O perfil dos consumidores de eletrônicos e eletrodomésticos no Brasil

Última atualização em 16 de setembro de 2021 por

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Quando o assunto são eletrodomésticos e eletrônicos, vale a pena prestar atenção. O brasileiro é um consumidor ávido desses produtos — não à toa os mercados são, respectivamente, 1º e 3º lugares no ranking de faturamento do ecommerce nacional.

Sabendo da importância desses nichos, a Navegg, empresa de tecnologia que tem acesso a informações pessoais de mais de 400 milhões de consumidores no mundo inteiro, preparou um infográfico mapeando o perfil dos consumidores de eletrônicos e eletrodomésticos no Brasil.

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Você tem ideia de quem são e como se comportam esses clientes? Continue com a gente para descobrir!

Perfil dos consumidores de eletrônicos e eletrodomésticos

Perfil Sociodemográfico

O primeiro dado importante é o que diz respeito ao gênero dos consumidores: 73% são mulheres, enquanto somente 27% são homens. Dentre essas pessoas, 78% estão casadas.

Sabendo disso, você provavelmente já deve estar presumindo que o consumidor de eletrônicos e eletrodomésticos no Brasil não está na faixa dos 20 anos, certo? Se pensou assim, você acertou: 42% do público interessado por esses produtos tem entre 35 e 59 anos; 25% tem entre 25 e 34 anos e 21% entre 18 e 24.

Em relação à classe social, 62% dos consumidores pertencem à classe alta, 37% à classe média e somente 1% à classe baixa.

Interesses

Além de características sociais e demográficas, o estudo também mapeou os principais interesses desse público. Para começar, as 5 marcas mais populares foram Brastemp, Panasonic, Tramontina, Asus e Canon.

Ao estudar quais eram os interesses desse cliente fora dos mercados-alvo da pesquisa, o levantamento da Navegg descobriu que as pessoas com o perfil do consumidor de eletrônicos e eletrodomésticos no Brasil também se interessam bastante por temas como:

  • Moda e decoração
  • Animais de estimação
  • Artesanato
  • Musculação
  • Graduação

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Além disso tudo, sabe-se que 38% dos consumidores estão em um momento da vida onde precisam comprar diversos produtos ao mesmo tempo, ficando propensos a buscarem por economia através de combos, por exemplo.

Outros 37% foram detectados como consumidores que não estão precisando do produto no momento, mas compram mesmo assim por conta de uma liquidação ou desconto (oportunidade). 25% Dos clientes compram pensando em inovação.

Por último, deixamos aqui um dado interessante que reforça a importância do mobile para o seu ecommerce: 57% das buscas por produtos foram feitas via smartphones; 42% via desktop e 1% através de tablets.

Acesse o infográfico completo.

Quer continuar aprendendo sobre o perfil dos consumidores do ecommerce no Brasil? Então dê o play no vídeo abaixo! Quem fala é o especialista Bruno de Oliveira:

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