruno de Oliveira.
Além disso, se você pretende ser o dono do seu próprio negócio no ecommerce, não pode deixar de acompanhar a Ebit, que semestralmente divulga o Relatório Webshoppers, com diversos panoramas sobre o mercado.
2 – Invista tempo em pesquisas online
Depois do levantamento inicial de informações, é possível que você comece a se interessar por diferentes nichos de mercado. Procure focar em dois ou três deles e faça a seguinte pergunta: onde os consumidores desses produtos estão?
A partir daí, vá ainda mais fundo nas pesquisas online. Comece a visitar sites de concorrentes e fornecedores, leia comentários de consumidores no Reclame Aqui, pesquise por grupos de discussão no Facebook… Tudo é válido.
A ideia é passar a ter uma noção geral sobre o mercado. Procure responder às seguintes perguntas:
- Quais os pontos fracos das marcas que já atuam nesse mercado?
- Quais os pontos fortes?
- Existe uma boa demanda para esses produtos?
- A concorrência é grande? Pequena?
3 – Converse com consumidores
Depois de fazer suas pesquisas online, é provável que tenha encontrado muitos consumidores elogiando/criticando marcas, postando dúvidas e comentários variados.
Nesse momento, vá até essas pessoas e inicie uma conversa. Se for preciso, conte sobre sua intenção e pergunte sobre o que acham do mercado, das compras pela internet, do que já funciona, do que poderia ser melhorado…
Ninguém melhor que o próprio consumidor para fazer você enxergar questões óbvias, mas que, por vezes, são ignoradas pelas empresas que atuam vendendo produtos ou serviços para um determinado nicho.
4 – Você está sendo específico o bastante?
Por último, antes de definir se um determinado mercado é mesmo o ideal para a sua loja virtual de nicho, pergunte-se se você está sendo específico o bastante.
E quando falamos o bastante, queremos passar uma ideia de equilíbrio: você não pode ser específico demais e nem de menos.
Ser específico de menos é querer vender tênis, bicicletas, roupas e suplementos alimentares em um só lugar.
Ser específico demais é querer vender só tênis para corredores profissionais.
Encontre um mix interessante de produtos que conversem entre si e resolvam muito bem o problema de uma parcela específica de consumidores. Fazendo isso você já estará planejando uma loja virtual muito acima da média.
Gostou de aprender sobre quais devem ser os primeiros passos de quem está planejando montar sua loja virtual de nicho?
Se o que você quer é continuar adquirindo conhecimento, dê o play no vídeo abaixo! Nele, Bruno de Oliveira, o maior especialista brasileiro em ecommerce, fala um pouco sobre o quanto vale uma ideia:
Participe da Semana do Ecommerce: o principal evento do ano sobre comércio eletrônico!
Você quer montar uma loja virtual e não sabe muito bem por onde começar? Ou já tem um ecommerce e ele ainda não deslanchou?
Então temos um convite especial a fazer!
Entre os dias 6 e 17 de março de 2017 acontecerá a Semana do Ecommerce, evento 100% Online e Gratuito que vai ajudar você a tirar o seu negócio do zero.
Se o que você quer é montar um plano de ação com um passo a passo completo para vender mais e melhor na internet, não pode perder esse grande encontro de empreendedores interessados em um só tema: comércio eletrônico.
Quer participar? Então acesse o site e faça já a sua inscrição. As vagas são limitadas!