O perfil dos consumidores de eletrônicos e eletrodomésticos no Brasil

Última atualização em 1 de agosto de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso

perfil dos consumidores de eletrônicos

Quando o assunto são eletrodomésticos e eletrônicos, vale a pena prestar atenção. O brasileiro é um consumidor ávido desses produtos — não à toa os mercados são, respectivamente, 1º e 3º lugares no ranking de faturamento do ecommerce nacional.

Sabendo da importância desses nichos, a Navegg, empresa de tecnologia que tem acesso a informações pessoais de mais de 400 milhões de consumidores no mundo inteiro, preparou um infográfico mapeando o perfil dos consumidores de eletrônicos e eletrodomésticos no Brasil.

>> Assine a Lista Vip para receber novos textos em primeira mão! (Grátis)

Você tem ideia de quem são e como se comportam esses clientes? Continue com a gente para descobrir!

Perfil dos consumidores de eletrônicos e eletrodomésticos

perfil dos consumidores de eletrônicos

Perfil Sociodemográfico

O primeiro dado importante é o que diz respeito ao gênero dos consumidores: 73% são mulheres, enquanto somente 27% são homens. Dentre essas pessoas, 78% estão casadas.

Sabendo disso, você provavelmente já deve estar presumindo que o consumidor de eletrônicos e eletrodomésticos no Brasil não está na faixa dos 20 anos, certo? Se pensou assim, você acertou: 42% do público interessado por esses produtos tem entre 35 e 59 anos; 25% tem entre 25 e 34 anos e 21% entre 18 e 24.

Em relação à classe social, 62% dos consumidores pertencem à classe alta, 37% à classe média e somente 1% à classe baixa.

Interesses

Além de características sociais e demográficas, o estudo também mapeou os principais interesses desse público. Para começar, as 5 marcas mais populares foram Brastemp, Panasonic, Tramontina, Asus e Canon.

Ao estudar quais eram os interesses desse cliente fora dos mercados-alvo da pesquisa, o levantamento da Navegg descobriu que as pessoas com o perfil do consumidor de eletrônicos e eletrodomésticos no Brasil também se interessam bastante por temas como:

  • Moda e decoração
  • Animais de estimação
  • Artesanato
  • Musculação
  • Graduação

perfil dos consumidores de eletrônicos

Além disso tudo, sabe-se que 38% dos consumidores estão em um momento da vida onde precisam comprar diversos produtos ao mesmo tempo, ficando propensos a buscarem por economia através de combos, por exemplo.

Outros 37% foram detectados como consumidores que não estão precisando do produto no momento, mas compram mesmo assim por conta de uma liquidação ou desconto (oportunidade). 25% Dos clientes compram pensando em inovação.

Por último, deixamos aqui um dado interessante que reforça a importância do mobile para o seu ecommerce: 57% das buscas por produtos foram feitas via smartphones; 42% via desktop e 1% através de tablets.

Acesse o infográfico completo.

Quer continuar aprendendo sobre o perfil dos consumidores do ecommerce no Brasil? Então dê o play no vídeo abaixo! Quem fala é o especialista Bruno de Oliveira:

Conheça o Ecommerce na Prática

Se você já está (ou pretende estar em breve) à frente de um ecommerce, não pode deixar de seguir o maior blog do Brasil sobre comércio eletrônico!

Comandado por Bruno de Oliveira, o Ecommerce na Prática traz artigos diários e exclusivos sobre marketing digital, vendas, logística e muito mais… Acesse já e bons estudos!

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.