Última atualização em 6 de novembro de 2016 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Quando se fala em comércio eletrônico, muita gente pensa em grandes marcas como Netshoes, Ponto Frio ou Dafiti, por exemplo. O que poucas pessoas sabem é que, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, 90% desse mercado está tomado pelos pequenos negócios.
A informação foi divulgada recentemente e faz parte de um estudo muito interessante – a 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online – feito em parceria com o site Ecommerce Brasil.
Pequenos negócios e ecommerce: alguns dados curiosos
Ao falarmos em pequenos negócios dominando o varejo online brasileiro, estamos nos referindo a empresas que faturam até R$3,6 milhões ao ano.
Leia mais: Como montar uma loja virtual sem estoque
Veja mais algumas informações relevantes:
- Quando analisadas somente as empresas que possuem lojas virtuais e físicas, o número de pequenos negócios atuantes cai para 71%;
- Os últimos 3 anos têm sido providenciais para que o empreendedor brasileiro descobrisse de vez o poder do comércio eletrônico. 58% das lojas virtuais brasileiras começaram de 2013 para cá;
- Dentre todos os ecommerces do país, sejam eles grandes ou pequenos negócios, 53% vende somente online;
- Em relação ao quadro de funcionários, 25% dos ecommerces contam com o auxílio de 1 funcionário. 40% deles têm entre 2 e 4 profissionais contratados;
- O comércio eletrônico tem se mostrado um mercado tão interessante que, dentre os varejistas que nunca venderam online, 59% diz ter planos para começar um ecommerce em breve.
Razões e motivações
Cada dado descoberto pelo estudo possui explicações claras.
Segundo o que disse Guilherme Afif, presidente do Sebrae, em entrevista à Revista PEGN, os custos menores e as possibilidades de vender 24 horas por dia são diferenciais importantes.
Segundo ele, “os pequenos negócios conseguiram detectar isso e migram cada vez mais para as redes”.
Veja mais: A maior dificuldade do ecommerce que está começando
Foco do mercado
Se você é daqueles que está sempre procurando por oportunidades nos melhores nichos do ecommerce, confira esses dados:
- Os principais produtos vendidos estão no segmentos de moda, casa e decoração, informática e beleza;
- Quando consideradas todas as empresas que atuam no comércio eletrônico brasileiro, 73% atuam no comércio, 18% em serviços, 8% na indústria e apenas 1% no agronegócio;
- Fora isso, a pesquisa ainda detectou que os estados com mais vendas efetuadas são o de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais;
- A mesma região sudeste também é responsável por abrigar 58% das empresas que atuam no ecommerce brasileiro.
Conheça o Ecommerce na Prática
Os dados angariados pela pesquisa do Sebrae nos dá uma boa noção sobre como funciona o comércio eletrônico no país, certo?
Se você tem interesse no tema e também está querendo montar o seu negócio online, recomendamos que acesse o Ecommerce na Prática, blog com o melhor conteúdo do país sobre comércio eletrônico e empreendedorismo!
Por lá você aprenderá muito, por meio de artigos exclusivos, sobre planejamento, montagem e gestão de loja virtuais.
Gostou do que leu aqui hoje? Então deixe seu email na caixa abaixo para receber nossos conteúdos mais relevantes sempre em primeira mão!