Última atualização em 29 de maio de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Você está buscando meios para melhorar a experiência de consumo do cliente da sua empresa? Tornando essa experiência algo único, cativando e fidelizando ainda mais seus consumidores?
Talvez você não tenha ouvido falar do termo, mas com o uso do conceito de omnichannel isso é possível.
No artigo de hoje você conhecerá alguns aspectos deste tema tão vasto e que está se tornando cada vez mais presente nas empresas. É importante que preste muita atenção, pois o uso correto da estratégia omnichannel pode dar muita vantagem contra a concorrência.
Confira agora como isso acontece.
Omnichannel, a estratégia da total integração de canais de compra
Para entender o que o omnichannel significa na prática devemos começar entendendo seu termo.
Omni é um prefixo do latim para todo, inteiro, pleno; já o termo channel é a palavra inglesa para canal. Assim o termo completo significa o uso de todos os canais em algum sistema.
Ele surgiu dentro do varejo como uma tendência prática que baseia-se na convergência entre os canais usados por uma empresa. No caso, o omnichannel é usado como uma estratégia que atua na experiência do cliente da empresa, integrando os canais pelo qual ele pode comprar e consumir. Tendo por objetivo fazer com que o cliente não sinta diferença entre sua relação online e offline com a empresa.
No entanto, é preciso estar atento aos outros canais para que a experiência omnichannel seja completa
Talvez pelo termo e estratégia ainda serem de certa forma novos no mercado, muitas empresas ainda pecam em alguns pontos com o omnichannel.
Um dos erros mais comuns é o do seu uso apenas para os canais de vendas. Ou seja, aqueles que irão lidar diretamente com o cliente na fase de compra e consumo.
Para se ter os resultados plenos de uma estratégia de omnichannel ela precisa integrar todos os canais da empresa. E isso vai desde as vendas até o marketing, suporte e atendimento ao cliente, etc.
É essa convergência total que garante a eficiência da estratégia e satisfação do cliente.
Como o omnichannel representa uma vantagem sobre os concorrentes
Quem nunca realizou uma compra online em uma loja virtual e achou muito melhor que adquirir no estabelecimento físico?
Ou mesmo que fez a compra online, mas que seria melhor poder ir até a loja da cidade e buscar seu produto do que aguardar a entrega?
Pois bem, muitas dessas impressões e desejos que clientes sentem com empresas que possuam vários canais de venda podem ser ruins, se eles não estiverem integrados.
Como a estratégia omnichannel se baseia na convergência e integração dos canais, tais impressões não ocorrem. Na verdade, ocorre o oposto. O cliente vai tendo a noção real de que tanto faz adquirir online ou offline, a qualidade é a mesma. Além disso, partindo do ponto da interação entre canais, a experiência e satisfação dos clientes são maiores.
O que é uma baita vantagem sobre concorrentes que não usam o omnichannel.
Comece a aprender como integrar lojas ainda hoje
Um dos primeiros passos para começar a usar a estratégia do omnichannel é fazer a integração da sua loja física com o seu ecommerce.
Nós ensinamos como fazer essa integração em um artigo aqui do blog.
Você pode ler ele clicando aqui e começar a integrar suas lojas ainda hoje. Ganhando assim um passo a mais na estratégia de omnichannel.
Bom aprendizado.