Qual é o perfil do consumidor do ecommerce no Brasil? [ATUALIZADO]

Última atualização em 7 de setembro de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso

perfil do consumidor do ecommerce

Segundo a consultoria Ebit, cerca de 25,5 milhões de brasileiros compraram pelo menos uma vez pela internet durante o primeiro semestre de 2017. Se você quer fazer sucesso nas vendas online, é melhor começar a entender quem são essas pessoas…

Identificar o perfil do consumidor do ecommerce, além de trazer mais clareza para o seu planejamento, também pode quebrar alguns estereótipos importantes dentro da sua cabeça.

>> Palestra Online: “Como Montar seu Ecommerce do Zero” (Grátis)

Quer entender melhor qual é o perfil das pessoas que fazem compras pela internet atualmente no Brasil? Então continue com a gente até o final do texto — todos os dados que você vai conferir pertencem à 36ª edição do relatório Ebit Webshoppers.

Qual é o perfil do consumidor do ecommerce no Brasil?

Para facilitar a sua vida, segmentamos este pequeno guia em 4 tópicos: gênero, idade, geografia e renda. Confira:

Gênero

Quando a questão é o gênero, não existe muita novidade em relação ao perfil dos e-consumidores no Brasil. Bem como aconteceu em 2016, homens e mulheres seguem praticamente iguais na participação em compras online.

As mulheres representam 50,04% da fatia total dos consumidores. Já os homens são 49,96%.

perfil do consumidor do ecommerce

Idade

Quando o assunto é a idade do consumidor do ecommerce brasileiro, surgem algumas surpresas.

Podemos começar dizendo, por exemplo, que pessoas acima de 50 anos são responsáveis por realizar 31% dos pedidos na internet. Isso prova que, ao contrário do que muitos empreendedores pensam, não é só quem tem 20 e poucos anos que compra pela internet.

A parcela da população que mais consome na internet tem entre 35 e 49 anos (38%), seguida pelos maiores de 50 que já citamos. Em terceiro lugar temos as pessoas entre 25 e 34 anos (23%) e, por último, jovens com menos de 24 (8%). A idade média do consumidor do ecommerce no Brasil é de 43 anos.

Veja a comparação dos dados de 2017 em relação ao que foi observado em 2016:

perfil do consumidor do ecommerce

Geografia

A região mais compradora do ecommerce nacional foi o Sudeste, com 62,8% dos pedidos. Em seguida temos o Sul (14,7%), o Nordeste (12,6%), o Centro-oeste (7,3%) e o Norte (2,5%).

perfil do consumidor do ecommerce

Renda

Quando estamos discutindo o perfil do consumidor do ecommerce no Brasil, também é muito importante entender a renda familiar dessas pessoas. Isso nos dá uma noção mais clara, principalmente, sobre quais classes sociais estão mais e menos engajadas com as compras pela internet.

O levantamento realizado pela Ebit mostra que 33,4% dos e-consumidores brasileiros têm renda familiar inferior a R$3 mil. Outros 23,7% apresentam renda familiar entre R$3 mil e R$5 mil e 18,3% ainda possui renda familiar entre R$5 mil e R$8 mil.

Um destaque importante, neste tópico, vai para o alto consumo proveniente das classes mais altas da população. Pessoas com renda familiar acima de R$8 mil foram responsáveis por quase 25% dos pedidos totais.

A renda familiar média do consumidor do ecommerce no Brasil é de R$5.573.

perfil do consumidor do ecommerce

Conclusão

Quando o assunto é o perfil do consumidor do ecommerce, muitos são os estereótipos que permeiam a mentalidade dos empreendedores. Alguns acham que somente os jovens fazem compras online, outros pensam que as classes sociais mais altas não se interessam por comprar na internet…

A verdade é que, com a popularização da internet, praticamente todos os públicos estão conectados — e isso só vai aumentar nos próximos anos. Não importa se você quer vender produtos para jovens de classe C ou para idosos de classe A/B, seu público-alvo está na internet!

Palestra Online: “Como Montar seu Ecommerce do Zero” (100% Grátis)

Agora que você já sabe qual é o perfil dos e-consumidores no Brasil, pode ser que esteja mesmo decidido a montar o seu negócio na internet… Se esse for o caso, temos uma excelente notícia para dar!

A Palestra “Como Montar seu Ecommerce do Zero”, do especialista Bruno de Oliveira, está disponível de forma GRATUITA neste exato momento. Na apresentação, que tem 1 hora de duração, Bruno revela um passo a passo detalhado para quem quer tirar o seu negócio do papel.

Se interessou? Então não perca tempo: clique no banner abaixo e reserve já uma vaga para a próxima sessão!

perfil dos consumidores do ecommerce

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.