Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Se você é um empreendedor que ainda não se preocupa muito com otimização de sites, saiba que deveria.
O Google, assim como o Facebook, está cada vez mais preocupado com a relevância do seu conteúdo — e com as formas com que você o entrega ao público.
Não é à toa que, no último dia 23, a gigante americana anunciou mais uma novidade: em matéria de Search Engine Optimization (SEO), sites com popups invasivas para usuários mobile serão, a partir do dia 10 de janeiro de 2017, considerados menos relevantes nas páginas de buscas.
Otimização SEO: veja o que muda para 2017
Caso você ainda não saiba, SEO nada mais é que um conjunto de “técnicas recomendadas” utilizadas por empresas e empreendedores para alçarem seus sites e blogs ao topo das buscas do Google.
Páginas mais rápidas, conteúdo de qualidade, trabalho de palavras-chave, responsividade… Centenas de critérios contam. Em 2017, a questão das popups será mais um deles.
Segundo o Google, o assunto está sendo colocado em pauta pois “isso pode frustrar os usuários, que, por sua vez, não conseguem acessar facilmente o conteúdo que estavam procurando”.
Leia mais: SEO para Ecommerce: o básico que você precisa saber
Confira abaixo duas imagens, disponibilizadas pelo Google, que explicam um pouco mais sobre a mudança:
Os sites punidos serão aqueles que trouxerem popups:
- Que cubram todo o conteúdo principal, seja no momento do acesso do usuário à pagina ou quando ele já estiver navegando;
- Que obriguem o usuário a fechá-las ou a completá-las para só depois ter acesso ao conteúdo principal;
- Que surjam por cima do conteúdo e escureçam toda a tela, obrigando o usuário a completá-las para ter acesso ao conteúdo principal.
As popups que continuarão sendo permitidas são as que:
- Estiverem mostrando um aviso legal, como uma notificação de conteúdo para maiores de idade, por exemplo;
- Estiverem solicitando logins ou outras informações no momento de um pagamento;
- Utilizarem apenas uma pequena parte da tela (sendo facilmente fecháveis).
Você pode ler o comunicado na íntegra através do blog do Google.
Se você quer continuar aprendendo sobre empreendedorismo e negócios online, dê o play no vídeo abaixo e confira Bruno de Oliveira, um dos maiores especialistas brasileiros em ecommerce, falando um pouco mais sobre a importância da plataforma para a sua loja virtual.
Até que ponto uma boa plataforma é vital para o seu sucesso? Entenda:
Conheça o Ecommerce na Prática
Quer acessar mais conteúdo de qualidade e ficar por dentro de tudo o que você precisa saber na hora de montar uma loja virtual de sucesso?
Então você precisa conhecer o Ecommerce na Prática!
Blog com o melhor conteúdo do país sobre comércio eletrônico e empreendedorismo, o Ecommerce na Prática traz artigos semanais exclusivos sobre vendas, marketing digital, logística e diversas outras temáticas interessantes.
Gostou? Então deixe seu email na caixa abaixo e passe a receber todos os nossos melhores conteúdos sempre em primeira mão!