Última atualização em 23 de julho de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Uma pesquisa realizada pela Opinion Box com 1.116 pessoas que utilizam o Ecommerce para comprar produtos e serviços pela internet revelou que 81% dos consumidores apontam a praticidade como a vantagem principal na hora de efetivar as compras online.
Segundo o estudo, a agilidade vem em segundo lugar com 71% de apontamento do público. Entretanto, apesar das novas tecnologias oferecerem cada vez mais agilidade e praticidade, muitos empreendedores ainda perdem clientes e desistem das compras por problemas básicos. Ainda de acordo com a pesquisa, os principais motivadores das desistências são:
– Sites não responsivos;
– Páginas que apresentam lentidão para carregar;
– Travamento de páginas e aplicativos;
– Pouca descrição acerca dos produtos ofertados
– Fotos com baixa qualidade de imagem;
– Falta de opção para continuar comprando no site
– Passo-a-passo burocrático e extenso até efetivação da compra.
Praticidade para pagamentos
O estudo também demonstrou a principal forma de pagamento utilizada pelos consumidores de Ecommerce. Neste tipo de compra, o modo mais utilizado pelos entrevistados foram:
– Boleto bancário (31%)
– Cartão de crédito parcelado (27%)
– Cartão de crédito ou débito à vista (20%)
O Opinion Box também analisou os produtos mais vendidos pelas lojas mobile, aquelas personalizadas para uso exclusivo dos smartphones. O resultado apontou que as roupas e acessórios estão no topo da lista (47%) quando o assunto é comprar pelo celular. Confira!
– Roupas e acessórios (47%)
– Eletrônicos (40%)
– Livros e papelaria (37%)
– Saúde, beleza e medicamentos (36%)
– Informática (34%)
– Eletrodomésticos (31%)
– Comida (30%)
– Táxi ou carro particular (28%)
– Ingressos (25%)
– Viagens e turismo (20%)
– Cama, mesa e banho (13%)
– Móveis e decoração (12%)
– Artigos esportivos (12%)
A pesquisa também concluiu que é preciso contar com um mix variado de produtos para alavancar as vendas e oferecer aos clientes múltiplas formas de pagamento. O relatório traz a observação de que os clientes também sinalizaram que o pagamento em dinheiro vivo na entrega do produto ou aqueles realizados em casas lotéricas podem aumentar as possibilidades de venda.
Gostou desta pesquisa e deseja ter acesso a outros conteúdos sobre Ecommerce? Faça parte da nossa lista Vip!