Última atualização em 14 de setembro de 2021 por
Segundo a consultoria Ebit, cerca de 25,5 milhões de brasileiros compraram pelo menos uma vez pela internet durante o primeiro semestre de 2017. Se você quer fazer sucesso nas vendas online, é melhor começar a entender quem são essas pessoas…
Identificar o perfil do consumidor do ecommerce, além de trazer mais clareza para o seu planejamento, também pode quebrar alguns estereótipos importantes dentro da sua cabeça.
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Quer entender melhor qual é o perfil das pessoas que fazem compras pela internet atualmente no Brasil? Então continue com a gente até o final do texto — todos os dados que você vai conferir pertencem à 36ª edição do relatório Ebit Webshoppers.
Qual é o perfil do consumidor do ecommerce no Brasil?
Para facilitar a sua vida, segmentamos este pequeno guia em 4 tópicos: gênero, idade, geografia e renda. Confira:
Gênero
Quando a questão é o gênero, não existe muita novidade em relação ao perfil dos e-consumidores no Brasil. Bem como aconteceu em 2016, homens e mulheres seguem praticamente iguais na participação em compras online.
As mulheres representam 50,04% da fatia total dos consumidores. Já os homens são 49,96%.
Idade
Quando o assunto é a idade do consumidor do ecommerce brasileiro, surgem algumas surpresas.
Podemos começar dizendo, por exemplo, que pessoas acima de 50 anos são responsáveis por realizar 31% dos pedidos na internet. Isso prova que, ao contrário do que muitos empreendedores pensam, não é só quem tem 20 e poucos anos que compra pela internet.
A parcela da população que mais consome na internet tem entre 35 e 49 anos (38%), seguida pelos maiores de 50 que já citamos. Em terceiro lugar temos as pessoas entre 25 e 34 anos (23%) e, por último, jovens com menos de 24 (8%). A idade média do consumidor do ecommerce no Brasil é de 43 anos.
Veja a comparação dos dados de 2017 em relação ao que foi observado em 2016:
Geografia
A região mais compradora do ecommerce nacional foi o Sudeste, com 62,8% dos pedidos. Em seguida temos o Sul (14,7%), o Nordeste (12,6%), o Centro-oeste (7,3%) e o Norte (2,5%).
Renda
Quando estamos discutindo o perfil do consumidor do ecommerce no Brasil, também é muito importante entender a renda familiar dessas pessoas. Isso nos dá uma noção mais clara, principalmente, sobre quais classes sociais estão mais e menos engajadas com as compras pela internet.
O levantamento realizado pela Ebit mostra que 33,4% dos e-consumidores brasileiros têm renda familiar inferior a R$3 mil. Outros 23,7% apresentam renda familiar entre R$3 mil e R$5 mil e 18,3% ainda possui renda familiar entre R$5 mil e R$8 mil.
Um destaque importante, neste tópico, vai para o alto consumo proveniente das classes mais altas da população. Pessoas com renda familiar acima de R$8 mil foram responsáveis por quase 25% dos pedidos totais.
A renda familiar média do consumidor do ecommerce no Brasil é de R$5.573.
Conclusão
Quando o assunto é o perfil do consumidor do ecommerce, muitos são os estereótipos que permeiam a mentalidade dos empreendedores. Alguns acham que somente os jovens fazem compras online, outros pensam que as classes sociais mais altas não se interessam por comprar na internet…
A verdade é que, com a popularização da internet, praticamente todos os públicos estão conectados — e isso só vai aumentar nos próximos anos. Não importa se você quer vender produtos para jovens de classe C ou para idosos de classe A/B, seu público-alvo está na internet!
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Agora que você já sabe qual é o perfil dos e-consumidores no Brasil, pode ser que esteja mesmo decidido a montar o seu negócio na internet… Se esse for o caso, temos uma excelente notícia para dar!
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